A democratização de dados está mudando os negócios no Brasil

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9:15 am - 25 de março de 2015
O Brasil possui um dos ambientes de negócios mais dinâmicos do mundo. Isso obriga as empresas a uma busca constante por mudanças, especialmente para encontrar maneiras mais eficientes de analisar a crescente quantidade de dados que coletam. Muitas estão adotando um novo tipo de software de análise de dados. A empresa de telecomunicações Oi, por exemplo, está inovando com um ambiente em que funcionários em todos os setores conseguem ver e entender seus dados, não apenas o departamento de TI.  

O Brasil possui uma cultura muito tradicional em relação à inteligência empresarial. A maioria das empresas está acostumada com maneiras ultrapassadas de analisar seus dados: uma solicitação ao departamento de TI ou analista de dados para a elaboração de um relatório. Dessa maneira, infelizmente, um relatório de dados pode levar semanas ou meses para ficar pronto. Nesse meio tempo, as condições e os próprios dados terão mudado. 

Contudo, nos últimos dois anos, cada vez mais corporações têm adotado novas soluções para análise de dados. E isso vem ajudando-as a manter uma posição de vantagem. Por exemplo, a Oi obteve enorme sucesso ao colocar dados nas mãos de todos seus funcionários. A empresa possui mais de 75 milhões de clientes, que representam uma enorme quantidade de dados sobre faturamento, serviços e anúncios.

Antes, cada área de dados era armazenada separadamente, dificultando a obtenção do quadro geral. Agora a empresa usa software “drag-and-drop”, amigável ao usuário, para reunir as informações. Raphael Stein, diretor de Inteligência Empresarial da Oi, relata reações positivas à nova ferramenta analítica, que constitui um salto quântico comparado aos métodos lentos do passado. 

Uma razão pela qual o novo software é bem-sucedido é que ele coloca dados nas mãos de todos. Isso é feito adaptando-o aos pontos fracos e as limitações do processamento visual humano. Da mesma forma que os contadores tradicionalmente usaram a cor vermelha para destacar visualmente as perdas, o software de análise de dados utiliza cor, tamanho da fonte, formatos, mapas e centenas de outros recursos para manter as pessoas interessadas e dar vida às informações. 

Frequentemente, esse interesse se dá em forma de uma história. O software de análise de dados facilita adicionar um elemento narrativo às visualizações de dados. Nossos cérebros estão treinados para pensar em termos de estórias desde a infância, e quando dados estão nesse formato são mais fáceis de serem absorvidos. 

A adoção brasileira da análise de dados deve continuar. O relatório do Gartner “As Dez maiores tecnologias para o Brasil em 2015 – Uma visão das Linhas de Frente” mostra que a inteligência empresarial evoluiu para um domínio de tecnologia muito mais amplo e dinâmico e a competitividade em um mercado global incerto demanda iniciativas mais sofisticadas e eficazes. Em outras palavras, as condições de negócios tornaram a análise de dados self-service uma necessidade no Brasil.

Empresas que investem nessa nova abordagem terão a oportunidade e a capacidade de permanecer informadas sobre seus dados. Empresas que resistem a mudanças enfrentarão o perigo de serem soterradas por seus dados – e pela concorrência.

*Miguel Nhuch é vice-presidente para América Latina da Tableau Software

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