Abordagens tradicionais de gerenciamento de redes são entrave para inovação

Pesquisa da Dynatrace revela que quase todas as empresas possuem ambiente multicloud

Author Photo
2:00 pm - 08 de fevereiro de 2022
nuvem, cloud Foto: Adobe Stock

As estratégias de múltiplas nuvens levaram a um aumento de infraestrutura se afogando em dados enquanto tentam monitorar e gerenciar as constantes mudanças de seus ambientes de tecnologia. Isso porque 99% das empresas têm um ambiente multicloud, composto, em média, por cinco plataformas diferentes, de acordo com a pesquisa “The move to multicloud environments has broken traditional approaches to infrastructure monitoring” feita pela Dynatrace. Isso inclui fornecedores como Amazon Web Services, Microsoft Azure, Google Cloud Platform, IBM Red Hat e outros.

As organizações contam, ainda, com sete soluções diferentes de monitoramento de infraestrutura, em média, para gerenciar ambientes Multicloud. Para 57% dos profissionais ouvidos, isso dificulta a otimização da performance da infraestrutura e do consumo de recursos.

A maior parte (81%) dos líderes de TI dizem que o uso dokKubernetes tornou sua infraestrutura mais dinâmica e desafiadora de gerenciar e 56% dos CIOs e profissionais de TI entrevistados dizem que as soluções tradicionais de monitoramento de infraestrutura não são mais adequadas em um mundo de múltiplas nuvens e ubernetes.

“As estratégias Multicloud tornaram-se críticas para acompanhar o ritmo acelerado da transformação digital, com as equipes lutando para gerenciar a complexidade que esses ambientes trazem”, diz Bernd Greifeneder, Fundador e Diretor de Tecnologia da Dynatrace. “As dependências estão crescendo em um ritmo exponencial, impulsionadas pela frequência de implantação mais rápida e de arquiteturas nativas da Nuvem que trazem mudanças constantes. As tecnologias de código aberto complicam ainda mais as coisas, adicionando ainda mais dados para as equipes lidarem. Para agravar a situação, cada serviço ou plataforma em Nuvem traz sua própria solução de monitoramento. Para construir uma imagem completa, as equipes são obrigadas a extrair manualmente os insights de cada solução e, em seguida, juntá-los com dados de outros painéis. As organizações devem encontrar uma maneira de ajudar essas equipes a reduzir o tempo gasto em tarefas manuais e reorientar o trabalho estratégico que oferece serviços novos e de alta qualidade para os clientes”, diz.

Para 61% dos líderes de TI, os pontos cegos de observabilidade em seus ambientes multicloud estão se tornando um risco maior para a transformação digital, pois as equipes se encontram sem uma maneira fácil de monitorar sua infraestrutura de ponta a ponta. E 58% dos líderes de TI dizem que o gerenciamento de infraestrutura consome cada vez mais recursos, conforme o uso de serviços em nuvem aumenta, forçando as equipes a alternar constantemente entre diferentes soluções e painéis para obter insights.

Quase metade (42%) do tempo das equipes de TI é desperdiçado em trabalho manual e rotineiro para “manter as luzes acesas” em seus ambientes, criando um grande dreno de produtividade e levando à perda de oportunidades de receita devido a atrasos na inovação.

Mais da metade (56%) dos líderes de TI acredita que as abordagens tradicionais de monitoramento de infraestrutura devem ser substituídas por uma plataforma que possa fornecer observabilidade de ponta a ponta em ambientes multicloud.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.