Adidas Brasil adota novo ERP para falar língua da matriz

Filial da fabricante alemã de artigos esportivos passou por realinhamento para acompanhar ritmo de crescimento dos negócios da marca, um dos ícones nas quadras, pistas e mundo fashion

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9:13 am - 08 de janeiro de 2018

Movida pela paixão ao esporte, a Adidas está em uma corrida para superar limites e alcançar as metas de crescimento anual de 20% a 22% do seu lucro líquido até 2020. Como parte dessa estratégia, a fabricante alemã está padronizando os processos de TI no mundo para que os negócios falem a mesma língua. O Brasil e as demais filiais da América Latina e Central foram envolvidos nesse realinhamento por meio do projeto Omega, que revisa todos os sistemas corporativos juntamente com a implementação do ERP SAP, que é sua plataforma global.

Como uma das maiores fabricantes de artigos esportivos do mercado mundial, criada em 1920, e sediada em Herzogenaurach, na Alemanha, a Adidas está presente em mais de 160 países. No ano passado, a companhia gerou uma receita global de € 19 bilhões com a venda de 840 milhões de unidades de produtos entre tênis, chuteiras, roupas e artigos para prática de esportes como bolas e acessórios das marcas Adidas, Reebok e Taylormade-Adidas Golf.

Em 2015, a companhia traçou um plano de negócio bastante ambicioso para até 2020 com slogan “Creating the New”, ou criando o novo em tradução livre, baseado em pilares estratégicos para se conectar com o consumidor e entregar a ele produtos esportivos com boa experiência. O projeto passa por gerenciamento padronizado de performance, produção mais veloz e de acordo com a necessidade do cliente, preços mais competitivos e foco nos negócios digitais.

O desafio de preparar a companhia para o futuro exigiu a revisão dos sistemas de TI e implementação nas grandes operações do mesmo ERP que roda na matriz, o Apparel and Footwear (AFS) da SAP, específico para indústrias do setor de vestuário e calçados.

Alexandre Nascimento Adidas
Alexandre Nascimento, senior manager operations da Adidas Brasil

Adidas Brasil veste-se com novo ERP

Para se enquadrar ao realinhamento global, a Adidas traçou o projeto Omega, que envolve a reorganização de todos os processos da companhia na América Latina e Central. No Brasil, o projeto começou em 2016 e substituiu o ERP Dynamic Navision da Microsoft pelo AFS da SAP.

A mudança no Brasil levou cerca de um ano e o maior desafio, segundo Alexandre Nascimento, senior manager operations da subsidiária e que responde pela área de TI, foi atender todos os requisitos da legislação fiscal brasileira. Ele observa que o sistema de tributação do País é bastante complexo e precisava seguir as diretrizes tanto do mercado local quanto da matriz. “Tínhamos de desenhar processos que levassem em conta as particularidades do Brasil mais que falasse também a mesma língua da Adidas”, explica.

Com a transição para um ERP mais moderno, o executivo diz que a Adidas Brasil passa a oferecer mais segurança aos negócios. “Houve uma melhora considerável de aumento de performance, processos e redução de incidentes”, avalia. Outro fator positivo é que a manutenção do sistema ficará centralizada na matriz, livrando time de TI local das preocupações operacionais.

“Agora, conseguimos ficar mais próximos dos negócios e pensar em soluções mais estratégicas que melhorem a eficiência das operações e tragam incremento de receita”, afirma Nascimento. Ele considera que a revitalização dos sistemas corporativos também prepara fundação da filial para receber novas tecnologias como big data/analytics, internet das coisas e inteligência artificial, entre outras inovações.

Negócios com mais agilidade

Para Weslei Ferreira da Silva, gerente contábil sênior da Adidas Brasil, a renovação dos sistemas de TI que processam os negócios melhorou a eficiência e contribuirá para resultados financeiros mais sólidos.
Silva conta que antes da implementação do ERP AFS da SAP, a Adidas Brasil precisava manter cerca de 20 sistemas satélites, que agora foram reduzidos para cinco ou seis. A emissão de nota fiscal eletrônica exigia o uso de três aplicativos paralelos para atender à legislação brasileira e regras globais da Adidas.

Como 60% da operação da Adidas Brasil depende de importação, o executivo diz que era grande o trabalho para cálculo dos impostos. Isso porque o sistema global tem um modelo de taxação padrão, que não atender as diferenças de alíquotas do mercado local. A filial era obrigada a usar outros sistemas para cobrar o ICMS, que varia de acordo com estado da federação.

Esse processo tornava a emissão de nota fiscal complexa, o que aumentava o risco da inconsistência de informações. O novo ERP facilitou essa operação e também unificou os cadastros de produtos, clientes e fornecedores.
A Adidas Brasil ganhou também mais velocidade no envio de pedidos para as fábricas no exterior, que antes eram feitos por processos manuais e agora são pelo ERP SAP. “O carregamento de nossas mercadorias por navio leva três meses para chegar aqui. Não podemos acelerar o transporte, mas conseguimos agilizar os processos de compras”, comemora Silva.

Outro avanço foi a redução do tempo de consolidação dos dados mensais da filial, que caiu de oito dias para cinco dias. “Ganhamos eficiência e agilidade. Estamos mais assertivos nas compras e vendas”, diz Silva. São mudanças que contribuem para aumento de performance financeira dos negócios no mercado brasileiro.

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