3 dicas para contratar profissionais de TI de forma mais efetiva
Especialista traz insights para ajudar no processo de contratação no setor com o maior déficit profissional do País
O setor de tecnologia no Brasil segue com um grande déficit de profissionais de TI capacitados. E, para além das habilidades técnicas, profissionais de RH também se deparam com o desafio de encontrar candidatos que combinem com os valores e cultura da companhia.
Pesquisa recente realizada pela Totvs apontou que 58% dos executivos de TI acreditam que os novos talentos não estão totalmente capacitados para o mercado de trabalho. Na visão de Alessandra Conti, CHRO e CMO da SIS Consultoria, a “contratação assertiva é fundamental para o bom desempenho de uma empresa, especialmente porque a rotatividade impacta a produtividade da equipe, que gasta tempo e recursos com treinamento”.
Leia ainda: Salários com maiores aumentos de 2022 estão em TI
Como, então, tornar as contratações mais efetivas?
Na lista a seguir, Alessandra destaca três dicas para ajudar na contratação de colaboradores, e evitar prejuízos de tempo e dinheiro.
Planejamento de vagas
Alessandra lembra que uma boa contratação começa com um profundo entendimento da vaga. Só assim, será possível divulgar a vaga da melhor maneira e chegar aos candidatos certos. Nessa etapa também são definidos os pré-requisitos da vaga, detalhamento das funções, necessidades e desafios que a vaga enfrentará e outras particularidades da vaga e da empresa que precisam ser levadas em consideração.
“Essa fase inicial deve ser feita com muito cuidado. É fundamental ter um anúncio completo, específico e bem direcionado para atrair os melhores candidatos”, afirma Alessandra.
Compatibilidade entre perfis e vagas
Alessandra recomenda que é preciso estar atento ao perfil dos candidatos logo na primeira triagem dos currículos para evitar perda de tempo de todos os envolvidos no processo. “Por isso é tão importante descrever corretamente o escopo do trabalho em suas várias dimensões, incluindo as habilidades que o profissional deve ter. Uma publicação eficiente tem muito mais chances de atrair os talentos adequados”, diz.
Nessa etapa é importante avaliar também a identificação do candidato com o perfil da empresa para evitar rotatividade e insatisfação de todas as partes. A especialista aconselha que, na hora de agendar as entrevistas, é preciso ser claro, objetivo, expondo todas as informações necessárias para que o processo aconteça sem surpresas.
Serviços humanizados e especializados
Uma das possibilidades trazidas pela especialista são as empresas especializadas e com expertise para fazer contratações assertivas, de acordo com a sua necessidade. Terceirizar a tarefa com uma empresa dedicada pode aliviar não apenas a equipe interna, como agilizar o processo.