Anprotec, Samsung e CCEI abrem inscrições para 4ª edição do Creative Startups

Com o objetivo de estimular e apoiar o desenvolvimento e a aceleração de empreendimentos de base tecnológica, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a Samsung e o Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCEI) abrem as inscrições para a 4ª Rodada do Programa Creative Startups, que permanecem disponíveis até o dia 2 de setembro. Para participar do processo, é preciso se inscrever no site da iniciativa.

De acordo com o presidente da Anprotec, José Alberto Sampaio Aranha, a Chamada irá selecionar até 20 empreendimentos, sendo 10 especificamente da região Norte do país, com projetos sinérgicos aos setores de interesse do Programa, como saúde digital, bem-estar, fitness, segurança, privacidade e furto, inteligência artificial, VR/AR e Iot. “Os selecionados receberão apoio financeiro e um pacote de serviços, de até seis meses, que visa o aprimoramento tecnológico e mercadológico dos seus produtos e serviços”, explica Aranha.

“As Startups irão receber um aporte financeiro que pode chegar até R$200 mil reais, livres de equity. Esses valores serão utilizados única e exclusivamente para as atividades de desenvolvimento e aprimoramento de produtos e serviços conforme regras estabelecidas pela Lei de Informática”, ressalta o coordenador nacional do programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, Paulo Quirino. “Além do aporte financeiro estão incluídos no pacote de benefícios treinamentos, assessorias, mentorias técnicas e de mercado”, complementa.

Ao final da Rodada, o Programa Creative Startups ainda pode indicar startups para um programa de intercâmbio na Coréia do Sul. “Na ocasião, os empreendimentos selecionados terão a oportunidade de receber treinamento, mentorias e apresentar seu produto ou serviço para uma banca de investidores internacionais”, acrescenta Luís Gustavo Peles, consultor de projetos da Anprotec.

 

Incubadoras

As incubadoras de empresas associadas à Anprotec interessadas em participar da 4ª Rodada do Programa devem ser credenciadas ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e/ou ao Comitê das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CAPDA), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), além de estarem regularizadas para a aplicação de recursos provenientes de Lei de Informática.

Nesta chamada também serão aceitas, adicionalmente, as incubadoras que já tenham solicitado formalmente seu registro junto ao CATI ou ao CAPDA, mas que ainda não tenham seus registros publicados no Diário Oficial da União, e incubadoras e aceleradoras associadas à Anprotec e situadas na Amazônia Ocidental (Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima e as cidades de Macapá e Santana, no Estado do Amapá), sem credenciamento ao CAPDA, desde que estejam em operação há pelo menos um ano e possuam, no mínimo, cinco empresas de base tecnológica em processo de incubação e/ou aceleração.

As incubadoras selecionadas participarão do evento de transferência de conhecimento que será realizado pela Anprotec, em Brasília – DF. Durante o Programa, elas irão monitorar as futuras empresas incubadas e zelar pela administração e pelo uso adequado dos recursos financeiros. Para isso, é necessário possuir recursos materiais e humanos para garantir o sucesso da operacionalização.

“O Creative Startup tem foco na promoção do empreendedorismo e da inovação. Assim, a Anprotec se compromete a realizar treinamentos, articular políticas públicas e propagar conhecimentos sobre economia criativa junto a seus associados e empresas inovadoras”, explica a superintendente executiva da Associação, Sheila Pires. Para inscrever uma incubadora, clique aqui.

Recent Posts

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

13 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

14 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

14 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

16 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

17 horas ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

17 horas ago