8 tendências de estratégia de nuvem corporativa para 2022

A tecnologia de nuvem avança e amadurece, as empresas estão encontrando novas maneiras de aproveitar o que se tornou um pilar da tecnologia

Author Photo
5:12 pm - 27 de janeiro de 2022

A computação em nuvem continuará a moldar o cenário tecnológico por muitos anos, diz Bernie Hoecker, parceiro e Líder de Transformação de Nuvem Corporativa da empresa de consultoria e pesquisa tecnológica ISG, observando que a adoção da nuvem está aumentando rapidamente. De acordo com a pesquisa do ISG, os gastos com serviços em nuvem aumentaram 49%, para mais de US$ 450 bilhões, durante a pandemia, e devem crescer mais 20% em 2022. “Embora a computação em nuvem ainda esteja em sua infância, a tecnologia em nuvem e os modelos de negócios são agora a base para a maioria dos serviços digitais”, diz Hoecker.

Para ajudá-lo a acompanhar o rápido crescimento e evolução do mercado de nuvem, aqui estão oito tendências que prometem moldar a estratégia de nuvem corporativa este ano.

A migração para a nuvem está indo para toda a empresa

A migração para a nuvem continuará evoluindo de uma abordagem “lift-and-shift” para uma modernização cuidadosamente considerada, metódica e estratégica, prevê Ken Englund, Líder de Tecnologia da empresa de serviços profissionais EY Americas. “A migração para a nuvem em toda a empresa é a chave para deixar de lado as ferramentas e plataformas isoladas para uma estratégia de negócios mais holística”, observa ele. “Mais empresas estão vendo o valor em escala e agilidade”.

Para otimizar totalmente as migrações na nuvem, os grupos de negócios e engenharia devem trabalhar como uma única equipe, sugere Englund. “Quando a migração para a nuvem é abordada apenas como um esforço de TI, o foco geralmente é orientado ao custo, o que pode dificultar a inovação e as oportunidades de trazer novos recursos para os clientes”, explica ele.

As metas de nuvem estão mudando de eficiência para intimidade

As empresas em todo o mundo estão apostando tudo na nuvem, confiando na promessa da tecnologia de aumentar a eficiência e a lucratividade, diz Jenny Koehler, Líder em Nuvem e Digital nos EUA da empresa de serviços profissionais PricewaterhouseCoopers. “Em 2022, as transformações na nuvem assumirão um novo papel na construção de conectividade e intimidade entre clientes, funcionários e líderes de negócios”, prevê ela. “As organizações vão olhar para a nuvem não apenas para resolver desafios complexos, mas também para construir confiança e identificar novas oportunidades para as partes interessadas”.

Os verdadeiros vencedores, observa Koehler, serão as empresas que aproveitarem a nuvem para obter intimidade, incentivando altos graus de envolvimento do C-suite, criando roteiros de implementação e estabelecendo planos cuidadosos.

A nuvem está se tornando vertical

À medida que os serviços em nuvem proliferam, os processos de negócios específicos da indústria – até mesmo específicos do setor – serão cada vez mais provenientes de provedores de nuvem e terceiros nativos da nuvem, prevê Mike Bechtel, Futurista Chefe da empresa de consultoria empresarial Deloitte Consulting. “Recomendações de produtos de varejo, reservas de hotéis, administração de sinistros de seguros… são recursos específicos do setor e estão a caminho de serem fornecidos por provedores nativos da nuvem via API”, explica ele.

A ideia por trás dessas “nuvens da indústria” é simples, observa Bechtel, mas as implicações comerciais são tudo menos simplistas. “Tudo se resume à competição de mercado e à escassez de talentos em engenharia”, diz ele. “Mesmo as organizações líderes gastam enormes quantidades de tempo e recursos na manutenção, administração e operação de sistemas legados do setor que, no geral, não movem sua agulha”.

Uma nuvem do setor não é uma iniciativa única. “Ele essencialmente estabelece um plano de como pensar sobre o futuro e os possíveis blocos de construção que precisam se unir”, diz Bechtel. “A engenharia de software é a maneira de alcançar esse plano, um bloco de construção ou caso de uso por vez, mas evoluindo continuamente com novas opções de tecnologia e aprimorando esses recursos”.

O gerenciamento de nuvem está se tornando mais desafiador

Conforme a adoção da nuvem continua a crescer, a complexidade operacional de gerenciar e proteger os recursos da nuvem está seguindo o mesmo passo. “Para muitas organizações, essa complexidade é agravada ainda mais pela necessidade de escalar em ambientes de nuvem privada existentes, além de estar em pelo menos um provedor de nuvem pública – geralmente em vários provedores de nuvem pública”, diz Eric Drobisewski, Arquiteto Sênior da Liberty Mutual Insurance.

Uma abordagem moderna centrada na plataforma para dimensionar ecossistemas híbridos e multicloud pode ajudar as equipes de TI a otimizar o tempo gasto na manutenção e proteção dos recursos da nuvem, liberando tempo para se concentrar na diferenciação dos negócios por meio de novos recursos digitais, observa Drobisewski. “As organizações não podem perder a agilidade que criaram por meio da tecnologia de nuvem e, para sustentá-la, precisam otimizar sua abordagem operacional em um ecossistema multicloud híbrido”.

O nativo da nuvem está no centro das atenções

A nuvem nativa tornou-se onipresente entre as organizações que desejam aumentar sua agilidade, capacidade de resposta e tempo de colocação no mercado, diz Manish Mathuria, CTO da empresa de serviços de engenharia digital Infostretch.

Os aplicativos nativos da nuvem são projetados de acordo com os princípios da arquitetura da nuvem, tornando-os mais rápidos e fáceis de desenvolver, implantar, atualizar e manter. De acordo com a empresa de pesquisa IDC, até 2023, mais de 500 milhões de aplicativos e serviços digitais serão desenvolvidos e implantados usando uma abordagem nativa da nuvem.

“Isso não é surpreendente, dado o cenário pós-pandemia em que muitas empresas se encontram agora”, diz Mathuria. Além de acelerar a migração para a nuvem em termos de produtividade e operações diárias, ele acredita que a tendência para a nuvem nativa também está levando muitas organizações a adotar totalmente a abordagem de nuvem nativa com apenas um pé na porta e segui-la.

Cloud-native é mais do que uma tecnologia, é uma filosofia, afirma Mathuria. “Aplicativos nativos da nuvem são frequentemente chamados de ‘cidadãos da nuvem’, o que não significa apenas que eles residem lá, mas que foram construídos lá desde o início usando todas as vantagens que a arquitetura em nuvem tem à sua disposição”, diz ele. “Essa é a marca comum do sucesso”.

A demanda por portabilidade e conectividade aumentará

Em 2022, haverá uma ênfase maior na portabilidade e conectividade, bem como na contenção do custo desses serviços elásticos e no reequilíbrio da nuvem em relação às cargas de trabalho locais. “O que torna essa tendência tão importante é que haverá um foco no desenvolvimento de aplicativos móveis de equipes internas de DevOps nativas e habilitadas para nuvem”, diz Neil Warren, Diretor Administrativo e Chefe Norte-Americano do Centro de Excelência em Nuvem na empresa de serviços de tecnologia e consultoria Capgemini.

Warren também prevê que os aplicativos se tornarão mais independentes de plataforma este ano, permitindo que as empresas se concentrem em questões de produtividade e segurança. “A outra alavanca para isso seria uma maior utilização de desktops virtuais de hiperescala em uma abordagem não persistente”, acrescenta. “Esses avanços podem reduzir ainda mais a complexidade da infraestrutura de uma empresa, reduzindo a carga de TI e melhorando a segurança dos dados”.

A IA está convergindo com os dados e a nuvem

A tecnologia de IA sozinha não pode fazer muito para resolver problemas importantes. Dados e poder de computação escalável também são necessários para concluir o trabalho. É por isso que as empresas líderes estão cada vez mais administrando dados, IA e nuvem (DAC) como um todo unificado, diz Anand Rao, Líder Global de IA da PricewaterhouseCoopers.

“Veremos um influxo de empresas em 2022 adotar uma abordagem de ciclo de vida para gerenciar essas três operações interconectadas ao desenvolver a governança de IA”, afirma. “Quando os dados, a IA e a nuvem trabalham juntos sem problemas, de ponta a ponta, o resultado é um sistema flexível e poderoso que agrega mais valor aos dados e resolve mais problemas com mais rapidez”.

Espere um movimento em direção à modernização de aplicativos

As empresas migraram um número incalculável de aplicativos para a nuvem nos últimos anos. No entanto, em muitos casos, os aplicativos foram migrados às pressas sem incorporar nenhuma das etapas de rearquitetura ou reengenharia necessárias para permitir que os aplicativos tenham um desempenho ideal em um ambiente de nuvem.

“Em vez disso, muitos aplicativos foram ‘levantados e deslocados’ e, portanto, não aproveitam os principais elementos dos aplicativos em nuvem, como escalabilidade rápida, autoatendimento, pool de reservas ou custos baseados em consumo”, alerta John Rostern, Vice-Presidente Sênior e Líder Global de Serviços de Segurança em Nuvem e Infraestrutura na empresa de consultoria de segurança NCC Group.

Para obter os benefícios prometidos da computação em nuvem, as organizações devem iniciar um processo abrangente e considerado em que a arquitetura e a implantação de aplicativos na nuvem são examinadas em relação a um modelo de referência aceito, como AWS ou Azure Well Architected Framework (WAF). “Esse processo servirá de base para a evolução desses aplicativos para nativos da nuvem”, explica Rostern.

Embora a rearquitetura e a reimplantação de aplicativos e serviços para aproveitar as características inerentes da computação em nuvem resolvam esse problema a longo prazo, essa transformação geralmente é um processo de vários anos, adverte Rostern. Enquanto isso, existem ações de curto prazo disponíveis para mitigar o impacto das ineficiências existentes. As organizações, diz ele, devem examinar o problema do ponto de vista do processo de negócios para determinar quão bem os aplicativos e serviços serão capazes de suportar as operações. “Isso reduzirá o atrito no sistema e, assim, reduzirá o impacto de custo no curto e médio prazo até que a rearquitetura e a reimplantação possam ocorrer”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.