7 formas de promover a criatividade na equipe de TI

Construir uma equipe que não tem medo de pensar de forma criativa e está ansiosa para criar novas ideias deve ser base de todos os líderes do setor

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8:21 am - 19 de setembro de 2019

A criatividade está no centro de toda equipe de TI bem-sucedida. Foi preciso imaginação para criar um mundo de negócios alimentado por conceitos como serviços em nuvem, big data, inteligência artificial e realidade virtual. Tais ideias não surgiram do nada; elas foram desenvolvidas, refinadas e aplicadas por mentes criativas.

Construir uma equipe de TI que não tem medo de pensar de forma criativa e está ansiosa para criar novas ideias promissoras deve ser base de todos os líderes do setor. Felizmente, não é difícil transformar uma equipe de TI competente, mas sem criatividade, para pensar de maneiras novas. Na verdade, a criatividade não é uma habilidade de poucas pessoas; é a aplicação do conhecimento de formas inovadoras, interessantes e produtivas.

Aqui estão 7 dicas para você começar a sua busca pelo desenvolvimento de uma equipe que lide com questões desafiadoras de maneira criativa, não convencional e construtiva.

1. Aproveite o talento criativo oculto da sua equipe de TI

A TI ocupa uma posição corporativa única, abrangendo praticamente todos os processos de negócios de ponta a ponta em vários departamentos. “Com alguma criatividade, esse ponto de vista único pode ser utilizado para encontrar projetos que podem mudar o jogo da empresa”, observa Michael Cantor, CIO da Park Place Technologies. O especialista acredita que os membros da equipe de TI têm tanta capacidade de definir projetos e casos de negócios quanto as equipes de qualquer outra unidade. “Promover a criatividade para descobrir e definir oportunidades de tecnologia pode gerar um tremendo valor comercial”, explica.

Cantor considera que a análise básica de processos oferece um ponto de partida lógico e fértil para estimular a criatividade. “Escolha qualquer processo, mesmo que pareça bem otimizado, e saia do caminho para permitir que um grupo de trabalho mergulhe no processo usando técnicas ágeis modernas. Permitir que um grupo autônomo trabalhe com o processo sem muita microgerência pode produzir resultados muito criativos.”

2. Dedique um dia ao pensamento criativo

A criatividade floresce em cenários onde uma variedade de ideias pode ser apresentada e discutida com paixão. “Esse tipo de atividade não ocorre naturalmente por e-mail, e uma reunião típica de uma hora é muito restrita para permitir a evolução natural das ideias”, diz Ryan Frazier, diretor de tecnologia da Harvard Business School Online.

Embora possa parecer ruim reunir uma equipe de TI inteira para uma discussão extensa e semiestruturada, um desdobramento criativo de novas perspectivas não apenas leva a melhores conceitos, mas também ajuda a criar coesão e alinhamento da equipe em torno de ideias potencialmente úteis.

“Adotamos essa abordagem recentemente ao redesenhar nosso ambiente de gerenciamento de dados para suportar análises avançadas”, lembra Frazier. “Ao reservar um longo período para trabalhar com nossas equipes e um grupo de consultoria externo, fomos capazes de refinar nossas ideias e desenvolver uma abordagem mais promissora para alcançar nossos objetivos técnicos e de negócios.”

3. Não espere resultados imediatos

A criatividade não é sincronizada com a linha do tempo e com prazos, como os projetos de negócios. “É importante dar à sua equipe criativa tempo e espaço suficientes para criar algo inovador, mas também é importante que você ajude a fazer com que isso flua”, afirma Soo-Jin Behrstock, CIO da AG Jeans and Koos Manufacturing.

Uma equipe criativa geralmente é mais produtiva quando tem tempo suficiente para avaliar um desafio. “Preste atenção ao que você está pedindo à sua equipe e determine se é razoável que eles o entreguem sem sofrer desgaste”, aconselha Behrstock.

Incentivar a criatividade também abre as portas para uma gama maior de pensamentos. “É provável que os membros da sua equipe tenham origens variadas e possam fornecer perspectivas que você nunca consideraria de outra forma. Você não pode fazer as coisas de maneira diferente se todos pensarem da mesma maneira.”

4. Abrace a automação para liberar a criatividade

Ao lidar com muitas das tarefas repetitivas que atolam as equipes de TI, a automação pode liberar tempo para a criatividade da equipe. “Permite mais oportunidades de criatividade, pensamento crítico e interações cara a cara em uma organização”, explica Chris Bedi, CIO da ServiceNow. “De acordo com uma pesquisa recente, 85% dos gerentes de TI dizem que a automação de processos melhora a satisfação no trabalho e 87% dizem que aumenta o tempo disponível para a criatividade”, acrescenta.

5. Incentive a discussão (amigável)

Proporcionar espaço para discussões criativas para os membros da equipe discordarem construtivamente dos colegas e superiores, independentemente das hierarquias da empresa, pode ajudar a promover um ambiente em que os funcionários se sintam confiantes de que suas opiniões podem ser ouvidas.

“Algumas das soluções mais criativas virão daqueles que estão mais próximos dos problemas e, em muitos casos, tendem a ser funcionários da linha de frente que lidam com os problemas no dia a dia”, afirma Christopher Goranson, professor da Faculdade Heinz de Sistemas de Informação e Políticas Públicas da Universidade Carnegie Mellon. “Oferecer oportunidades para os funcionários, concedendo espaço para experimentar a implantação de correções, pode resultar em soluções que ninguém mais teria pensado.”

Mais importante, nutrir a criatividade da equipe requer um compromisso de longo prazo. “Embora seja ótimo começar pequeno, você deve aproveitar a boa vontade dos participantes e garantir que as ideias sejam seguidas”, sugere Goranson.

6. Organize um hackathon

Um hackathon é um evento que oferece a desenvolvedores, designers, engenheiros, gerentes de projeto e outros criadores de ideias a oportunidade de mostrar a sua criatividade.

“Os hacathons cresceram em popularidade e sua estrutura – tempo restrito e áreas de problemas focadas – cria condições ideais para o processo criativo”, explica Frazier. “Recentemente, usamos essa técnica para ajudar a estabelecer conexões em uma visita de equipe ao nosso grupo de desenvolvimento offshore, e as ideias que surgiram geraram um entusiasmo visível nos nossos parceiros de negócios.”

Outra fã de hackathon é Pam Nigro, diretora sênior de segurança da informação da Heath Care Service Corp., a quarta maior seguradora de saúde dos EUA.

“Permitimos hackathons competitivos durante os quais damos às equipes tempo, suporte, muita comida, um pouco de competição amigável e um problema a resolver”, diz Nigro, que também é diretora da ISACA, uma associação profissional internacional focada em TI. “Durante esses hackathons, é importante não usar títulos, bem como permitir a auto-direção, para que todos possam se reunir como uma equipe com foco e propósito.” Nigro também orienta a busca por apoio das lideranças e o envolvimento dos executivos da empresa nas competições como juízes ou, pelo menos, para a celebração dos participantes e vencedores.

7. Considere oferecer treinamento formal de criatividade

Às vezes, os funcionários de TI podem ser vítimas de seus próprios conhecimentos técnicos. “O treinamento em criatividade pode ajudá-los a encarar os desafios de maneiras totalmente diferentes, permitindo-lhes inventar e descobrir soluções mais rápidas, mais baratas, mais eficazes e, em retrospecto, simples e óbvias”, diz Bryan Mattimore, co-fundador da The Growth Engine.

O treinamento formal permite que as habilidades de criatividade sejam ensinadas de maneira científica e lógica, um conceito que deve atrair qualquer líder de TI. “Quando fazemos treinamento de criatividade com gerentes e engenheiros de TI, usamos uma abordagem de aprendizado de ação. Exigimos que todos os participantes da sessão tragam desafios de TI do mundo real que correspondam às técnicas criativas que queremos ensinar.”

Para Mattimore, também é importante usar abordagens de ensino que obriguem os líderes de TI e suas equipes a procurar soluções para além de suas técnicas tradicionais de pensamento analítico.

Mudança de paradigma

Desenvolver uma cultura criativa leva tempo e começa com o gerenciamento. “O primeiro passo para promover a criatividade no local de trabalho é ter um líder de mente aberta para dar o exemplo e orientar a equipe na direção certa”, diz Behrstock. “Embora tradicionalmente os líderes estejam acostumados a criar respostas e apresentá-las à sua equipe, agora se trata mais de fazer perguntas do que dar respostas.”

 

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