Após reportagem-denúncia, Cognizant fecha divisão de moderação de conteúdo

Reportagem expôs péssimas condições de trabalho de moderadores de conteúdo que prestavam serviços para o Facebook

Author Photo
5:00 pm - 01 de novembro de 2019

A Cognizant, empresa norte-americana de tecnologia da informação, anunciou na quinta-feira (31/10) que fechará a sua divisão de moderação de conteúdo. Entre os principais clientes da companhia está o Facebook. A decisão de encerrar as portas acontece meses após uma reportagem investigativa do The Verge expor as condições de trabalho de funcionários das sedes da Cognizant nas cidades de Phoenix e Tampa que moderavam conteúdo para a maior rede social do mundo.

Casey Newton, que assina a reportagem do The Verge publicada em fevereiro deste ano, passou meses conversando com funcionários da divisão da Cognizant. Os mesmos relataram sofrer abusos psicológicos e péssimas condições de ambiente de trabalho.

A Cognizant presta serviços terceirizados a partir de milhares de moderadores em todo o mundo. A função dos trabalhadores é avaliar e remover conteúdos que tenham discursos de ódio, terrorismo, pornografia e outros materiais inadequados de plataformas como Facebook, Google e Twitter.

“Determinamos que o trabalho de moderação de conteúdo não está alinhado com a visão estratégica da empresa e pretendemos sair desse mercado”, declarou a companhia em comunicado. “Esse trabalho é amplamente focado em determinar se o conteúdo viola os padrões do cliente – e pode envolver materiais questionáveis.”

Segundo o The Verge, os colaboradores da Cognizant vêm apresentando sofrimento psicológico, com grande parte deles sendo diagnosticada com estresse pós-traumático por conta da exposição diária a imagens perturbadoras. Além dos problemas causados pela função, os colaboradores relatam um ambiente de trabalho abusivo, com casos de assédio moral e sexual.

Os dois escritórios da Cognizant, alvos da investigação da reportagem do The Verge, e eram dedicados a prestar serviços ao Facebook – fecharão no dia 1º de março de 2020. A companhia informou que continuará atuando com os contratos restantes, mas encerrará todos os compromissos de sua divisão ao longo do ano que vem. As outras áreas da companhia continuam suas operações.

Em resposta, Arun Chandra, do Facebook, disse respeitar a decisão da Cognizant em encerrar o contrato de prestação de serviço. “Nós respeitamos a decisão da Cognizant de sair de seus serviços de revisão para plataformas de redes sociais. Seus revisores de conteúdo têm sido valiosos para manter nossas plataformas seguras – e nós trabalharemos com nossos parceiros durante essa transição para assegurar que não haverá nenhum impacto em nossa habilidade de revisar conteúdo e manter as pessoas seguras”.

Segundo o The Verge, o anúncio da Cognizant afetará 6 mil funcionários ao redor do mundo.

Em comunicado enviado à Computerworld Brasil, a Cognizant afirma que a “nova estratégia de crescimento e a subsequente mudança no modelo de negócios de nossa empresa apostam em quatro verticais digitais-chave para nossos clientes, nas quais somos líderes – cloud, engenharia digital, IoT e data –, além de proteger e otimizar nosso eixo de atuação”.

“Todos os outros serviços relacionados a conteúdos vão continuar. No momento, vamos honrar os compromissos existentes com o pequeno número de clientes afetados e descontinuar essas atividades com o tempo, conforme forem cumpridos. Em alguns casos, isso pode ocorrer em 2020, mas alguns contratos podem ser mais longos”, disse a Cognizant.

 

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.