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Pesquisa: empresas confiam em jornada de IA, mas subestimam problemas

Uma pesquisa encomendada pela Hewlett Packard Enterprise (HPE) indica que quase metade (44%) dos líderes de TI acreditam que suas organizações estão preparadas para aproveitar os benefícios oferecidos pela jornada de IA. No entanto, segundo os mesmos líderes, há lacunas críticas nas estratégias das empresas, incluindo falta de alinhamento entre processos e métricas, agravando problemas de entrega de resultados.

O estudo – chamado Architect an AI Advantage – foi conduzido em janeiro de 2024 pela Sapio Research com 2.400 tomadores de decisão de TI de 14 mercados, incluindo o Brasil. O objetivo foi examinar em que ponto as empresas estão em suas jornadas de IA e se estão adotando uma abordagem ampla o suficiente terem sucesso.

Constatou que, embora o compromisso global com a IA demonstre investimentos crescentes, as empresas estão negligenciando áreas estratégicas. Os níveis de maturidade de dados são baixos, além de haver deficiências na provisão de redes e computação. Também faltam considerações de ética e conformidade.

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O relatório também indica desconexões significativas tanto na estratégia quanto no entendimento, o que pode afetar negativamente o retorno sobre investimentos (ROI).

“Essas descobertas demonstram claramente o interesse pela IA, mas também destacam ‘pontos cegos’ que podem fazer com que o progresso fique estagnado caso uma abordagem mais holística não seja adotada”, diz em comunicado Sylvia Hooks, vice-presidente da HPE Aruba Networking. “O desalinhamento na estratégia e na interação entre departamentos pode, por exemplo, impedir que as empresas aproveitem suas áreas de expertise, tomem decisões eficazes ou garantam que um roadmap de IA holístico beneficie todas as áreas do negócio de forma congruente.”

Deficiências da jornada de IA

Segundo o estudo, o bom desempenho das empresas com IA depende da qualidade dos dados. Embora as empresas digam entender esse ponto, a maturidade de dados permanece baixa. Apenas 7% das organizações podem fazer atualizações de dados em tempo real e monetização de dados externos, enquanto 26% estabeleceram estratégias de governança de dados para análises avançadas.

Outra questão, segundo o estudo, é que aproximadamente 6 em cada 10 respondentes informaram que sua organização é capaz de lidar com qualquer uma das etapas-chave de preparação de dados para uso em modelos de IA – desde o acesso (59%) e armazenamento (57%), até o processamento (55%) e recuperação (51%). Essa discrepância, segundo o estudo, corre o risco de retardar o processo de desenvolvimento de modelos de IA e aumentar a probabilidade de insights imprecisos fornecidos pelo modelo.

O estudo indica também que muitas empresas estão falhando em conectar áreas-chave dos negócios, com mais de um quarto (28%) dos líderes de TI descrevendo a abordagem de IA em suas empresas como “fragmentada”. Mais de um terço (35%) das organizações optaram por criar estratégias de IA separadas para funções individuais, enquanto 32% estão desenvolvendo conjuntos diferentes de objetivos.

A ética e o compliance parecem ser negligenciados em muitos casos, apesar do apoio crescente por parte dos consumidores e órgãos reguladores. A pesquisa mostra que aspectos legais/compliance (13%) e ética (11%) foram considerados pelos líderes de TI como os menos críticos para o sucesso da IA.

Além disso, os resultados mostraram que quase 1 em cada 4 empresas (22%) não estão envolvendo equipes jurídicas nas conversas sobre as estratégias de IA em seus negócios.

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