4G no Brasil ganha velocidade, mas acesso ainda é limitado

Author Photo
11:54 am - 18 de janeiro de 2017

Relatório semestral da consultoria OpenSignal aponta que o 4G no Brasil ganhou velocidade, mas o acesso LTE ainda é limitado. Além disso, embora operadoras continuem a expandir e atualizar suas redes, os players ainda têm grandes desafios pela frente.

De acordo com o “State of Mobile Networks: Brazil“, a Claro é líder em largura de banda, tirando o posto da Vivo na classificação de velocidade 4G. Enquanto isso, a TIM se afastou de seus pares em disponibilidade 4G, sendo a líder.

Para chegar a essa conclusão, a OpenSignal coletou 770 milhões de medições de 39.471 usuários de smartphones entre 1º de setembro de 2016 e 30 de novembro de 2016. Foram analisadas as teles Claro, Nextel, Oi, TIM e Vivo.

A OpenSignal se disse surpresa com os avanços da Claro no País em testes de velocidade. “Registramos velocidade de download média de 4G para a Claro de 27,5 Mbps, que era mais do que o dobro da velocidade média que medimos nas redes LTE da Oi e TIM. A Vivo entregou a segunda velocidade 4G mais rápida em nossos testes, com média de 21,3 Mbps”, apontou.

opensignal 1317879604

Fonte: OpenSignal

De acordo com o relatório, a Claro também teve o melhor desempenho 3G no ranking de velocidade, com média de velocidades de download HSPA de 3,9 Mbps. A TIM, por sua vez, surgiu como líder na disponibilidade 4G.

A OpenSignal justifica que em vez de medir a cobertura geográfica, a métrica de disponibilidade rastreia a porcentagem de tempo que os usuários do OpenSignal têm acesso a uma rede específica. “Nossos usuários no TIM foram capazes de encontrar um sinal LTE 59,2% do tempo. Em geral, porém, nenhuma operadora no Brasil foi capaz de fornecer conectividade 4G consistente. A Vivo foi a única para a qual registramos disponibilidade de 4G acima de 50%. A Oi ficou na parte inferior do ranking com pontuação de 43,3%.”

Comparando o Brasil com outros países, a consultoria verificou que a velocidade total do Brasil em 4G é de 19,7 Mbps, colocando-o acima de 2 Mbps acima da média global, de acordo com recente relatório da OpenSignal. Mas quando se trata de disponibilidade de 4G, o Brasil ainda está perto do ponto mais baixo entre seus pares globais e sul-americanos. Por fim, a OpenSignal destaca que observa sinais de melhorias na estrutura de telecom móvel do País.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.