Metade dos funcionários tem receio de relatar incidentes de segurança
Pesquisa da Fujitsu mostra que trabalhadores, mesmo os mais técnicos, não vêem efetividade em políticas de segurança
Sem querer, as organizações podem ter criado uma cultura em que os funcionários tem receio em relatar possíveis problemas de segurança. Cerca de 48% dos funcionários de fora das áreas de tecnologia relutam em falar sobre ameaças por medo de recriminações, o que coloca as empresas em risco.
Entre funcionários técnicos esse número cai para 37% – número mais baixo, mas sem dúvida ainda alto. É o que revela uma relatório patrocinado pela japonesa Fujitsu e revelado essa semana.
Foram entrevistados 331 executivos seniores em organizações de 14 países nas indústrias de serviços financeiros, varejo, manufatura e automotivo, energia e utilidades, e governo. A pesquisa foi realizada no fim de 2020.
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Segundo a empresa, o estudo sugere que os colaboradores estão se sentindo mais isolados e menos capazes de pedir conselhos a colegas de trabalho sobre questões simples de segurança, tais como e-mails suspeitos e senhas. Mais da metade (54%) dos ouvidos não consegue garantir que as políticas de segurança da empresa geraram mudanças significativas.
“Precisamos de uma abordagem integrada para implementar a mudança no local de trabalho – abrangendo ferramentas de produtividade bem como de segurança aderentes às mudanças culturais”, diz Nilton Hayashi da Cruz, diretor de serviços digitais da Fujitsu do Brasil.
O estudo (em inglês) pode ser baixado nesse site.