12 maiores desafios enfrentados pela área de TI hoje

A incerteza econômica, a necessidade de impulsionar o valor comercial e as mudanças na forma de trabalhar continuam a remodelar a agenda do CIO

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4:06 pm - 11 de julho de 2023
Imagem: Shutterstock

A lista de expectativas em relação aos CIOs continua a crescer, pois eles enfrentam pressão para aproveitar novas tecnologias e impulsionar a organização, ao mesmo tempo em que melhoram a eficiência, lidam com desafios de pessoal e enfrentam uma lacuna de habilidades tecnológicas na área de TI.

É claro que cada CIO terá uma lista única de prioridades e desafios com base nos objetivos da empresa e no setor em que atua. Mas os seguintes 12 problemas são comumente enfrentados pelos CIOs atualmente.

1. Reforçar a cibersegurança

A maioria dos CIOs não apenas considera a cibersegurança como uma de suas principais questões atualmente, mas também a nomeia como sua maior preocupação.

Considere os resultados do Relatório de Tecnologia Inteligente da Insight 2023, o IDC InfoBrief. A pesquisa constatou que a cibersegurança é um dos principais desafios enfrentados pelas organizações, com 56% dos entrevistados afirmando isso.

Enquanto isso, o Estudo Global de CIOs da Lenovo mostrou que 66% dos CIOs listaram a cibersegurança/ransomware e 66% relataram a privacidade/segurança de dados como principais desafios.

“À medida que a tecnologia evolui, os hackers ajustam seus métodos às novas normas, tornando as ameaças à segurança uma preocupação constante que exige que os líderes de TI e suas equipes estejam vigilantes o tempo todo”, diz Jeremy Rafuse, vice-presidente de TI e Chefe do Ambiente de Trabalho Digital da empresa de software GoTo.

2. Operacionalizar a inteligência artificial

Aproveitar o poder da IA – e especialmente da IA generativa – também está dominando a agenda do CIO, de acordo com várias fontes.

“A pergunta número um nos dias de hoje é: ‘Como aproveitamos a IA generativa?’”, diz Thomas Phelps, vice-presidente de Estratégia Corporativa e CIO da Laserfiche. “Isso está sendo levantado pela equipe executiva, pelo conselho, em feiras comerciais e na mídia; você não pode ir a lugar nenhum sem ouvir falar sobre IA generativa.”

Phelps e outros executivos de tecnologia dizem que estão focados em como usar a IA em toda a organização não apenas para serem mais eficientes, mas também para serem mais inovadores e transformadores. No entanto, eles também têm a tarefa adicional de fazê-lo de maneira segura e ética, exigindo o desenvolvimento de novas estratégias, práticas e políticas de governança que, para muitos, ainda estão em andamento.

3. Lidando com pressões econômicas e incertezas

Embora a maioria dos CIOs tenha visto seus orçamentos de TI aumentarem, eles também afirmam sentir o impacto da inflação, pois esse dinheiro extra não está cobrindo seus custos mais altos.

Por exemplo, a pesquisa CIO Pulse: Orçamentos e Prioridades 2023, da SoftwareOne, relata que 93% dos 600 líderes de TI pesquisados disseram que seus orçamentos estão maiores, mas 83% também afirmam que terão de alcançar mais com menos.

Isso leva os CIOs a procurar maneiras de obter mais eficiência tanto em seus departamentos de TI quanto em toda a organização.

“Nesta era de incertezas econômicas, há muitas perguntas sobre se somos tão eficientes quanto podemos ser e se realmente entendemos nossos custos”, diz Joseph Bruhin, CIO do Breakthru Beverage Group.

Barry Brunsman, diretor da empresa de serviços profissionais KPMG e líder do Global CIO Center of Excellence, diz que os CIOs estão caminhando numa corda bamba: eles estão se concentrando em oferecer eficiência para que suas organizações estejam preparadas caso as economias nacionais entrem em recessão (assunto de especulação contínua que ainda não ocorreu na maioria dos lugares), mas ao mesmo tempo eles não querem reduzir iniciativas que poderiam melhor posicionar suas organizações se as economias permanecerem estáveis ou se fortalecerem.

“Há uma espécie de paralisia em torno do que os CIOs vão fazer”, diz ele.

4. Modernizar em velocidade

O ritmo cada vez maior das mudanças tecnológicas também atrai toda a atenção dos CIOs.

Joel Schwalbe, CIO da empresa de biotecnologia Transnetyx, diz que está focado em reduzir continuamente a dívida técnica e modernizar a pilha de tecnologia de sua empresa para que sua equipe de TI possa minimizar os recursos necessários para manter o ambiente e, em vez disso, maximizar o tempo e a energia gastos no suporte aos objetivos de negócios.

É um desafio constante, diz Schwalbe. “É complicado porque, à medida que a tecnologia continua a evoluir, você quer ter certeza de que está apostando na área certa”, diz ele, acrescentando que o objetivo é ficar por dentro dos esforços de modernização e transformação para “não ficar ao ponto em que a dívida de tecnologia é um problema”.

O Estudo Global de CIOs da Lenovo fornece informações sobre esse trabalho. Descobriu-se que 61% dos entrevistados acreditam que “seus negócios sentiriam um impacto em não mais do que algumas semanas se interrompessem os gastos com iniciativas de transformação digital”.

Além disso, 57% disseram que substituiriam metade ou mais da tecnologia atual de sua empresa se tivessem a chance de começar do zero e 25% disseram que substituiriam a maior parte ou a totalidade.

5. Inovar de forma significativa

Claro, como os CIOs sabem, esse esforço de modernização não pode ser apenas para obter novas tecnologias. Ele deve conduzir os objetivos de negócios e, por fim, a transformação.

É por isso que, diz Phelps, ele e outros CIOs continuam a construir “uma cultura contínua de inovação” em seus departamentos de TI e em suas organizações como um todo.

Os CIOs estão bem posicionados para assumir a tarefa, diz Phelps, porque trabalham em todas as áreas funcionais da empresa e estão entre os mais bem equipados para propor e fornecer serviços digitais inovadores.

“Agora tudo é digital e os CIOs precisam moldar essa narrativa. Isso elevou o papel do CIO a um líder digital que pode se conectar a iniciativas inovadoras”, acrescenta Phelps.

Pesquisa da EY confirma a ênfase na TI como inovadora. No estudo Technology Pulse, de maio de 2023, 94% dos executivos de tecnologia entrevistados disseram que “a inovação em toda a empresa os ajudará a sair da atual crise econômica como uma empresa mais forte do que antes”; 94% disseram que a empresa planeja aumentar os investimentos em TI ou tecnologias emergentes no próximo ano; e 81% disseram que a companhia planeja fazer uma aquisição relacionada à inovação nos próximos seis meses.

6. Garantir a proposta de valor da TI

Assim como a inovação deve trazer retornos tangíveis para a empresa, também se espera que os CIOs trabalhem com seus colegas de negócios para calcular a proposta de valor das iniciativas de tecnologia.

Como explica Bruhin, os CIOs de hoje devem ter – e incutir em seus parceiros que solicitam novas tecnologias – uma “mentalidade de percepção de benefícios”. “Há um foco no valor que vai gerar para a organização”, acrescenta.

7. Gerar insights de dados

Falando em valor, os CIOs também estão procurando como maximizar todos os investimentos relacionados a dados que fizeram nos últimos anos.

A pesquisa State of the CIO de 2023, da CIO, descobriu que 34% dos líderes de TI listam o aproveitamento de dados como uma importante iniciativa de tecnologia, colocando-o em segundo lugar na lista de prioridades – atrás apenas de segurança e gerenciamento de riscos.

E a Technology Pulse Poll, da EY, descobriu que 62% dos executivos de tecnologia pesquisados priorizaram investimentos em big data e analytics.

Mas enquanto os investimentos dos anos anteriores se concentravam na construção de infraestrutura de dados sólida, os CIOs agora estão gastando em tecnologias e treinamento para ajudar as pessoas em suas organizações a usar dados.

“Estamos vendo uma mudança nos gastos com tecnologias que impulsionam a democratização de dados e analytics – e esperamos que os gastos aumentem drasticamente”, diz Brunsman, acrescentando que, embora muitas organizações tenham especialistas em dados gerando insights dos vastos tesouros de dados que acumularam, eles agora querem chegar a um lugar onde todos em sua organização possam obter valor dos dados.

8. Transformar para atender aos requisitos regulamentares

Os CIOs também ainda estão trabalhando com seus colegas executivos para gerenciar seus dados, diz Ray Velez, CTO Global da consultoria digital Publicis Sapient.

Muitos CIOs têm trabalhado com seus diretores de dados, diretores de marketing e outros C-Levels neste tópico há anos. Mas, como aponta Velez, as regras e oa regulamentos em torno dos dados evoluem.

Como resultado, Velez diz que vê “muito foco na modernização da pilha de dados do cliente” e na adoção de tecnologias emergentes que permitem que as organizações atendam aos requisitos regulatórios, como oferecer um recurso de exclusão do cliente e, ao mesmo tempo, permitir que as organizações acessem e usem os dados necessários para oferecer atendimento personalizado ao cliente e insights aos tomadores de decisão.

“Os CIOs precisam ser capazes de fornecer coisas como gerenciamento de consentimento e trabalhar com outras pessoas para criar e transformar como os dados do cliente são usados, armazenados e a comunicação da proposta de valor”, acrescenta Velez.

9. Democratizar o desenvolvimento tecnológico

Os CIOs não estão apenas colocando dados nas mãos dos trabalhadores em suas organizações; eles estão cada vez mais colocando ferramentas de desenvolvimento de software lá também.

A empresa de pesquisa IDC espera que as vendas de plataformas de low-code/no-code cresçam rapidamente – 13,9% ao ano – até 2026.

Jamie Smith, CIO da Universidade de Phoenix, acredita que permitir que funcionários que não são de TI criem alguns de seus próprios recursos é um “multiplicador de força” que beneficia toda a organização, permitindo que os funcionários mais próximos dos processos de negócios e clientes criem as experiências digitais que desejam e precisam para fazer seu trabalho.

10. Adquirir e reter talentos

A empresa de consultoria de negócios global Protiviti pesquisou 1.304 executivos e diretores C-Levels para entender os principais riscos que eles enfrentam. O topo da lista? A capacidade de atrair e reter os melhores talentos em um mercado de trabalho restrito, que eles veem como limitante de sua capacidade de atingir metas operacionais.

Embora muitos líderes funcionais enfrentem desafios para encontrar e manter talentos, os CIOs estão entre os mais sobrecarregados nesse aspecto.

“A escassez global de talentos sobrecarregou o mercado de trabalho, e os pesquisadores esperam que esse problema piore, com 85 milhões de vagas previstas para serem preenchidas até 2030 devido à falta de trabalhadores qualificados”, diz Rafuse. “Com o avanço da tecnologia acelerando a cada dia, é possível que o problema piore antes de melhorar. Os departamentos de TI precisam ser capazes de acompanhar atualizações constantes, novos sistemas operacionais e ameaças emergentes, ou equipes com falta de pessoal correm o risco de ficar para trás.”

Ele continua: “Com tanta competição pelos melhores talentos e trabalhadores demitidos das grandes empresas de tecnologia, as empresas precisam ser criativas na forma como se diferenciam. Os CIOs e líderes de TI também devem explorar constantemente métodos para investir no aprimoramento interno de sua equipe atual, a fim de atrair e manter talentos”.

11. Preparar equipes de TI para o futuro

Os CIOs precisam pensar não apenas em suas equipes de hoje, mas também nas de amanhã.

Os profissionais de TI devem acompanhar a evolução das tecnologias para garantir que possam fornecer e dar suporte às ferramentas e recursos de que suas organizações precisam para ter sucesso. Além disso, os tecnólogos querem aprender novas habilidades, com vários estudos mostrando que eles mudarão de emprego se sentirem que estão estagnados em sua função atual. Em uma pesquisa recente, 47% dos profissionais de tecnologia respondentes disseram que estão pensando em deixar o emprego atual para desenvolver suas habilidades.

“A mão de obra de TI qualificada continuará a ser difícil de encontrar no futuro, portanto, os CIOs, mais do que nunca, terão que procurar oportunidades para que sua equipe melhore as habilidades”, diz Matt Deneroff, vice-presidente de Soluções de Talentos de Tecnologia da empresa de recrutamento.

12. Criar um ambiente de trabalho híbrido que funcione para todos

Os CIOs dizem que eles próprios também devem aprender a trabalhar de novas maneiras à medida que o mundo muda, especialmente quando se trata de apoiar uma força de trabalho híbrida em toda a organização, bem como liderar suas próprias equipes neste novo modelo de local de trabalho.

“Equipar os funcionários com as ferramentas e o suporte de que precisam para realizar seus trabalhos, não importa onde estejam, deve ser uma prioridade para as equipes de TI”, diz Rafuse.

Mas, ao mesmo tempo, Rafuse diz que os CIOs, incluindo ele mesmo, devem considerar o que isso significa para os funcionários de TI.

“[O] gerente de TI deve equilibrar essa flexibilidade com um bom equilíbrio vida/trabalho. Só porque as equipes de TI podem estar sempre ativas, não significa que devam, se você quiser manter bons talentos a longo prazo”, diz ele, observando que “as empresas devem buscar qualidade em detrimento da quantidade, simplificando o número de tecnologias e software que eles estão usando, reduzindo assim a carga sobre a TI. Isso criará um ambiente de trabalho virtual mais positivo e funcional para os funcionários, reduzindo o atrito entre departamentos e o esgotamento da equipe de TI”.

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