7 medidas de segurança essenciais para garantir a privacidade na saúde digital
Dicas da Docway visam garantir privacidade e confidencialidade das informações sensíveis de pacientes
A preocupação com a segurança e a privacidade dos dados dos pacientes está entre as prioridades de um setor que cada vez mais se digitaliza. Afinal, com informações sensíveis distribuídas, como prevenir o vazamento de dados e garantir proteção das informações médicas?
A Docway, empresa de soluções de saúde digital, vem estabelecendo padrões de segurança e privacidade de referência para garantir a confidencialidade das informações sensíveis de seus pacientes. A empresa conta com um analista especializado com certificações na área de privacidade, incluindo LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que supervisiona rigorosamente todas as questões relacionadas ao tema.
Leia também: Verdade ou mito: seu celular escuta conversas para mostrar anúncios?
“No pronto atendimento digital, adotamos a exclusão automática de informações e dados sensíveis no momento em que o atendimento é encerrado. Já nos tratamentos contínuos com especialistas, garantimos a confidencialidade por meio da criptografia dos prontuários, concedendo acesso somente ao paciente, ao médico responsável e ao coordenador do setor”, explica Bruno Baldini, head de Tecnologia da Docway.
Na lista abaixo, o executivo detalha a abordagem da Docway em relação à LGPD. Há, pelo menos, sete medidas essenciais, que podem servir de referência para outros líderes do setor.
Mínima coleta de dados
A Docway afirma limitar a coleta de informações dos pacientes apenas ao necessário, incluindo nome, CPF, sexo e data de nascimento, minimizando assim a exposição de dados sensíveis.
Criptografia própria
Todos os dados transmitidos e armazenados pela Docway são protegidos por criptografia de última geração, criada pela própria empresa, garantindo que apenas o pessoal autorizado possa acessá-los.
Descarte seguro
Informações temporárias, como dados de consultas de pronto atendimento digital, são deletadas definitivamente logo após o encerramento da consulta, mantendo a privacidade dos pacientes.
Auditoria anônima
Em caso de auditoria, a Docway afirma preservar o anonimato do paciente, permitindo apenas o acesso a informações essenciais, como medicamentos prescritos, sem informar dados sensíveis.
Ética médica em destaque
A empresa destaca que coloca a ética médica em primeiro lugar, garantindo que todas as informações compartilhadas entre pacientes e médicos permaneçam estritamente confidenciais.
Educação continuada
Além do treinamento inicial para novos colaboradores, a empresa promove quinzenalmente a campanha “Pílulas de Conhecimento”, que inclui workshops e lembretes periódicos sobre a importância da segurança de dados, a fim de culturalizar as boas práticas.
Estratégias constantes de inovação
Para a Docway, a segurança de dados é um campo em constante evolução, com novas ameaças e desafios surgindo regularmente. Portanto, a empresa diz estar sempre buscando maneiras de aprimorar suas medidas de segurança e privacidade, incorporando as mais recentes tecnologias e melhores práticas do setor.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!