A transição para o Apple Silicon está quase completa

Dentro de alguns meses, não só todos os Macs rodarão um chip Apple Silicon, mas alguns poderão ter alcançado a segunda geração desses processadores

Author Photo
11:40 am - 17 de fevereiro de 2022
Apple-MacBook-Pro

Espera-se que a Apple apresente novos Macs no próximo ano, pois chega ao fim do que é sem dúvida sua transição tecnológica mais fácil e bem-sucedida até agora, para a Apple Silicon.

Apple completará sua linha em breve

Nos próximos meses, a Apple deve apresentar chips da série M em todos os computadores restantes em sua linha, incluindo um iMac muito maior, com um equivalente ao iMac Pro em junho e o Mac Pro no final deste ano.

Também é importante que a empresa esteja prestes a atualizar sua máquina existente da série M, com três novas recentemente reveladas em um documento regulatório.

Estamos tão adiantados nessa transição que já podemos ver a próxima geração de chips da Apple, o M2, que alguns dos repórteres mais influentes do setor acham que pode até aparecer nos Macs de consumo da empresa nesta primavera norte-americana.

Em outras palavras, não estamos apenas olhando para a empresa que oferece seu próprio silício em toda a sua linha Mac em apenas dois anos do lançamento do primeiro produto, também sabemos que ela já está iterando. O M2, M2 Pro, M2 Max e possivelmente M1 Max Pro (e a versão subsequente M2) estão surgindo na luz.

Isso significa que já podemos começar a especular sobre o que se seguirá.

A existência de um roteiro como este é importante. Isso sinaliza a profundidade do compromisso da Apple com a plataforma Mac e mostra um caminho de evolução futura para essas máquinas. Isso é importante para todos os usuários, mas é muito mais importante para os compradores corporativos.

Potência, desempenho e eficiência energética

A eventual (atrasada?) mudança para tecnologias de processo de 3 nm proporcionará um desempenho por watt ainda melhor e uma vida útil da bateria ainda maior em Macs móveis.

Enquanto isso, a Intel afirma ter chips para competir com a atual iteração M1 da Apple, mas os primeiros relatórios sugerem que eles exigem grandes quantidades de energia para atingir o desempenho máximo. Em teoria, isso significa que os notebooks com tecnologia Intel serão mais pesados, com ventoinhas maiores e baterias mais densas para funcionar no pico. Por outro lado, os Macs da Apple serão finos, silenciosos, custarão menos para funcionar (e manter) e oferecerão melhor duração da bateria.

Isso é bom em termos de engenharia e design de produto, mas como foi a transição em comparação com os movimentos anteriores?

Parece ter corrido bem. Recentemente, ouvimos vários desenvolvedores da Apple que estão impressionados com o que esses novos processadores da Apple podem fazer. “É um grande salto no desempenho em comparação com o hardware Intel que eu usava anteriormente”, disse Rich Siegel, CEO da Bare Bones Software.

A transição mais fácil até agora?

Os desenvolvedores realmente parecem ter recebido bem estes novos chips e parecem universalmente felizes com as ferramentas que a Apple construiu para ajudá-los a migrar. Os aplicativos parecem estar surgindo rapidamente, e a maioria dos mais usados já são nativos do M1. Isso inclui o Parallels Desktop, que executa o Windows em Macs da série M mais rápido do que em alguns PCs.

Quando os usuários migram para essas máquinas, também observamos reações realmente positivas à velocidade e ao desempenho que obtêm. Mas onde isso realmente se destaca é ao usar aplicativos nativos M, que oferecem benefícios significativos para as pessoas que tentam realizar o trabalho.

Tudo isso gera o que o CEO da Apple, Tim Cook, descreveu recentemente como pontuações mais altas do que nunca em todos os produtos da Apple, o que certamente inclui o Mac. O Mac alcançou 93% de satisfação do cliente nesta época do ano passado.

Lembro-me de quando os Macs da Apple mudaram para processadores Intel em 2005.

Essa também foi uma transição relativamente indolor. A empresa rapidamente mudou a maior parte de seu hardware para os novos processadores e a maioria dos desenvolvedores de aplicativos seguiu o exemplo. Houve alguns atrasos. Notavelmente, Adobe Creative Suite, Office e QuarkXPress levaram mais de um ano para se tornarem nativos naquela época.

Embora o status de entrega de alguns aplicativos seja diferente, em geral os desenvolvedores parecem estar correndo mais rápido desta vez para introduzir aplicativos nativos para a Apple Silicon. Isso possivelmente reflete que o ambiente tecnológico também mudou completamente com a força do então inexistente iPhone e a evolução móvel que ele lançou.

Quais são os próximos Macs?

Esperamos novos Macs nas próximas semanas, provavelmente incluindo um MacBook Pro de 13 polegadas aprimorado e possivelmente também um Mac mini da série M aprimorado e um iMac de 27 polegadas. Mais tarde, antecipamos um Mac Pro com Apple Silicon, com os primeiros Macs a carregar o processador M2 de próxima geração programado para chegar no final do ano.

E o próximo ano?

Antecipe ajustes no M2, especificamente no M2 Pro, para estrear em Macs profissionais.

As empresas devem se sentir seguras de que agora podem ver uma estratégia clara e visível de desenvolvimento futuro para as plataformas da Apple. Os Macs não podem mais ser deixados de lado em contraste com o Wintel. As plataformas da Apple agora trazem benefícios significativos, não apenas com base no processador, mas também menor TCO e o impacto de menores demandas de energia em empresas que operam frotas de computadores.

A conclusão é que a mais recente transição de silício da Apple está quase completa.

A empresa está vendo o benefício dessa migração no crescimento das vendas de Mac para empresas e consumidores. E agora deve descobrir como produzir o número crescente de seus processadores proprietários com rapidez suficiente.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.