2015 é pior ano para abertura de capital desde 2009

Author Photo
10:27 am - 14 de dezembro de 2015
Com apenas 28 empresas de tecnologia tornando-se públicas nos Estados Unidos em 2015, este ano foi o pior para IPOs desde 2009, segundo a Dealogic. Somente no mercado norte-americano, em 2014, 62 abriram capital contra 48 no ano anterior. “Não vimos tão poucos IPOs de tecnologia desde a crise financeira de 2008-09”, observa Kathleen Smith, diretora da IPO da Renaissance Capital. 

O desempenho dos IPOs de tecnologia também tem sido abaixo da média. Metade das empresas de tecnologia que abriu capital neste ano está negociando seu preço abaixo do esperado, incluindo a Etsy que caiu 41%. Box e Square se tornaram públicas por um valor menor do que o mercado especulava.

Muitas vezes visto como um termômetro para os próximos IPOs, os investidores estarão de olho no cenário atual de abertura de capital de empresas de tecnologia para sentir o que vem por aí.  Nelson Griggs, Earned Value Professional (EVP) de Global Listing Services da Nasdaq, fala de uma “mudança” no sentimento dos investidores neste ano. “Eles buscavam mais lucros do que apenas crescimento da receita.”

O volume total de todos os IPOs das empresas de tecnologia foi de US$ 9,4 bilhões, sendo que o maior IPO do ano foi o da First Data, que levantou US$ 2,8 bilhões. No entanto, o mercado norte-americano não está sozinho. Relatório recente destaca que o número de IPOs de empresas europeias de tecnologia também caiu, bem como o valor. Essa lista inclui Deezer e HelloFresh

O que é muito provável, no entanto, é que muitas empresas optem por fazer o IPO em 2016. Anand Sanwal, CEO da CB Insights, prevê que Cloudera e Dropbox serão as próximas da lista.  Companhias de segurança, storage e software também prometem abrir capital no primeiro trimestre do ano. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.