8 etapas para reverter uma cultura de TI tóxica

Apesar de uma maior ênfase em empatia e inclusão, o comportamento tóxico ainda é um problema para muitas organizações de TI

Author Photo
10:44 am - 10 de fevereiro de 2023
Foto: Shutterstock

Identificar e neutralizar uma cultura de TI tóxica emergente antes que ela comece a prejudicar os membros da equipe, os projetos e o desempenho geral da organização é responsabilidade de todo CIO. As oito etapas a seguir o ajudarão a prevenir ou erradicar a toxicidade cultural, mantendo seu departamento forte, unido e eficiente.

Abrir um caminho confidencial

Crie um canal de comunicação que permita aos membros da equipe de TI encaminhar suas preocupações ao CIO de forma anônima e fora da cadeia hierárquica normal de relatórios.

Em um ambiente empresarial saudável, cada gerente está comprometido com o sucesso de todos dentro de sua organização. “As preocupações de todos os funcionários são comunicadas através da estrutura de relatórios para o nível apropriado para resolução”, diz Andy Sealock, Sócio Sênior de Digital na empresa de consultoria de negócios West Monroe. “Em uma cultura de TI tóxica, nem sempre é possível contar com isso, pois a cadeia de relatórios gerenciais pode ser parte do problema e, portanto, não pode ser parte da solução”. A comunicação anônima direta informa ao CIO que pode haver um problema.

Sealock também aconselha a realização de pesquisas de equipe anônimas agendadas regularmente, projetadas para revelar uma cultura tóxica em desenvolvimento. A pesquisa deve incluir questões diretamente relacionadas à cultura organizacional, incluindo moral, reconhecimento pessoal, remuneração, decisões de promoção, qualidade da liderança gerencial e a probabilidade de um funcionário permanecer na organização. Sealock acredita que tal pesquisa é “uma ótima maneira de identificar problemas culturais e rastrear a eficácia dos esforços de remediação para melhorar a cultura”.

Fornecer liderança eficaz e enfatizar os objetivos da equipe

Um líder de TI não pode simplesmente criar uma cultura positiva com um aceno de mão. A cultura é uma função da execução da liderança. “Liderar pelo exemplo é a maneira de começar uma reviravolta”, diz Fredrik Hagstroem, CTO da Emergn, uma empresa de serviços de negócios digitais.

Uma visão clara orienta a direção da equipe. É como uma bússola que aponta de forma confiável a todos na direção correta. Mesmo quando as coisas são complexas ou mudam, ter um objetivo ajuda todos a ficarem alinhados, diz Hagstroem. “Uma boa liderança que impulsiona a colaboração e a confiança ficará evidente no uso frequente de pronomes coletivos e inclusivos, como ‘nós’ e ‘nosso’ – significando todos na empresa”.

Uma liderança forte garante que a visão, a estratégia e os objetivos não sejam apenas claramente compreendidos, mas atraentes e motivadores. “Os líderes devem demonstrar que a colaboração e as contribuições para objetivos comuns são mais importantes do que o desempenho individual”, diz Hagstroem. Ele aconselha mudar as relações profissionais de incitar os membros da equipe a alcançar objetivos e responsabilidades pessoais para atingir as metas da equipe. “Avaliar o desempenho dos indivíduos em termos de impacto nos objetivos da equipe também é um ponto importante”, acrescenta.

O mais importante de tudo é eliminar o medo do fracasso, diz Hagstroem. “Cada profissional de TI deve ter a capacidade de compartilhar suas ideias inovadoras com pouco risco de se sentir inferior ou errado”.

Incentivar a competição amigável

Embora a concorrência doentia geralmente leve a uma cultura de TI tóxica, a concorrência saudável pode ser uma força motivadora positiva. “Incentive os membros de sua equipe a competir uns contra os outros de maneira saudável, definindo metas e oferecendo recompensas por atingir essas metas”, sugere Boris Jabes, CEO da Census, provedora de plataforma de integração de dados.

Como todos os líderes de TI bem-sucedidos, Jabes acredita que é essencial promover um ambiente de departamento de TI positivo. “Isso significa criar uma atmosfera em que os funcionários se sintam valorizados e apreciados”, diz ele. “Você pode fazer isso reconhecendo e recompensando os funcionários por seu bom trabalho, incentivando a comunicação aberta e oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional”. Satisfação e produtividade são poderosos antídotos tóxicos para o ambiente, acrescenta Jabes.

Aumentar a conscientização

É impossível eliminar uma cultura tóxica sem primeiro reconhecer sua existência. “Comece a falar sobre isso”, aconselha Kimberley Tyler-Smith, ex-Analista da McKinsey & Co. que agora é Estrategista da empresa de serviços de tecnologia de carreira Resume Worded. “É essencial que todos saibam o que está acontecendo e que entendam como todos se sentem sobre isso – especialmente se um grupo de funcionários parece ser mais afetado do que outros pelo ambiente tóxico”.

Os membros da equipe precisam se sentir seguros ao falar sobre o que está acontecendo no trabalho. “Ninguém deve sentir que não pode contar a ninguém como está se sentindo sem arriscar suas carreiras – isso pode piorar as coisas”, diz Tyler-Smith.

Encorajar a abertura

Defenda um ambiente no qual os membros da equipe se sintam à vontade para compartilhar seus erros com a compreensão de que serão apoiados e ajudados a fazer melhor.

Quando há um ambiente livre e aberto, as pessoas tendem a se sentir seguras e respeitadas, diz Thomas R. Harris, fundador do The Exceptional Skills, um curso de treinamento de liderança. “Eles são capazes de se concentrar e trabalhar para fazer acontecer, em vez de se preocupar com alguém esfaqueá-los pelas costas ou se serão apoiados pela liderança”.

Uma equipe unida e buscando objetivos específicos pode ver como seus esforços estão levando ao sucesso. “Não é mais ‘eu contra você’ – torna-se ‘nós’ trabalhando juntos”, diz Harris. Uma abordagem aberta geralmente é eficaz porque a cultura e a eficácia da equipe vêm de cima, observa ele.

Quando os líderes permitem que um ambiente tóxico apodreça, eles provavelmente perderão boas pessoas, adverte Harris. A organização torna-se então menos eficiente e produtiva. Em um cenário tóxico, “as pessoas não estão focadas na empresa ou em seus objetivos, mas em si mesmas, protegendo-se e fazendo com que pareçam boas”, acrescenta.

Promover a colaboração

É provável que a cultura de TI se torne tóxica quando os membros da equipe acreditam que é a melhor maneira de exercer autonomia ou autoridade. “Eles podem dizer ‘não’ e se sentir no controle”, diz Aviv Ben-Yosef, Chefe da Aviv Ben-Yosef Consulting e autor de The Tech Executive Operating System.

Uma abordagem eficaz para a colaboração é imergir a organização em uma cultura de trabalho em equipe na qual todos os membros da equipe veem seus colegas como pares, não como rivais. “Todo mundo quer sentir que o que eles fazem significa alguma coisa”, diz Ben-Yosef. “Dê a eles uma maneira melhor de atingir esse objetivo mudando a cultura e você abrirá um novo caminho de menor resistência, que promove a cooperação.”

Criar confiança

Construir um ambiente aberto e colaborativo requer um líder transparente e honesto com os membros da equipe. “Compartilhe informações e seja sincero sobre os desafios que sua equipe está enfrentando”, aconselha Leon Bierhals, CTO da WREI.org, uma organização que distribui informações relacionadas à saúde, bem-estar e empoderamento feminino.

Observe e escute os membros da equipe. “Leve suas preocupações a sério e esteja aberto a suas sugestões”, sugere Bierhals. Recompense também os membros da equipe por seus esforços, grandes e pequenos. “Agradeça a eles por suas contribuições e reconheça-os quando fizerem um bom trabalho”, ele sugere.

Bierhals diz que exibir confiança mostra aos membros da equipe que a administração realmente se preocupa com eles e, caso surja um problema comercial ou pessoal, está disposta a trabalhar com eles para abordar ou resolver o problema. “Também demonstra que você está disposto a confiar neles”, diz ele. “Isso envia a mensagem de que vocês estão dispostos a trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns”.

Promover a unidade

Dê aos membros da equipe a capacidade de se comunicar livremente e inovar uns com os outros, aconselha Tim Flower, Vice-Presidente da Nexthink, provedora de plataforma digital de experiência do funcionário. Use as ferramentas de colaboração habituais, como Teams, Slack e Zoom, e combine-as com analytics da plataforma para atender às necessidades da empresa e permitir que várias equipes trabalhem com a mesma visualização de informações.

Flower sugere a união de equipes por meio da implantação de programas atraentes. “Acenda as luzes para o desconhecido e dê-lhes desafios… em vez de apenas enviar um mandato para ‘trabalhar de forma mais inteligente’.” Ele também recomenda apoiar a colaboração com elogios e encorajamento. “Anuncie resultados de negócios que não teriam sido alcançados se não fosse pela abordagem colaborativa”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.