AWS reforça estrutura de nuvem híbrida e lança soluções de IoT industrial
Novidades foram anunciadas na última terça (1) durante apresentação do CEO Andy Jassy; empresa também apresentou infos de faturamento e market share
A Amazon Web Services deu o pontapé inicial da edição 2020 da conferência re: Invent, que ocorre anualmente em Las Vegas, mas que por motivos de pandemia está sendo conduzida digitalmente este ano.
Nesta terça (1), o CEO Andy Jassy apresentou novidades relacionadas a instâncias, contêineres e armazenamento, além de uma nova suite de produtos para viabilizar machine learning e conexão M2M (máquina para máquina) dentro da indústria. Antes de abordar esses pontos, o executivo falou sobre os números da própria companhia e do mercado de computação em nuvem.
Com base nos resultados do terceiro trimestre, a empresa espera fechar 2020 com receita estimada de US$ 46 bilhões e um crescimento ano a ano de 29%. Um fator destacado por Jassy é a velocidade na qual a receita da empresa “pula” de US$ 10 em US$ 10 bilhões: a marca levou 23 meses para elevar sua receita]de US$ 10 milhões para US$ 20 bilhões, mas esse tempo caiu para 13 meses, quando se analisa o período no qual o faturamento saiu de US$ 20 bilhões (outubro de 2018) para US$ 30 bilhões (novembro de 2019).
Sobre participação de mercado, a empresa apresentou os dados divulgados pelo Gartner em relatório que avalia o market share das empresas do setor de IaaS (Infraestrutura como Serviço) e PaaS (Plataforma como Serviço): a AWS contabiliza 45% de presença, mais do que o dobro da Microsoft (17,9%). Alibaba (9,1%), Google (5,3%) e IBM (2%) fecham a lista
Crescimento e reinvenção
Assim como outros líderes de empresas de tecnologia, Jassy observou como as mudanças causadas pela pandemia aumentou de forma significativa a adoção da nuvem em negócios de diferentes portes. “Quando olharmos para trás na história da nuvem, a pandemia terá acelerado sua adoção em muitos anos.”
O executivo também destacou a necessidade de as lideranças manterem continuamente o “radar” ligado, de forma a não perder competitividade em um mercado ainda em formação. “Você tem que ser maníaco e implacável para chegar à verdade. Você tem que saber o que os concorrentes estão fazendo em seu setor, você tem que saber o que seus clientes pensam sobre seu produto, o que está funcionando e o que não está funcionando.”
O executivo também mencionou oito iniciativas que, acredita, ajudarão os negócios a se manterem competitivos no momento atual
- Vontade da liderança para inventar e reinventar;
- Entender quando é necessário buscar outra solução para substituir a atual;
- Recrutar talentos motivados a pensar (e fazer) diferente;
- Contratar pessoas que desenvolvam soluções que resolvam problemas reais dos clientes;
- Velocidade para mudanças;
- Simplifique processos;
- Utilize uma plataforma com funcionalidades robustas e vastas;
- Organiza as ações mirando os resultados relevantes.
Melhorias nas capacidades
Os principais anúncios feitos pela AWS incluem cinco novos tipos de instância para Amazon EC2 e dois novos AWS Outposts.
As novas instâncias do Elastic Compute Cloud (EC2) incluem novas instâncias C6gn com o processador AWS Graviton2, uma instância de computação pesada que a empresa disse que pode oferecer desempenho de rede de 100 Gbps e desempenho de preço 40% melhor em comparação com instâncias baseadas nos equipamentos x86 da geração atual.
As novas instâncias relacionadas com a EC2 foram divididas em:
- Uso de GPU G4ad com tecnologia AMD, voltada para aplicações que fazem uso massivo de gráficos.
- Instâncias M5zn com processadores Intel Xeon escaláveis na nuvem com uma frequência turbo all-core de até 4,5 GHz, que promete um desempenho computacional até 45% melhor por núcleo do que as instâncias M5;
- Instâncias D3/D3en com tecnologia Intel de última geração, para maior capacidade de armazenamento na nuvem para HDD local.
- Instâncias R5b com otimização de memória com desempenho 3x maior em comparação com instâncias R5 de mesmo tamanho para Amazon Elastic Block Store (EBS).
A empresa também divulgou novidades sobre o AWS Outposts, que fornece propriedades de nuvem para data centers físicos. No anúncio, a empresa apresentou os servidores 1U e 2U, para negócios que precisam de menor capacidade computacional.
Investindo no 4.0
Outra novidade revelada pela empresa foi a oferta de novas soluções de conexão para a indústria:
- Amazon Monitron: que fornece aos clientes um sistema fim-a-fim de monitoramento de máquinas, com o objetivo programar manutenções de acordo com as condições técnicas de cada equipamento;
- Amazon Lookout for Equipment: sistema que utiliza os sensores já instalados nas máquias para, com base nos modelos de machine learning da AWS, detectar pontos de produção que estejam fora da curva;
- AWS Panorama Appliance: habilita propriedades de visão computacional nas câmeras;
- AWS Panorama Software Development Kit (SDK): kit de desenvolvedor que habilita o uso de visão computacional;
- Amazon Lookout for Vision: solução que usa os modelos de visão computacional já treinados pela AWS para encontrar, por meio de imagens e vídeos, falhas em processos e produtos.
De acordo com a empresa, as soluções de machine learning para a indústria estãoa sendo utilizadas por empresas como British Petroleum, GE Healthcare e Siemens Mobility.