MCTI e Softex promoverão programa nacional de capacitação em TI

Adiantado na terça (6) por ministro, programa deverá capacitar profissionais e programadores e será lançado em maio com apoio de big techs

Author Photo
2:43 pm - 07 de abril de 2021
Marcos Pontes, MCTI O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marcos Pontes (Foto: Cleia Viana/Agência Câmara)

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançará em maio um programa nacional de tecnologia chamado MCTI Futuro. Coordenado pela Softex, o objetivo será promover capacitação em larga escala de pesquisadores e estudantes em tecnologias emergentes.

O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (6) pelo ministro Marcos Pontes, durante uma live no canal do ministério no YouTube. A expectativa é capacitar mais de 40 mil programadores com experiências práticas em áreas como computação em nuvem, big data e analytics, mobilidade e redes sociais, cibersegurança, internet das coisas (IoT), blockchain e robótica, inteligência artificial e machine learning, tratamento de dados, testes de software, entre outros.

A realização ocorrerá em modelo de parceria público privada. Segundo um comunicado da Softex, já foram firmadas parcerias com mais de 40 empresas beneficiárias da Lei de TICs e mais de 30 instituições de ciência e tecnologia (ICTs) credenciadas ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) – incluindo big techs como Dell, Huawei, HP, Positivo, Apple, entre outras.

Leia mais: Facens, Embratel, Claro e Ericsson anunciam campus 5G em Sorocaba

As ICTS ficarão responsáveis pelos cursos e por trabalhar demandas presentes do mercado e tendências de trabalho relativos a essas tecnologias. Os conteúdos serão formulados em parcerias com Institutos de Ensino e Pesquisa (IEPs).

Já as empresas deverão abrir oportunidades de experimentação de projetos dos alunos nos cursos. Os Centros de Excelência, estruturas financiadas pela Lei de Informática em iniciativas anteriores, ficarão com a responsabilidade de replicar os conteúdos para outras ICTs para que o programa ganhe capilaridade no país.

Segundo a assessoria de imprensa da Softex, mais detalhes sobre o programa serão dados em maio. Dados da organização apontam que o déficit de profissionais de TI no país deverá superar 408 mil em 2022. O processo de transformação digital, acelerado pela pandemia, tende aumentar a demanda por especialistas em tecnologias emergentes, que é o foco do MCTI Futuro.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.