Negócios

Academia MCIO e Cisco abrem curso de capacitação para mulheres

Grupo que reúne mais de 150 mulheres CIOs, o MCIO abriu nesta segunda-feira (08), em parceria com a Cisco, inscrições para o curso IT Essentials. O curso profissionalizante é voltado para o público feminino no início de carreira.

A iniciativa é parte da Academia MCIO, com certificado pela Cisco, e permite que as profissionais formadas atuem como service desk. O curso é focado em mulheres que completam 18 anos até o dia 31 de maio.

Além da certificação, todas as alunas certificadas poderão participar de uma entrevista de emprego com empresas parceiras da iniciativa, incluindo Stefanini, Tivit e BRQ. Participantes que conseguirem uma vaga de emprego terão uma mentoria feita pela Academia MCIO.

O primeiro passo para participar da iniciativa é realizar a inscrição no Conecte-se, curso de treinamento online disponível na Networking Academy da Cisco, através deste link. O curso preparatório é pré-requisito para interessadas e será utilizado para a seleção das 30 melhores participantes, que avançam para o treinamento IT Essentials.

Leia também: Especial: executivas brasileiras conquistam a liderança na América Latina

As inscrições para o Conecte-se já estão abertas. O curso será concluído em 28 de março e a publicação da lista das alunas classificadas acontece no dia 31. As selecionadas para o IT Essentials passarão pelo treinamento entre abril e maio e, a partir de junho, terão entrevistas com os parceiros da iniciativa.

“Só você levando capacitação e educação para a população que a gente vai conseguir elevar o Brasil para um próximo passo, um próximo nível”, pontuou Andrea Fodor, diretora de enterprise da Cisco. “A gente tem muito orgulho de estar unindo esses dois temas, mulheres e educação. A gente acredita muito nisso, na entrada de mais mulheres no mercado de tecnologia e em um futuro mais digital e inclusivo.”

Além do lançamento do novo curso, a MCIO promoveu, também na tarde desta segunda, um debate entre executivas de tecnologia de diferentes setores da indústria brasileira que avaliaram o avanço da presença feminina em carreiras de TI no país.

Em sua fala, Simone Okudi, CIO da Stanley Black-Decker, afirmou que vê um avanço e reforçou a importância de se fomentar a diversidade de gênero também como uma estratégia de negócio. Para ela, empresas mais diversas têm um potencial maior de enxergar novas oportunidades por conta da pluralidade de pontos de vista.

“Não é novidade para ninguém a gente dizer que empresas que conseguem equilibrar isso são também mais lucrativas”, disse.

Leia mais: Huawei anuncia programa global de capacitação para mulheres

Renata Zepelini, CIO da PepsiCo, por sua vez, destacou que a indústria ainda lida com um viés de comportamento que reforça a ideia falsa de que homens seriam mais capazes do que mulheres em carreiras como tecnologia e engenharia.

Segundo ela, sua existência ainda é um desafio para novas gerações, que devem debatê-lo e desconstruí-lo para evitar que continue atrapalhando o progresso da carreira de jovens mulheres.

“Esse viés está também na cabeça das mulheres, esse é um grande desafio. Mulheres associam homens à carreira de exatas tanto quanto os homens, sem perceber que essa é uma grande desvantagem competitiva para nós”, explicou. “A todo momento a gente tem que provar que é capaz, olhar para esse viés e suplantá-lo.”

Recent Posts

Concentrix passa por rebranding e deixa de usar marca Webhelp

A Concentrix, que até essa semana estava operando com nome comercial “Concentrix + Webhelp”, anunciou…

21 minutos ago

Gestores compraram o hype da IA, mas faltam recursos, diz estudo da FIS

Uma pesquisa da IFS divulgada essa semana descobriu que lideranças executivas e conselhos empresariais “compraram…

45 minutos ago

Meta planeja investir bilhões em IA enquanto enfrenta queda de receita

Durante a divulgação de seus resultados para o trimestre, a Meta anunciou que planeja investir…

1 hora ago

IT Forum e Deloitte anunciam parceria para o Prêmio Executivo de TI de 2024

O IT Forum anuncia sua parceria com a Deloitte - organização com o portifólio de…

18 horas ago

Projeto de energia solar na Amazônia receberá US$ 25 mil da Nextracker

A especialista em energia limpa Nextracker anunciou essa semana que vai investir US$ 25 mil…

19 horas ago

Clicksign anuncia nova marca e quer dobrar receita em 2024

A plataforma de assinatura eletrônica Clicksign acaba de anunciar um rebranding e, junto com isso,…

19 horas ago