10 razões para manter o data center funcionando

Com as empresas mudando a maioria das suas cargas de trabalho para a nuvem, os motivos para instalar seu próprio rack de servidor diminuem

Author Photo
5:12 pm - 01 de abril de 2022
sonda sonda

A nuvem com toda a sua facilidade e conveniência está lentamente eclipsando os racks que a definiram. Há muitas razões práticas que afastam esse movimento do data center como marca registrada da tecnologia da informação. Os provedores de serviços em nuvem continuam lançando produtos incríveis e serviços que economizam tempo e simplificam a criação de códigos incríveis. A comodidade é maravilhosa. As forças econômicas que impulsionam a consolidação são fortes e provavelmente estão ficando mais fortes.

Mas, por todas as razões inegáveis que impulsionam a transição para a nuvem, existem alguns argumentos que não se encaixam na narrativa, algumas justificativas para contrariar a tendência e manter seu próprio data center funcionando. Talvez não para todas as suas cargas de trabalho, mas para algumas das principais tarefas direcionadas.

No espírito DIY da autossuficiência de Ralph Waldo Emerson, aqui estão 10 razões para manter parte do seu código rodando no local em um rack que é seu, todo seu.

Velocidade local

A nuvem é um grande ativo para uma empresa espalhada pelo mundo. É uma boa opção para apoiar pessoas que trabalham remotamente ou em casa. Mas se sua força de trabalho está entrando no mesmo campus, acessando os mesmos servidores, há desvantagens notáveis em ter esses servidores muito longe, com todos aqueles deixando a propriedade, viajando pelo país até alguma máquina distante baseada em nuvem em um CEP que você nem conhece.

Os servidores locais são mais rápidos do que os estacionados em outro lugar. Além disso, menos saltos de rede significam menos pontos de falha. Se os bits nunca saem do prédio, você pode se virar com um tubo de internet menor. Todos esses são bons motivos para manter os servidores próximos da ação. Se sua força de trabalho estiver concentrada em um só lugar, coloque os servidores necessários perto deles.

Compensações técnicas

Algumas pessoas adoram a nuvem porque os trabalhadores invisíveis da nuvem cuidam de todo o sofrimento de executar os servidores, comprar as máquinas e instalar o software. Não há dúvida de que a nuvem pode ser libertadora ao tirar esse fardo de seus ombros.

Mas às vezes pode ser mais reconfortante ter todas essas responsabilidades. Mesmo? Depende. Se é uma tarefa que não é essencial e você está disposto a ficar satisfeito com a abordagem da empresa de nuvem, pode valer a pena deixar seu fornecedor de nuvem fazer o seu trabalho e ajustar sua TI em torno disso. Mas se você tem sua própria maneira de fazer as coisas, o atrito pode não valer a economia de tempo que vem com a mudança para a nuvem.

Por exemplo, um dos meus projetos usou algum código legado que exigia uma versão antiga do Python. A empresa de nuvem, no entanto, usou a versão mais recente do Ubuntu e essa versão usou uma versão mais recente do Python. Eu poderia lutar com diferentes versões ou instalar minha versão favorita do Python na máquina do meu laboratório. Era mais simples comprar minha própria máquina do que reescrever o código.

Vizinhos

As empresas de nuvem precisam deixar todos os seus clientes satisfeitos. Você não é o único que vai comprar o serviço. Inscrever-se em um serviço de nuvem não é o mesmo que ingressar em um culto, mas também não é o mesmo que viver em sua própria ilha particular. Você apenas tem que se dar bem com seus vizinhos.

Nos casos mais extremos, seus vizinhos na nuvem podem ser maliciosos. Ataques assustadores, como o Rowhammer, possibilitam que vizinhos intrometidos invadam outros usuários no mesmo hardware. Eles são um problema sério? Os hackers ativos estão atacando outras instâncias de nuvem com frequência? Provavelmente não. Mas uma das grandes vantagens de pagar por seu próprio hardware é não se preocupar com seus vizinhos no data center.

Ao controle

Contratos modernos não são escritos em pedra. Eles geralmente nem são escritos no papel. Quando surgem problemas, não é incomum que as empresas simplesmente o cortem com alguma alegação ambígua de violação de alguma cláusula não especificada nos Termos de Serviço. As listas de discussão por e-mail estão cheias de histórias tristes de desenvolvedores e empresas que acabaram recebendo um e-mail “Dear John” de seu provedor de serviços. Às vezes, a empresa de nuvem nem envia um e-mail. Tudo simplesmente para de funcionar.

Talvez seus advogados sejam bons. Talvez sua empresa voe sob o radar e você não precise se preocupar com a cultura de cancelamento. Talvez você pense que todas essas histórias são exageradas e acontecem com outras pessoas. As chances parecem grandes de que as empresas de nuvem se comportem de forma irracional e simplesmente joguem fora uma boa receita. Mas não há dúvida de que controlar o hardware reduz os pontos legais de falha.

Poder

As empresas de nuvem são frequentemente acusadas de ter um serviço irregular. Alguns parecem deliberadamente não ter um número de telefone público. Alguns parecem nunca responder aos e-mails. Para cada grande história de um funcionário de uma empresa de nuvem que foi além, há outro discurso em um quadro de avisos sobre leviatã sem nome e sem rosto.

Quando o data center se reporta a você, é muito mais fácil obter uma resposta deles. Sim, há muitas histórias de raiva sobre o desaparecimento de funcionários de TI. Sim, as comédias adoram brincar sobre aparecimentos raros de suporte técnico como se fossem espécies ameaçadas de extinção. Mas ter poder sobre o salário de alguém é uma maneira de obter um serviço melhor.

Preço

O hardware mais recente é sempre o mais caro. Se o seu trabalho depende de empurrar o envelope, confiar na nuvem pode fazer mais sentido. Mas se o seu trabalho for um pouco mais chato e previsível, você pode economizar muito dinheiro se contentando com servidores com vários anos de idade. Há custos ocultos potenciais, é claro. Máquinas mais antigas quebram com mais frequência. Sua carga de trabalho pode lidar com algum tempo de inatividade inesperado? Sua equipe pode consertar as máquinas? Se você conseguir se virar, usar hardware mais antigo e menos moderno geralmente é muito mais barato.

Cargas estáveis

As empresas que se saem melhor com a nuvem são aquelas com cargas de computação altamente variáveis, mas geralmente previsíveis. Os serviços de streaming de vídeo, por exemplo, fazem a maior parte de seus cálculos nas noites de sexta e sábado. Eles ligam as máquinas por algumas horas e depois as desligam assim que todos vão dormir. Para as outras 150 horas da semana, outra pessoa pode pagar por elas.

Se sua empresa é o oposto, porém, executar seu próprio data center pode fazer mais sentido. Pagar por uma máquina em nuvem 24 horas por dia, 7 dias por semana fica caro, mesmo depois dos descontos. É muito mais fácil definir um orçamento para um data center local que seja competitivo em termos de custo se suas máquinas funcionarem constantemente.

Imóveis extras

A pandemia realmente abalou o mundo dos imóveis comerciais e algumas empresas têm um espaço extra que não podem perder facilmente. Talvez você seja o dono do prédio. Talvez o aluguel não acabe por anos. Parte do custo de uma máquina em nuvem é o prédio que contém o hardware. Se o custo do imóvel for baixo ou talvez até inexistente para sua empresa, colocar alguns racks em algum espaço vazio pode ser um bom negócio para o orçamento.

Energia local mais barata

O custo da eletricidade é uma grande parte da operação de um data center e, em muitos casos, o preço da energia é maior que o custo do hardware. Um dos cantos mais estranhos do governo é a forma como alguns estados ou municípios tentam atrair negócios locais. Alguns usam isenções fiscais, mas alguns encontram uma maneira de subsidiar indiretamente novas empresas, reduzindo o preço da energia local. A AWS é apenas um exemplo de empresa que negociou preços de energia elétrica. Talvez sua empresa já esteja obtendo um ótimo preço na eletricidade e isso significa que seu data center interno pode ser mais barato de operar.

Nem precisa ser um acordo especial. Algumas partes do mundo têm eletricidade mais barata. Algumas partes facilitam a energia renovável por causa do vento forte ou do sol sem fim. O motivo do preço baixo não importa. Se sua empresa obtiver uma boa taxa de eletricidade, você poderá economizar bastante em computação em nuvem hospedando suas próprias máquinas.

Talento local

Algumas empresas gostam de reduzir o pessoal ao mínimo. Outros, no entanto, valorizam o capital humano. Uma empresa para a qual trabalhei gostava de contratar em excesso para ter talentos disponíveis quando necessário, o que geralmente ocorria em momentos imprevisíveis. Quando a emergência chegou, a empresa estava pronta.

A equipe de seu próprio data center pode ser cara e pode ser um dos custos mais difíceis para um CIO justificar. Mas talvez sua empresa possa dividir o tempo com as pessoas que gerenciam o data center? Talvez haja outras funções que eles possam assumir de forma eficaz enquanto também executam o data center?

Se você quer o talento local, se gosta de ter uma equipe inteligente no corredor, pode fazer sentido usar parte do orçamento para computação para manter as pessoas a bordo. Alguma empresa de nuvem não vai contar boas piadas no bebedouro, planejar o piquenique de 4 de julho, organizar o time de softball da empresa ou fazer qualquer outra coisa que o capital humano pode trazer para uma empresa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.