Como a combinação da IA generativa com a automação de processos mudará os negócios
Automação fornece a camada de ação para dar vida ao poder dos modelos de IA generativa
Você está animado com o futuro da IA generativa? Muitas pessoas que trabalham com IA hoje dirão que este é o momento mais emocionante que já vivenciaram em suas carreiras, e por um bom motivo. Da geração de imagens alucinantes a agentes autônomos, cada semana que passa traz novos desenvolvimentos impressionantes, e todas as empresas estão pensando em como essas tecnologias transformarão seus negócios e setores.
Afinal, gerar um e-mail a partir de um prompt é ótimo, mas gerá-lo automaticamente a partir do contexto relevante do cliente e enviá-lo com um clique é ainda melhor. Dizer a você como concluir uma tarefa em vários aplicativos em seu trabalho é útil, mas realmente fazer essa tarefa para você é ainda melhor.
É por isso que a combinação de IA generativa e automação é tão poderosa; a automação fornece a camada de ação para dar vida ao poder dos modelos de IA generativa.
A variedade de novos casos de uso e a acessibilidade que a IA generativa permite aumentarão drasticamente a automação e, portanto, a produtividade do trabalhador nas empresas. Compartilho alguns casos de uso em que a IA generativa e a automação se combinam para transformar o trabalho.
Automação de processos não assistida
Muitos processos já podem ser totalmente ou parcialmente automatizados nos bastidores com uma plataforma de automação. Com a capacidade de incorporar IA generativa nesses processos, as etapas que costumavam exigir que um usuário humano revisasse informações, extraísse dados ou redigisse uma mensagem agora também podem ser automatizadas.
Leia também: IA é prioridade para apenas 8% das empresas atualmente
Por exemplo, novos modelos de IA generativa podem extrair dados de forma confiável de documentos com formatação complexa ou inconsistente. Da mesma forma, as etapas em sua automação que precisavam de um usuário para revisar as informações e aplicar julgamento, como redigir um e-mail para um cliente, agora podem ser automatizadas com modelos que usam diretrizes para escrever automaticamente comunicações personalizadas de alta qualidade.
IA como interface para automação
Dada a variedade de recursos que modelos como o ChatGPT demonstraram, é provável que, no futuro, todos os funcionários tenham acesso a uma interface de IA para recuperar informações, obter suporte e agir.
Vimos o potencial da IA como uma interface principal com plug-ins ChatGPT e Gen App Builder do Google, demonstrando como uma experiência de IA baseada em chat pode interagir dinamicamente com outros sistemas para concluir tarefas e recuperar dados. No entanto, para que esses modelos sejam eficazes na realização de tarefas para o usuário, eles precisam estar conectados a uma plataforma de automação para executar essas ações.
É a plataforma de automação por trás da IA que sabe como percorrer seus sistemas de registro, do CRM ao ERP, aplicar regras de negócios em fluxos de trabalho aprovados e processar informações em uma ampla variedade de formatos. Com o poder da automação por trás dela, a IA pode se tornar a interface principal para cada funcionário realizar seu trabalho com mais eficiência e qualidade.
A IA generativa combinada com a automação abrirá inúmeras novas possibilidades de negócios e transformará a velocidade e a escala em que são executados.
*Weslyeh Mohriak é country director da Automation Anywhere Brasil
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!