A regra de ouro: 3-2-1 para o backup ideal

O conceito por trás do backup é ter uma (ou várias) cópias de segurança de um ou vários arquivos no caso de perda ou impossibilidade de acesso

Author Photo
9:00 am - 29 de março de 2024
backup Imagem: Shutterstock

Você sabia que o Dia Mundial do Backup existe e que a principal barreira para o brasileiro ainda não fazer o armazenamento correto e garantir a segurança de seus dados não é o desconhecimento? Essa data é comemorada no dia 31 de março e foi criada por um grupo de usuários1 para conscientizar consumidores sobre a importância de preservar seus próprios documentos.

Em uma pesquisa encomendada pela Western Digital2 no ano passado em decorrência da data, constatamos que 90% dos brasileiros faziam backup, sendo que 26% deles faziam todos os dias. Os percentuais levantados pela pesquisa indicam o uso de soluções híbridas, com várias ferramentas de backup sendo usadas ao mesmo tempo.

Leia mais: APIs foram alvo de 29% dos ciberataques em 2023 – IT Forum

De fato, 23% dos brasileiros preferem combinar soluções de backup online e físico em 2023. Então como que um disco rígido (HDD) ou uma unidade de estado sólido (SSD) Externo adiciona valor ao meu dispositivo móvel, que cabe na palma da minha mão?

O backup em nuvem é uma opção prática, tanto para empresas quanto para consumidores finais. Contudo, pode haver um custo envolvido na escalabilidade do armazenamento e nem sempre é possível transferir arquivos de um servidor para o outro sem pagamento de taxas.

Por sua vez, o backup físico oferece a vantagem de salvar arquivos em um local diferente que não depende de conexão com a internet, com a vantagem de transferir rapidamente de um dispositivo para outro. Então, combinar o melhor de cada solução é ter uma garantia extra de que seus arquivos estarão protegidos. E mais: pen drives, cartões de memória e unidades SSDs ou HDDs portáteis também têm a vantagem de serem transportados com facilidade.

Aliás, o conceito por trás do backup é ter uma (ou várias) cópias de segurança de um ou vários arquivos no caso de perda ou impossibilidade de acesso ao dispositivo principal. Gosto de trabalhar com a regra 3-2-1: três cópias do arquivo, em dois tipos de armazenamento diferentes, sendo um deles em outro lugar físico.

Esses cuidados podem parecer exagerados, mas visam minimizar danos em caso de acidentes ou perda dos dispositivos. É importante lembrar que dois em cada três brasileiros temiam mais perder arquivos digitais do que objetos físicos, que podem ser adquiridos novamente.

Além disso, a ascensão de imagens e vídeos em resolução mais alta (como 8K) e arquivos de jogos mais pesados devem intensificar a procura por produtos de armazenamento, já que essas tecnologias requerem maior velocidade de transmissão de informações. Inteligência Artificial também em crescimento, requer níveis ainda mais altos de armazenamento e processamento de dados para ser efetiva.

E é por isso que o backup continuará sendo importante nessa era digital. A indústria continua evoluindo, seja por causa do volume de dados gerados por nossos novos hábitos de consumo, seja pela necessidade cada vez maior de ajudar a proteger nossos dados. Teremos cada vez mais dispositivos com capacidades maiores e velocidades mais rápidas de transmissão de dados para acompanhar a necessidade cada vez maior de agilidade e armazenamento.

E aí, já está pronto para fazer seu backup hoje?

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
João Almeida

Country Manager da Western Digital no Brasil

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.