5 tendências que apontam o futuro da experiência do funcionário

Segundo levantamento da Forrester, muitas das mudanças provocadas pela pandemia se tornarão parte permanente da cultura de negócios das organizações

Author Photo
3:35 pm - 30 de outubro de 2020

O ano tem sido um desafio para muitos trabalhadores, que precisaram se adaptar ao trabalho remoto enquanto a pandemia avançava. As experiências de trabalho vividas em 2020, no entanto, não se limitarão à pandemia, elas determinarão o futuro das relações de trabalho para o próximo ano. Novo relatório da Forrester indica que muitas dessas mudanças se tornarão parte permanente da cultura de negócios em todos os setores.

Leia também: O futuro do trabalho: Experiência do Funcionário é o novo Customer Experience

Em seu relatório, a Forrester organizou uma lista completa de previsões para o próximo ano. Cinco previsões específicas exigem uma atenção especial dos líderes de experiência do funcionário (EX). Segundo a consultoria, entre as previsões, a automação deverá ser uma ajuda importante aos trabalhadores e não um substituto.

Os níveis de trabalho remoto permanecerão altos

A Forrester prevê que o trabalho remoto será o novo normal, com um aumento duradouro de 300% em relação aos níveis pré-Covid-19. Quase a metade (48%) dos gerentes norte-americanos entrevistados durante a pandemia esperam que a quantidade de funcionários remotos e em tempo integral aumente permanentemente em 2021. Já os funcionários, 37% dizem que querem trabalhar em casa com mais frequência depois que a pandemia passar.

“Esperamos que isso reformule a aquisição de talentos, indo direto para a caça furtiva, à medida que os trabalhadores mais desejáveis buscam oportunidades de trabalho independentes de localização totalmente apoiadas por tecnologia e cultura de trabalho em qualquer lugar”, diz o relatório da Forrester.

As expectativas de trabalho remoto exigirão revisões de política

As mudanças para o trabalho remoto também interferem em legislações e contratos com os trabalhadores, que passam a assumir o custo e mais responsabilidades nessa transição. Segundo a Forrester, legisladores em alguns países já notaram e estão agindo de acordo. Um projeto de lei na Alemanha, por exemplo, propõe que o trabalho em casa seja um direito, e alguns governos estaduais dos EUA estão trabalhando em planos para exigir o reembolso do empregador para despesas como computadores e acesso à Internet.

“Durante o próximo ano, prevemos que mais governos locais atualizarão ou criarão essas políticas. Não espere pelos regulamentos. Aja agora para transformar suas políticas de trabalho em casa em estratégias devidamente financiadas para envolver e reter funcionários de alto desempenho”, diz a publicação.

A automação futura apoiará os trabalhadores, não os substituirá

O relatório diz que a automação deixará de ser uma ameaça aos empregos em 2021, pelo contrário, será mais sobre o suporte aos funcionários atuais. Os robôs de mercearia, por exemplo, promovem o distanciamento social ao fazer verificações de inventário para os funcionários para evitar que muitas pessoas fiquem no chão. A Forrester espera que triplique o uso de robôs desse tipo em 2021.

“No final de 2021, um em cada quatro profissionais da informação terá suporte em seu trabalho diário por bots de software, automação de processos robóticos ou IA, retirando tarefas repetitivas e rotineiras de seus pratos e gerando maior EX”, prevê a Forrester, que recomenda: “em vez de focar na substituição, concentre mais seus esforços de automação em ajudar sua equipe a ser mais eficaz”.

RH se tornará estratégia, não focado em responsabilidades

O trabalho remoto é permanente e com ele vem a necessidade de trabalhar em estreita colaboração com a TI para coordenar os trabalhadores domésticos, trabalhar com os CFOs para coordenar os orçamentos e uma nova abordagem para contratação e treinamento de funcionários, disse a Forrester.

O RH terá que começar a considerar a aparência de uma força de trabalho pós-pandemia e como melhor atender às suas necessidades, o que exigirá mais do que apenas reagir aos problemas, diz o site. “Não espere até que os processos de segurança ocupacional e saúde por acidentes de trabalho em casa se acumulem. Invista agora para construir o ambiente EX que você precisará como ponte para a vida profissional pós-pandemia”, disse Forrester.

Gigantes da tecnologia entrarão no jogo da educação

“Prevemos que a Amazon, a Apple ou a Google comprarão uma participação significativa em uma faculdade ou universidade credenciada, criando o atalho de que precisam para estender suas iniciativas educacionais atuais e moldar suas forças de trabalho futuras”, diz o relatório.

A Forrester prevê que a força de trabalho dessas empresas não será a única afetada com essa mudança. Futuros funcionários em todos os tipos de empresas chegarão a empregos com treinamento de grandes empresas de tecnologia. As empresas experientes, disse a Forrester, buscarão parcerias com empresas de tecnologia ligadas à educação para promover a educação contínua.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.