Com uso de IA, Mercado Livre apoia equipes na identificação de anúncios fraudulentos

De 614 milhões de anúncios publicados na plataforma de janeiro a junho, apenas 0,74% eram irregulares

Author Photo
5:00 pm - 22 de novembro de 2023
Imagem: Shutterstock

O Mercado Livre vem aplicando tecnologias como inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) para apoiar suas equipes multidisciplinares no combate à irregularidades na plataforma. Em sua nova edição do Relatório de Transparência referente ao primeiro semestre de 2023, o Mercado Livre revelou que, entre janeiro e junho, apenas 0,74% dos mais de 614 milhões de anúncios criados ou modificados no período precisaram ser excluídos devido à violação das regras da plataforma.

Desse total de anúncios moderados, aproximadamente 98% foram detectados. As ferramentas de IA e ML aprendem com as denúncias e exclusões, permitindo a mediação automática de conteúdos suspeitos. Na média, para cada denúncia recebida, o sistema remove oito vezes mais anúncios irregulares.

Segundo o Mercado Livre, o conjunto de tecnologias empregado já é capaz de analisar, em menos de um segundo, mais de 5 mil variáveis, para detectar, pausar ou mesmo remover em tempo real anúncios que violem as regras do e-commerce.

Leia mais: 87% dos CIOs consideram uso de IA prioridade na experiência do cliente

“O investimento que fazemos em tecnologia é fundamental para garantir a segurança em todo o nosso ecossistema. Como parte do nosso trabalho proativo de combate a irregularidades, contamos, além das tecnologias, com centenas de colaboradores que fazem buscas manuais e atuamos em parceria com detentores de direitos e com as iniciativas públicas e privadas, o que tem colaborado para ampliar a segurança e a experiência de milhões de pessoas na América Latina”, explica Humberto Chiesi Filho, diretor jurídico do Mercado Livre.

Para denunciar anúncios suspeitos, o Mercado Livre explica que os usuários podem alertar a plataforma por meio do botão ‘denunciar’ presente em todos os anúncios.

Quando uma denúncia entra em processo de análise, o anúncio é pausado e não fica mais visível. A partir desse momento, o vendedor tem prazo de quatro dias para contestar a denúncia. Depois, o denunciante tem o mesmo prazo para retirar a denúncia ou ratificá-la. Neste último caso, o anúncio é removido permanentemente e o comportamento do vendedor é analisado para determinar qual sanção será aplicada, que pode ir desde uma advertência, suspensão temporária ou encerramento definitivo da conta, até a denúncia da prática às autoridades.

Além de oferecer às marcas ferramentas para denunciar anúncios que violem direitos, o Mercado Livre conta com o Brand Protection Program (BPP), programa que concentra Inteligência Artificial e tecnologia automatizada de combate à pirataria, falsificação e fraudes na América Latina.

Atualmente, o BPP tem mais de 10 mil membros titulares de propriedade intelectual ou seus representantes, que utilizam gratuitamente a ferramenta para denunciar produtos suspeitos, permitindo remoção de anúncios que infrinjam marcas registradas, direitos autorais, patentes, desenhos industriais e direitos conexos.

De acordo com o Mercado Livre, com o avanço da tecnologia e o aprendizado da plataforma, segue em queda o número de denúncias dos membros do BPP que, na comparação com o relatório anterior, caiu 9,5%. “Devido ao trabalho de informação e educação que mantemos continuamente junto aos nossos usuários, mais de 70% dos vendedores denunciados mudam de comportamento e não voltam a infringir as regras da plataforma”, completa.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.