11 segredos sombrios da multicloud

Em muitas situações, as arquiteturas multicloud fazem mais sentido. Mas jogar neste campo, pode expor sua empresa a custos e problemas ocultos

Author Photo
10:31 am - 06 de maio de 2021

A computação em nuvem é uma cornucópia digital de opções para deslumbrar os olhos de todos, desde o CIO viciado em planilhas até o estagiário experiente. Esses servidores com 24 GB de RAM têm uma boa aparência, assim como aquele novo sistema de classificação de imagens IA. Oh, o que é isso aí? Armazenamento de objetos de longo prazo? Dê-me alguns zilhões de bytes disso também.

Se as opções de um provedor de nuvem são boas, por que não duas? Ou três? Ou N? Todo mundo sabe que o dever de casa se expande para preencher a mesa e cada receita cresce em complexidade para ocupar cada pedaço de espaço no balcão. É natural para o arquiteto moderno entreter a ideia de se espalhar por toda a Internet para aproveitar tudo o que está disponível.

Existem boas razões práticas pelas quais as arquiteturas multicloud fazem sentido. Mais nuvens significam mais opções para APIs, mais locais para data centers e uma lista ainda mais longa de algoritmos de IA inteligentes que podem funcionar. Quando novas melhorias surgirem, uma equipe de arquitetos aberta a várias nuvens será ágil o suficiente para tirar o máximo proveito delas.

E também há o desejo de lutar contra o aprisionamento do fornecedor. Quando chega o momento de renovação do contrato, os preços sobem até encontrar concorrência. Adicionar agilidade multicloud à arquitetura desde o início torna mais fácil mudar quando a equipe de vendas do fornecedor deseja pressioná-lo. Há algo tão irresistível no sonho de poder transferir sua empresa para outro fornecedor em um fim de semana.

Mas todas essas vantagens têm um preço. Permanecer ágil o suficiente para aproveitar a competição tem um lado sombrio que só pode se tornar óbvio depois de várias semanas, meses ou mesmo anos. Aqui estão alguns dos perigos ocultos da multicloud que podem surgir para minar sua experiência.

Perdendo a excelência proprietária

Muitas partes da nuvem moderna são puras commodities. Todo mundo está vendendo instâncias com quantidades variáveis de RAM e uma escolha de seu sabor favorito de Linux. Todo mundo está armazenando seus bits em baldes. Mas entre todas essas opções comuns estão algumas ferramentas exclusivas e poderosas que são amplamente proprietárias. O banco de dados principal da Oracle, o Firebase do Google e a pilha .Net da Microsoft são apenas alguns deles.

O imperativo da multicloud pode dificultar o aproveitamento total de todas essas ferramentas oferecidas, pois é difícil duplica-las em outra nuvem. Se o seu objetivo é ter certeza de que você tem outras opções que podem ser trocadas para a produção a qualquer momento, você pode não ser capaz de aproveitar as opções realmente inteligentes que aparecem. Você ainda pode fazer exceções para uma parte de sua pilha. Mas o maior preço de ser capaz de jogar em campo é nunca se casar com uma ferramenta excelente.

A tirania da escolha

Os críticos do capitalismo de mercado tardio gostam de se agarrar aos extremos, como o fato de que alguns shoppings têm lojas individuais que não fazem nada além de estocar milhares de diferentes tipos de meias. Embora esses críticos provavelmente nunca tenham experimentado as alegrias do comunismo soviético tardio, onde havia apenas uma escolha nos dias bons, eles têm razão. Tomar decisões leva tempo. A tirania da escolha nos força a fazer planilhas e listas de verificação que são revisadas por comitês em reuniões, tudo para reduzir algumas frações de centavo das taxas horárias.

Malabarismo com mudanças

Muitas partes da nuvem são mercadorias automatizadas que são razoavelmente intercambiáveis, mas sempre há pequenas diferenças que sua equipe deve controlar. Talvez uma nuvem tenha mudado para PHP 8 antes da outra. Talvez outro seja mudar o modelo de preços para penalizar a largura de banda de saída. Mais fornecedores e mais parceiros significam mais anúncios por e-mail, videoconferências e – talvez um dia – mais campanha publicitária em conferências presenciais anuais em resorts swish. Além da diversão extra nas festas, é apenas mais trabalho para todos da equipe. O preço da liberdade multicloud significa vigilância eterna sobre anúncios, comunicados à imprensa e e-mails de vários fornecedores.

Padrão, não padrão

Os adolescentes gostam de sondar as profundezas da sinceridade com frases como “brincadeira/não brincadeira”. O mesmo acontece com os escritores padrão. Em teoria, a Internet é combinada com padrões elaborados e bem especificados que garantem que tudo será interoperável. Muitas vezes há muita verdade nisso, mas nunca é perfeito. Sempre haverá uma pequena diferença entre sua versão do Ubuntu ou Python, ou algum outro padrão, e seu código irá soluçar ou até mesmo vomitar quando for descoberto. Espalhar seu código em várias nuvens aumenta as chances de encontrar essas pequenas diferenças que, de alguma forma, aparecem tarde na noite de sábado ou durante suas férias.

Latência

Enviar pacotes entre máquinas no mesmo rack geralmente será mais rápido do que enviá-los para um data center diferente do outro lado do mundo. Uma estratégia de várias nuvens provavelmente exigirá atrasos maiores se você pretende aproveitar os preços baixos de armazenamento na Antártica. Isso nem sempre é importante. Alguns pacotes não precisam viajar rapidamente. Existem muitos cálculos em segundo plano que não precisam de velocidade. Mas, para as rotinas principais que potencializam as partes mais interativas de qualquer aplicativo, será útil ter os microsserviços principais em execução próximos.

Treinamento multiplica

Investir em uma nuvem significa aprender os detalhes e as interfaces idiossincráticas da visão de uma empresa. Investir em várias nuvens significa fazer isso de novo e de novo. A equipe precisará acumular experiência continuamente. Sim, existem algumas boas opções que simplificam isso. Backblaze, por exemplo, tem uma API de armazenamento que imita os buckets S3 da Amazon. Mas esses clones são uma exceção. N escolhas significa N vezes o treinamento.

Modelos de preços turvam as águas

Existem poucas coisas mais parecidas com uma mercadoria do que uma instância moderna executando um sistema operacional de código aberto popular. Embora escolher o menor preço por hora pareça uma métrica fácil, muitas vezes há outros custos que acabam sendo importantes. Algumas nuvens, por exemplo, cobrarão pelos dados que saem de seus centros. Outros têm melhores recompensas por compromissos de longo prazo. Os modelos de preços costumam ter vários eixos e você precisará de boas estimativas para começar a escolher aquele com o menor preço para você. Os produtos podem parecer commodities, mas os modelos de preços não.

Mentalidade do menor denominador comum

A escolha de opções de commodities aumenta a probabilidade de você entregar um produto de commodities. Sua equipe pode ser capaz de fazer mágica e adicionar recursos maravilhosos às suas camadas de código, mas é um pouco mais difícil de ultrapassar quando você está começando com o mínimo. Muitos trabalhos não exigem muita inteligência. Muitas tarefas são mais bem resolvidas com a solução mais simples. Mas para aqueles momentos em que você está alcançando as estrelas, pode haver apenas uma melhor escolha. As arquiteturas multicloud tendem ao denominador comum mais baixo de tudo.

Perdendo o preço em massa

Os fornecedores de nuvem oferecem grandes descontos para empresas que compram em grandes quantidades, especialmente se elas assumirem compromissos de longo prazo com anos de antecedência. Permanecer ágil e pronto para pular para uma nova nuvem significa evitar esse tipo de bloqueio e os preços com desconto que podem vir com ele. Distribuir seus gastos em várias nuvens torna mais difícil obter grandes descontos para compromissos realmente grandes.

A complicada matemática da confiança

É justo ter o cuidado de confiar em qualquer pessoa nos negócios. É inteligente evitar colocar toda a sua confiança em um fornecedor. Mas jogar neste campo significa colocar sua confiança em mais entidades e isso tem o efeito perverso de multiplicar as chances de decepção ou traição total. Você pode não confiar tanto em cada um de seus fornecedores de nuvem individualmente, mas a quantidade total de confiança necessária para manter as coisas funcionando parece se multiplicar.

Probabilidade crescente de rachaduras legais

Uma das vantagens de ficar com um provedor é que é mais difícil para o provedor culpar outra pessoa. Imagine que você compra um seguro contra incêndio de uma empresa e um seguro contra inundações de outra. Se uma inundação iniciar um incêndio elétrico, você pode apostar que ambos concordarão que cabe à outra empresa pagar a indenização. Abraçar várias nuvens significa mais do que apenas percorrer vários acordos padrão e negociar vários contratos. Isso significa que é mais fácil existirem lacunas entre eles e parece mais fácil cair nessas rachaduras.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.