Notícias

72% dos brasileiros dizem que tecnologia ajuda a crescer na carreira

A Lenovo divulgou resultados de um estudo sobre como tecnologias inteligentes transformam o local de trabalho. A pesquisa foi feita com 15.226 indivíduos, falantes de sete idiomas diferentes de dez mercados globais.

Realizada entre 31 de março e 27 de abril de 2019, a amostra tem nível de confiança de 95%; mas, também, margem de erro total de +/- 1 ponto, ou de +/- três pontos percentuais por país.

Como resultado, 58% das pessoas acreditam que a tecnologia já está ajudando a criar ambientes de trabalho mais diversificados e inclusivos. Na outra ponta, 8% dos entrevistados discordam desta afirmação.

Dentre os países entrevistados, temos o Brasil, México, China, Índia, Japão, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, França e Itália. Destes, 51% dos entrevistados demonstram alguma preocupação sobre a possibilidade das novas tecnologias “eliminarem seus empregos”.

Por outro lado, pouco mais das pessoas (52%) afirmam estar “extremamente” ou “muito interessadas” sobre a automação assumir os aspectos mais repetitivos do seu trabalho. Foi constatado que:

  • 45% acredita que assumirá tarefas que consomem muito tempo, como papelada;
  • 39% que assumirá planilhas de controle de horas e notas fiscais;
  • 37% que assumirá aspectos de limpeza e organização;
  • 36% que assumirá tarefas de anotação.

Foi destacado, também, que 58% dos entrevistados acreditam que a tecnologia pode ajudá-los a conseguir bons empregos e a fazer carreira. Os mais positivos sobre o impacto da tecnologia nas suas carreiras são trabalhadores da China (75%), Índia (73%) e México (72%).

Tecnologia para crescer

Na média global, 56% acreditam que a tecnologia torna mais fácil o crescimento de carreira. No Brasil, o número ganha destaque: 72% dos entrevistados compartilham esse pensamento. Os dois países mais otimistas sobre o assunto são Índia (85%) e México (74%).

Ao assumir tarefas mais repetitivas, o trabalho de automação permite que os trabalhadores desenvolvam suas habilidades. Em suma, a adoção de sistemas inteligentes deve tornar o quadro de empregados mais relacional.

Isso também inclui os impactos na produtividade. Sobre este aspecto, 50% dos entrevistados acreditam que dispositivos inteligentes ajudam a economizar no mínimo 30 minutos por dia. O principal motivo é porque estes mecanismos fazem estas tarefas mais depressa e com maior eficiência.

“A força de trabalho da próxima geração, que demanda métodos de trabalho mais flexíveis, cresceu constantemente conectada à tecnologia”, disse Dilip Bhatia, Vice-Presidente de Experiência do Usuário e Cliente da Lenovo.

“Os benefícios que esses dispositivos agregam causam um impacto mais profundo nos locais de trabalho atuais do que jamais vimos antes”, comentou Bob O’Donnell, Presidente e Chief Analyst da TECHnalysis Research.

Para ele, as novas tecnologias “transformarão em realidade as promessas de tornarmos os locais de trabalho ainda mais interessantes e produtivos”.

Recent Posts

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

13 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

14 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

14 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

16 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

17 horas ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

17 horas ago