Facens, Embratel, Claro e Ericsson anunciam campus 5G em Sorocaba

Usando rede experimental 5G da Claro, centro universitário servirá de hub para testes de aplicações, inclusive de IoT

Author Photo
5:20 pm - 06 de abril de 2021
5G

A Ericsson, a Embratel e a Claro (ambas empresas do grupo América Móvil) e o Centro Universitário Facens anunciaram nesta terça (6) a implantação de um campus conectado com tecnologia 5G em Sorocaba, interior de São Paulo, que sedia a instituição. A rede 5G experimental será operada pela Claro e utiliza equipamentos da fabricante sueca. Foi instalada a partir de uma licença científica cedida pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.

O 5G Smart Campus Facens, como é chamada a iniciativa, promete um espaço para que empresas, startups e a academia possam testar, prototipar e escalar produtos e serviços utilizando uma rede 5G dedicada. Poderá ser utilizada também por alunos do centro universitário, o que a empresa pretende usar para atrair alunos.

Leia mais: Anatel estima investimento de até R$ 35 bi com leilão de 5G

“Embora o 5G vá iniciar em nosso laboratório de automação 4.0, nossa ideia é expandir para pesquisas e projetos dentro de todo o campus, principalmente no Smart Campus Facens”, explica em comunicado Paulo Roberto de Carvalho, reitor do Centro Universitário Facens. “O 5G irá transformar a indústria e a sociedade, e sermos um dos pioneiros nesta virada tecnológica é algo que nos permitirá avançar e estar à frente no âmbito acadêmico e de desenvolvimento.”

Verticais alvo

A Embratel, segundo o anúncio, desenvolverá soluções digitais e atuará na integração de tecnologias para o mercado corporativo. As ofertas miram segmentos como indústria 4.0, cidades inteligentes, automotivo, entre outros. Junto a um ecossistema de parceiros, a ideia é produzir casos concretos de uso do tecnologia 5G em diferentes aplicações, em ambiente de cocriação.

O beOn Claro, hub de inovação da Claro e da Embratel, faz parte da implementação do ecossistema de 5G no Campus Conectado e da cocriação de soluções que serão disponibilizadas em conjunto com a Embratel e demais parceiros. “O beOn busca reunir empresas, startups e academia para criar juntos as inovações que irão conectar negócios”, explica Rodrigo Duclos, diretor de inovação da Claro.

Entre as aplicações desenvolvidas e testadas no campus estão algumas que utilizam o conceito de internet das coisas, incluindo leitura e monitoramento de sensores, acionamento remoto de dispositivos, aplicações multimídia, controle de robôs e máquinas de forma remota, entre outras. A previsão das empresas ouvidas é que as aplicações 5G de missão crítica irão expandir o mercado de IoT industrial.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.