Notícias

Aena Brasil economiza 51% em operação de TI com IA

A parceria entre a Aena Brasil (administradora de seis aeroportos no Nordeste) e a Quality Nextech (empresa terceirizada que dá suporte às áreas de gestão de data center, infraestrutura e suporte local de TI) trouxe respostas mais ágeis, colaboradores satisfeitos e uma melhor prestação de serviços aos passageiros, com economia de 51% do custo do tíquete médio de atendimento em TIC.

Os desafios, no primeiro momento, se referiam à padronização dos processos de suporte, à geografia dos aeroportos, à disponibilização de mão de obra especializada, e ao senso de urgência, para otimizar a disponibilidade dos serviços críticos, que estavam diretamente ligados à experiência dos passageiros e as operações de TIC. A lentidão na resposta em TI tornava alguns serviços mais demorados e gerava insatisfação dos usuários.

Leia mais: Ponte aérea São Paulo-Rio inicia embarque com reconhecimento facial

Uma das novidades implantadas foi a assistente virtual Serena, que utiliza automação e inteligência artificial para oferecer uma resposta rápida e eficiente à resolução de problemas e a solicitações diversas.

“Serena entende a necessidade do cliente, porque processa os textos das conversas, e já consegue atender à solicitação, pois está integrada ao sistema de chamados e as bases de políticas e procedimentos da Aena Brasil. Essa conexão se deu por meio de outra inovação que a Quality trouxe, que é a parte de RPA (sigla para Robotic Process Automation, ou automação robótica de processos)”, ressalta Emerson Thomazini, gerente de TIC da Aena Brasil.

Isso ajudou a empresa a reduzir em 44% as ligações para o suporte, contribuindo a agilidade e um atendimento dinâmico aos usuários. Também houve uma redução de 51% no custo do tíquete médio.

As empresas esperam expandir o uso da Serena para o atendimento dos passageiros ou parceiros. Para isso, a integração também por RPA, já está disponível através do canal de WhatsApp.

Recent Posts

Acordo bilionário entre Google e Apple está sob escrutínio antitruste

Um caso antitruste em curso nos Estados Unidos revelou um acordo financeiro substancial entre o…

56 minutos ago

Afya adquire Unidompedro e Dom Luiz e expande vagas em Salvador

A Afya, empresa de educação e soluções médicas mineira, anunciou na semana passada a aquisição…

3 horas ago

Pesquisa: empresas confiam em jornada de IA, mas subestimam problemas

Uma pesquisa encomendada pela Hewlett Packard Enterprise (HPE) indica que quase metade (44%) dos líderes…

4 horas ago

Object First anuncia expansão no Brasil e América Latina

Cerca de um ano após lançar operações nos Estados Unidos e no Canadá, a Object…

5 horas ago

Fundo sueco EQT Partners vai adquirir a WSO2

A WSO2, empresa americana de tecnologia conhecida pelo uso de código aberto, anunciou no começo…

5 horas ago

Como alavancar e habilitar a sua empresa com novas tecnologias?

No IT Forum Trancoso, Guilherme Pereira, diretor de Inovação & Conteúdo e diretor do MBA…

6 horas ago