Dados e cibersegurança desafiam CIOs em 2022, mostra estudo da IT Mídia

Levantamento indica que segurança vai liderar investimentos. Maioria absoluta (96%) espera orçamento igual ou maior que em 2021

Author Photo
5:05 pm - 23 de dezembro de 2021
desafio, tecnologia, jogo Imagem: Shutterstock

Aumentar os investimentos em inteligência de negócios usando dados e reforçar a segurança não só desses mesmos dados, mas da própria infraestrutura de TI, são os dois principais desafios elencados por CIOs e gestores de tecnologia para 2022. É o que revela um levantamento feito pela IT Mídia sobre as expectativas para o mercado de TI em 2022 e divulgado nessa quinta-feira (23) – e que você pode baixar aqui.

Para 64%, o maior objetivo é aumentar a tomada de decisões usando ferramentas de BI, Analytics e Big Data. Em seguida aparece a cibersegurança, com 61% das respostas. Acelerar a transformação digital (57%), reter talentos de TI (52%) e automatizar processos de negócio (44%) aparecem em seguida.

Não por acaso as tecnologias que devem receber maiores investimentos, segundo os executivos ouvidos, são cibersegurança (76%), Big Data/Analytics (58%), inteligência artificial (45%) e automação robótica de processos, ou RPA (43%).

Leia também: Ransomware dirigido a companhias cresce 150% no Brasil

Na parte de baixo da lista de preocupações dos gestores estão digitalizar portfólio (12%), contratar tecnologia como serviço (19%) e migrar para a nuvem (25%).

Para a maioria dos líderes, também é necessário adquirir mais conhecimento sobre algumas tecnologias emergentes, incluindo Inteligência Artificial (IA), segundo 54%, internet das coisas, ou IoT, para 43%, e Big Data/Analytics, para 42%. Cibersegurança (41%), LGPD (39%) e blockchain (35%) também foram mencionados.

Pandemia superada e orçamentos maiores

Outra descoberta importante do estudo é que dois terços dos executivos ouvidos, ou 67%, dizem já estar totalmente adaptados aos novos modelos de negócio surgidos durante e por causa da pandemia de COVID-19. O terço restante, ao contrário, diz que o planejamento estratégico de suas companhias ainda considera um impacto relevante da crise sanitária sobre os investimentos em TI.

Apesar disso, os investimentos em TI durante 2021 foram afetados pela COVID-19. 56% dos CIOs disseram que seus planos de investimentos em tecnologia foram afetados por demandas urgentes surgidas durante o ano, enquanto 4% cancelaram projetos. Já 9% dizem ter realizados seus projetos integralmente, enquanto 31% foram além, e concluíram projetos adicionais.

A maioria absoluta dos respondentes tem boas expectativas para 2022, ao menos em termos orçamentários. 96% disseram que o orçamento será mantido ou crescerá, embora em diferentes medidas: 24% esperam estabilidade; 40% esperam crescimento de até 25%; 17% esperam crescimento de até 50%; e 14% esperam crescimentos acima de 50%.

Apenas 6% dos ouvidos esperam queda de orçamento de TI em 2022.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.