Agibank usa IA para personalizar experiências e reduzir cancelamentos
Tecnologia tem sido aplicada para traçar perfil de comportamentos de clientes do Agibank, respondendo demandas de forma mais contextualizada
O banco digital Agibank está investindo em inteligência artificial para aumentar a fidelização dos clientes ao personalizar experiências de atendimento e vendas. A expectativa é que a capacidade da IA de processar e reconhecer sentimentos e interações aumente a habilidade do banco em responder às necessidades dos clientes de forma contextualizada e personalizada.
Um dos resultados compartilhados pelo Agibank é que a IA já ajudou a reduzir em 25% a taxa de cancelamento nos últimos meses.
A adoção de novas tecnologias também vai ao encontro da maior digitalização dos clientes. No mês de junho, a companhia registrou um crescimento de 484% na contratação de produtos via canais digitais — como o aplicativo e WhatsApp – quando comparado ao mesmo período de 2022.
Matheus Girardi, diretor de clientes e produtos do Agibank, explica que recentemente o Agibank conectou o WhatsApp ao Marketing Cloud da Salesforce, que reúne, armazena e faz a gestão de todas as campanhas de marketing. A integração trouxe mais precisão ao escolher as jornadas e os pontos de contato mais relevantes para cada cliente.
“Além disso, com o uso da IA e do Chat GPT, estamos pilotando novas habilidades para a nossa consultora virtual – a “Gi”- para que ela consiga conversar e entregar ofertas cada vez mais personalizadas aos nossos clientes e, principalmente, adquira a capacidade de dialogar, sem a necessidade de fluxos pré-definidos e repetitivos”, destaca Girardi.
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O executivo reforça que é preciso usar muitos dados para traçar o perfil de uma pessoa, entender como ela gostaria de receber uma mensagem e através de qual canal.
“Não se trata apenas de vendas de novos produtos, mas também de fidelizar clientes. A IA já nos ajudou a reduzir em 25% nosso churn nos últimos meses, por exemplo. Quando associamos nosso modelo preditivo para indicar o comportamento de clientes que estão prestes a sair, ela permite segmentar as abordagens e as ofertas de acordo com o perfil e o momento de cada cliente, incrementando nossas taxas de resposta,” diz Girardi.
O banco digital tem como mercado endereçável indivíduos com renda mensal de até 4 mil reais, que representam mais de 100 milhões de pessoas no País. A empresa indica que parte desse público ainda precisa de suporte para usufruir das facilidades dos canais digitais e ter um acesso mais ágil e fácil a serviços financeiros, por isso conta com uma operação onmichannel, que garante uma experiência digital completa em seus canais e nos quase 900 smart hubs espalhados por todo o Brasil.
“Enxergamos como uma grande oportunidade a proximidade com essa parcela que equivale à metade da população brasileira. Nossos hubs são Gateway to Digital – totalmente cashless e paperless – e desempenham importante função de hunting e advisoring. Não são agências como a dos bancos tradicionais, não temos portas giratórias, caixas e seguranças, são totalmente asset light, porque temos a proposta de ir além da venda de serviços e atuar de forma inclusiva e personalizada para conseguir atender as diferentes necessidades das pessoas”, conta Marciano Testa, fundador do Agibank.
Com a expansão do digital, Girardi acrescenta que a empresa busca crescer em todas as vias. “Precisamos estar onde o cliente prefere usar. Por isso, estamos apostando e investindo cada vez mais em diferentes canais para que as pessoas sejam atendidas da maneira que quiserem. Nossos clientes podem conversar com a gente via telefone, chat, aplicativo, WhatsApp, videochamadas com atendimento em libras, redes sociais e ainda temos espaço para chegar a 1.400 hubs no Brasil”, finaliza.
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