Notícias

A virada da XP Inc. rumo a uma empresa de tecnologia

Nos últimos dois anos, a XP Inc., plataforma de investimentos e serviços financeiros, tem vivenciado uma intensa transformação para fazer da companhia uma empresa prioritariamente de tecnologia. Prova disso é que boa parte dos funcionários que antes se distribuíam entre dois andares de um edifício na Vila Olímpia, zona sul de São Paulo, e hoje se mantêm em home office devido à pandemia, têm em seus currículos habilidades em disciplinas como Ciência de Dados, Desenvolvimento de Software e Inteligência Artificial. E a busca por esses profissionais se intensifica. Somente nos três primeiros meses de 2021, a empresa deve contratar 176 profissionais da área, com a maioria das vagas destinadas a desenvolvimento de software. Em 2020, foram mais de 500 contratações de talentos em tecnologia, muitos vindos de big techs, como Facebook, Google, Amazon e Mercado Livre. “Queremos ser reconhecidos como a melhor companhia de tecnologia brasileira e ser disruptivos em outros segmentos, como fizemos em investimentos”, justifica Thiago Maffra, diretor de Tecnologia da XP.

Maffra, à frente da transformação digital da XP, vem de uma carreira tradicional no mercado financeiro, com formação em Administração pelo Insper e MBA pela Columbia University. Mas a influência da tecnologia não é dos dias da XP, onde iniciou há seis anos. Ela começa em outras corretoras, que também buscavam aplicar tecnologias emergentes como machine learning e redes neurais em seus modelos estatísticos. Na XP Inc., chegou a criar uma exchange de criptomoedas e outras áreas que tinham a tecnologia no centro das ações. Em 2017, a epifania da XP, que a coloca na direção dos dias atuais, veio. “Fizemos diversos benchmarks de empresas de tecnologia, no Brasil e fora, e percebemos o quanto queríamos ser uma empresa de ponta, uma empresa digital e diretiva. E para isso, a gente precisaria realmente mudar nosso modelo de trabalho, de skills, de capacidades, e no início de 2018, começamos a fazer essa transformação e nasceu a primeira squad”, conta Maffra.

À frente da transformação digital da XP, Thiago Maffra as ambições para tornar a companhia uma empresa que atrai os melhore

A matéria completa no IT Forum.

Recent Posts

Como unir tecnologia e humanidade? A importância do equilíbrio entre desenvolvimento tecnológico e progresso social

O segundo dia do IT Forum Trancoso 2024 encerrou com a forte presença de executivos discutindo o…

24 minutos ago

Mesa de operação de fraude: a parte humana da prevenção a golpes

Da consultoria até se tornar uma desenvolvedora de soluções de prevenção à fraude, a Horus…

1 hora ago

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

15 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

16 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

16 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

18 horas ago