5 anúncios de inteligência artificial da NRF 2024

NRF 2024 deu a largada no ano do varejo com uma enxurrada de novidades para o setor

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9:02 pm - 19 de janeiro de 2024
NRF Imagem: Jason Dixson Photography/NRF

Todos os anos, a Federação Nacional de Varejo (NRF) dos Estados Unidos dá a largada no calendário do varejo com uma enxurrada de novidades para o setor. A NRF 2024, é claro, não foi diferente.

Realizada nesta semana em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a convenção do setor de varejo abordou tendências importantes e avanços tecnológicos que devem marcar o segmento no futuro. Não é surpresa que a IA, novamente, esteve no centro da conversa.

Durante a NRF, uma série de serviços e soluções que têm como objetivo aprimorar a experiência do cliente, tornar pontos de venda mais eficientes e otimizar a logística do setor foram anunciadas e demonstradas. Confira alguns dos principais anúncios abaixo:

Google Cloud

Durante o evento, o Google Cloud apresentou novas tecnologias baseadas em inteligência artificial generativa para ajudar o setor a personalizar as compras online, modernizar as operações e transformar as implantações tecnológicas nas lojas. As soluções são integradas por meio do Vertex AI Search for Retail, plataforma do Google Cloud baseada em grandes modelos de linguagem (LLM).

Uma delas é a Conversational Commerce, que permite a integração de agentes virtuais generativos nos sites e aplicativos de lojas. Os agentes são capazes de manter conversas com potenciais compradores em uma linguagem natural que entenda suas preferências e ofereça opções de produtos mais precisos.

A Victoria’s Secret & Co. é um dos clientes que usará a IA do Google Cloud para aprimorar experiências de compras on-line. A marca irá explorar um novo assistente de conversação criado com a Vertex AI,  com o objetivo de fornecer aos compradores recomendações de produtos personalizadas e conselhos úteis com base em preferências pessoais e experiências de vida. Essas novas iniciativas baseiam-se na tecnologia Vision API Product Search, do Google Cloud, que ajuda os usuários a encontrar um produto específico, simplesmente colocando uma imagem na barra de pesquisa do site.

IBM

A IBM apresentou novos dados sobre a percepção de consumidores sobre a IA relacionada ao varejo. No estudo global do Instituto de Valor Empresarial, a IBM expôs a discrepância entre as expectativas dos consumidores e o estado atual das ofertas varejistas. O estudo “Revolutionize retail with AI everywhere: Consumers won’t wait“, revelado antes da NRF, entrevistou quase 20 mil indivíduos em todo o mundo e apontou uma insatisfação generalizada com as experiências de compra. Apenas 9% dos consumidores entrevistados disseram estar satisfeitos com as compras na loja e apenas 14% estão satisfeitos com as compras online.

A maioria dos consumidores (59%) entrevistados disse que gostaria de usar aplicativos de IA enquanto fazem compras, e 4 em cada 5 consumidores que não utilizaram a tecnologia para compras relataram estar interessados em experimentá-la. A personalização e as ofertas direcionadas apresentam oportunidades para os varejistas, com 52% dos consumidores entrevistados interessados em receber informações, anúncios e ofertas de lojas relevantes para seus interesses específicos.

No entanto, ainda existe uma clara lacuna de satisfação para os usuários atuais de assistentes de IA. Apenas cerca de um terço dos consumidores entrevistados que usaram assistentes virtuais estão satisfeitos com a experiência, e quase 20% ficaram tão decepcionados que não desejam mais usar assistentes virtuais, sinalizando uma incompatibilidade entre as ofertas tecnológicas atuais e as expectativas dos compradores.

Leia também: Mais digital, varejo embarca na IA generativa

Microsoft

A Microsoft também revelou novas ferramentas de IA com o objetivo de enfrentar alguns dos principais desafios do varejo, incluindo a alta rotatividade de colaboradores e as mudanças nos hábitos de compra do consumidor – incluindo o aumento das compras omnicanal e a diminuição da fidelidade à marca.

Entre as novidades estão novas integrações do Copilot AI para as aplicações Dynamics 365, que ajudam os varejistas a gerar insights sobre clientes e otimizar campanhas de marketing. Foram apresentados ainda modelos específicos de IA para varejo e conectores de dados para acelerar a adoção de IA.

O Microsoft Cloud for Retail agora também oferece um modelo de copilot, em versão de prévia, no Azure OpenAI Service, que auxilia os varejistas a criar soluções para apoiar as operações da loja, proporcionando aos vendedores e gerentes de loja acesso a insights e informações durante o fluxo de trabalho.

“A IA generativa pode funcionar como um diferencial crucial para os varejistas, proporcionando aos seus clientes uma experiência única e memorável que incorpora a identidade de sua marca”, afirmou Shelley Bransten, vice-presidente corporativa de Varejo Global, Bens de Consumo e Indústrias de Jogos da Microsoft.

Samsung

A fabricante sul-coreana Samsung também reservou algumas novidades para a conferência de varejo, incluindo displays 4K para lojas. O destaque, no entanto, foi para o segmento de IA: a companhia anunciou os chamados “humanos digitais“, assistentes para lojas desenhadas para uma experiência de compra personalizada.

A empresa demonstrou o personagem “Sam, o Sommelier“, o humano digital da Chevron projetado pela Samsung para ajudar os clientes na área San Diego a encontrar vinhos na de conveniência ExtraMile. O sommelier virtual oferece aos clientes recomendações de harmonização de vinhos com base em suas compras de alimentos e compartilhar informações sobre as notas e características de cada garrafa, tudo por meio de uma conversa via linguagem natural.

Os varejistas podem implementar Humanos Digitais por meio de tablets Samsung, quiosques ou displays interativos para interagir de forma inteligente, fazer recomendações e concluir transações para os consumidores por meio de voz e chat ao vivo. A solução foi desenhada pelo laboratório de pesquisa de IA da companhia.

SAP

A SAP também trouxe soluções baseadas em IA para ajudar na otimização de varejos. Sua solução de Planejamento Preditivo de Demanda utiliza um modelo de aprendizado para fornecer previsões a longo prazo ao varejo, mitigando desafios de reabastecimento de estoque e o gerenciamento de pedidos em lojas físicas e online.

Segundo a SAP, a ferramenta será progressivamente expandida. Em sua versão atual, o Reabastecimento Preditivo funciona no nível de centros de distribuição. No futuro, no entanto, a expectativa é trazê-la também para lojas.

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Redação

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