Apple contrata desenvolvedor por trás do Signal, chat seguro favorito de Snowden

Author Photo
11:40 am - 26 de fevereiro de 2016
A Apple contrata muitos profissionais durante todo o ano, mas nesta semana uma delas chamou a atenção, em razão dos atritos recentes da empresa com o FBI. Frederic Jacobs, desenvolvedor baseado na Suíça, um dos criadores do aplicativo de troca de mensagens Signal, anunciou que fará parte do quadro de funcionários da empresa com sede em Cupertino para trabalhar na equipe de segurança. 
O Signal tem sido elogiado pela comunidade de segurança cibernética por sua robustez e proteção. Edward Snowden, por exemplo, disse que o usa diariamente. Além disso, foi um dos poucos aplicativos a receber a nota máxima em segurança em pesquisa da EFF.
Não está claro exatamente o papel de Jacobs na Apple, mas sua contratação vem em um momento em que a empresa está sob grande pressão. A Apple aumenta as medidas de segurança no iOS a cada nova versão do software, mas ontem (25/2) foi noticiado que a empresa está trabalhando para remover a opção de recuperação livre de senha de iPhones futuros e que a fabricante quer começar a fazer backups de iPhone criptografados em sua iCloud.
Na última semana, o governo dos Estados Unidos pediu que a empresa criasse um software para permitir que o FBI acessasse dados armazenados no iPhone, mas – com as novas alterações implementadas – isso seria impossível de fazer.
O diretor do FBI, James Comey, afirmou, no entanto que não pediu que a Apple criasse uma backdoor em todos os iPhones. Ainda assim, o CEO da Apple, Tim Cook, relatou que isso teria implicações no longo prazo. 
Em entrevista, o líder da Apple afirmou que isso seria como um câncer, comprometendo a segurança de todos os clientes da Apple. “Não estou dizendo que o governo vai abusar dessa abertura, mas há muitos bandidos no mundo. Milhões de pessoas já tiveram suas informações pessoais roubadas por hackers”, justificou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.