NextelMail faz ponte entre celular e servidor de e-mail corporativo

Author Photo
11:23 pm - 23 de maio de 2011

Quem agradece a chegada do serviço são as empresas com grandes equipes de vendas e assistência técnica, entre outros profissionais que atuam fora do escritório, já que a estratégia de comunicação pode tornar-se mais econômica e efetiva.

Econômica porque a aplicação utiliza a rede de transmissão de dados por pacote, ilimitando o tempo de conexão à internet, pelo preço fixo de R$ 14 mensais. “O custo fechado do aplicativo confere conforto no controle de gastos das corporações”, afirma Tiago Galli, gerente de dados da Nextel Brasil. A rede Packet Data não ocupa linha telefônica e, conseqüentemente, não é tabelada em pulsos, além de oferecer maior segurança ao tráfego de informações.

Efetiva devido às diversas ferramentas agregadas pelo NextelMail. O usuário é capaz de ativar diversas configurações disponíveis, como o acesso de até 10 contas de e-mail pessoal e 2 contas de e-mails corporativos e limite de 25MB na caixa de entrada no servidor Nextel. Por meio do aplicativo disponível no site da empresa, os clientes também podem selecionar alertas SMS e filtros para mensagens importantes, como as oriundas de servidores corporativos ou para compromissos e tarefas.

Por sua vez, o usuário também pode ler as mensagens, salvá-las em pastas específicas, encaminhá-las ou apagá-las. “Existem ainda seis mensagens de respostas pré-programadas”, adiciona Galli, garantindo que a velocidade de 22Kbps não é um entrave para o desempenho das funções. “Os clientes corporativos não possuem interesse na transmissão de arquivos pesados. Velocidade maior é interessante, mas para o nosso público-alvo, seria como oferecer uma Ferrari para chegar à padaria”.

Todas as funções rodam no servidor de aplicativo da americana InfoSpace, parceira da Nextel e responsável pelo desenvolvimento do NextelMail, que também disponibiliza o software Sync Now, utilizado na sincronia entre os servidores de e-mail corporativo e a aplicação NextelMail. “É um backup de informações, evitando a necessidade de redigitar dados em caso de perda ou troca do produto”, garante o executivo. Cerca de 85% dos aparelhos Nextel do mercado estão aptos a habilitar o serviço.

A Nextel não revela o montante de investimentos nem expectativas de vendas do NextelMail.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.