A perda do “trabalho decente” está tornando os funcionários menos produtivos

Quando as empresas cuidavam melhor de seus funcionários, esses funcionários faziam mais pela empresa – e eram mais leais

Author Photo
10:30 am - 15 de março de 2022
trabalhador de ti feliz

Participei de um painel internacional do fórum World Talent Economy no início desta semana para discutir o tema Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Trabalho decente é um conceito pouco usado atualmente; é um conceito antigo que se concentra na natureza holística do funcionário.

Da Wikipedia: de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), “trabalho decente envolve oportunidades de trabalho que são produtivos e proporcionam uma renda justa, segurança no local de trabalho e proteção social para as famílias, melhores perspectivas de desenvolvimento pessoal e integração social, liberdade para pessoas a expressar suas preocupações, organizar e participar das decisões que afetam suas vidas e igualdade de oportunidades e tratamento para todas as mulheres e homens”.

A ideia de trabalho decente era um conceito comum quando comecei na tecnologia, mas depois da década de 1980, o conceito caiu – uma perda que não está apenas contribuindo para a Grande Demissão em andamento, mas também está tendo um impacto adverso na produtividade.

Deixe-me explicar por que isso importa.

O que os trabalhadores costumavam receber

O trabalho decente não se trata de correspondência de habilidades, autorrealização ou mesmo de um trabalho específico. Em vez disso, concentra-se na justiça, segurança e proteção social dos trabalhadores. Quando entrei pela primeira vez no setor de tecnologia para trabalhar para uma subsidiária da IBM, a IBM fez um esforço tremendo para garantir que eu fosse atendido como funcionário. Por exemplo, eu era muito mal pago para o meu nível, então, por um tempo, a empresa garantiu que eu recebesse os maiores aumentos (percentual) de qualquer pessoa na minha divisão. (Essa política não estava vinculada ao meu gênero, embora a empresa fosse, na época, predominantemente masculina; eu sabia disso porque as mulheres com quem trabalhava no mesmo nível também recebiam muito mais do que eu inicialmente.)

Quando havia um compromisso com o trabalho decente, as empresas ofereciam recompensas aos funcionários, como comida subsidiada ou até de graça no trabalho; serviços subsidiados como creches para crianças; lavanderia; ajuda no planejamento financeiro; e benefícios agressivos ligados à realocação. Além disso, você recebeu um mentor, uma pensão para garantir que estaria coberto na aposentadoria – e a empresa pagou pelos cuidados de saúde. Esses benefícios foram compensados por um salário comparativo mais baixo, mas esse delta era muito menor do que os custos das coisas que a IBM cobria.

Tínhamos até uma academia totalmente equipada no local, uma piscina e uma variedade de quadras para tudo, de tênis a vôlei. Havia também a IBM University e acesso a programas universitários de escolas de ponta como a Pace University (onde obtive meu certificado CMA).

O benefício para a empresa era que eu poderia me concentrar no trabalho em questão e não me distrair com as coisas com as quais nos preocupamos enquanto tentamos gerenciar nossos empregos, nossas finanças cada vez mais complexas e, eventualmente, a aposentadoria.

A IBM também obteve em troca a lealdade extrema dos funcionários. A única empresa que teve sucesso em recrutar funcionários da IBM foi a BMC. Conseguiu isso oferecendo combinar benefícios e salários, ao mesmo tempo em que forneceu uma área de baixo custo para morar, que era atraente e tinha ótimas escolas para crianças. A BMC aprimorou os benefícios e reduziu os custos dos funcionários — mas não aumentou os salários. E um funcionário tinha muito menos coisas com que se preocupar.

Como os trabalhadores se saem hoje

Desde então, as empresas têm se concentrado cada vez mais em reduzir seus custos. As pensões desapareceram da maioria dos segmentos, amenidades comuns como academias estão incomuns e a participação de funcionários nos custos de seguro saúde que vêm subindo acentuadamente. Cuidar de crianças está fora de questão, e até mesmo comida subsidiada ou gratuita é mais a exceção corporativa do que a regra.

Essas coisas já foram a cola que prendia os funcionários à empresa. Sem isso, os funcionários de repente perceberam que a grama poderia ser mais verde em outros lugares. Assim, estamos no meio da Grande Resignação.

Sabemos que a produtividade aumentou durante a pandemia, mas à custa do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Essa perda muitas vezes levou os trabalhadores a procurar outras empresas ou se aposentar para cuidar de necessidades pessoais. (Muitas dessas necessidades já foram cobertas pelos benefícios dos empregados nos dias de trabalho decente.)

Melhoramos os números de diversidade desde então, mas ao continuar a pagar menos às mulheres, vimos outro problema surgir: a desigualdade salarial. Isso se torna mais um motivo para que uma parte da força de trabalho se concentre na busca de novos lugares para trabalhar para eliminar a desigualdade salarial.

Manter os funcionários leais e focados

Foi um erro afastar-se do conceito de trabalho decente para focar excessivamente nos salários e na contenção de custos. Por mais que seja tolice desembolsar a manutenção preventiva em máquinas, ignorar a necessidade de minimizar as distrações dos funcionários (e tornar a aposentadoria algo a se esperar) não apenas prejudica a produtividade, mas também leva a coisas como a Grande Demissão.

É hora de revisitar a remuneração e os benefícios dos funcionários com foco em garantir que os funcionários obtenham um trabalho decente e, portanto, tenham não apenas um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, mas uma conexão muito mais profunda com a empresa e suas necessidades estratégicas de longo prazo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.