Abria propõe modificações no PL de Inteligência Artificial

Segundo a associação, as disposições presentes no Projeto de Lei 2338/2023, que tramita no Senado Federal, podem comprometer o desenvolvimento da IA

Author Photo
10:40 am - 10 de maio de 2024
Imagem: Shutterstock

A Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria) apresentou nesta quinta-feira (09) ao Senado Federal um conjunto de sugestões para aprimorar o Projeto de Lei 2338/2023, que visa estabelecer um marco regulatório para a inteligência artificial no Brasil. 

Coordenadas por Luis Fernando Prado, membro do conselho consultivo da Abria, as propostas incluem a revisão de mais de 30 artigos do texto substitutivo atualmente em discussão na Comissão Temporária de Inteligência Artificial do Senado (CTIA).  

Leia também: “A Inteligência Artificial é o fenômeno tecnológico mais importante da década”, aponta diretor da Abranet  

As mudanças sugeridas buscam assegurar que a nova legislação fomente o desenvolvimento tecnológico sem entravar a inovação na indústria nacional. 

Principais preocupações da Abria com o projeto atual: 

  • Ambiguidade nas definições: Alguns termos utilizados no projeto carecem de clareza ou entram em conflito com conceitos previamente estabelecidos no campo da IA, gerando potenciais complicações interpretativas. 
  • Excesso de obrigações: O projeto impõe obrigações mais rigorosas do que as presentes na legislação europeia, que serviu de inspiração para o texto, o que poderia colocar o Brasil em desvantagem competitiva no cenário global. 
  • Restrições de direitos autorais: As atuais disposições sobre direitos autorais poderiam inviabilizar a operação de diversos sistemas de inteligência artificial, particularmente modelos de IA generativa. 
  • Sanções acumulativas: O projeto prevê sanções severas e cumulativas para infrações que já são abrangidas por outras legislações, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Luis Fernando Prado destaca a importância do diálogo contínuo: “Embora reconheçamos o incansável trabalho já conduzido pela CTIA [Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial] do Senado e pela Comissão de Juristas envolvida na redação do texto, ao ouvir as relevantes preocupações daqueles que serão os principais destinatários das obrigações postas, chegamos à conclusão de que o debate não pode estar perto do fim” 

“O ecossistema brasileiro de IA está unido e comprometido com a construção de uma regulação que seja ao mesmo tempo responsável, sustentável e permita que o Brasil esteja no mapa global de inovação”, diz Valter Wolf, diretor-presidente da Abria. 

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.