Líderes de tecnologia lançam escola de programação e inclusão digital
Nova edtech Soul Code Academy busca capacitar gratuitamente e aumentar oportunidades de empregabilidade. Inscrições para 1ª turma estão abertas
Líderes do setor de tecnologia no Brasil se uniram para lançar uma nova escola de programação que busca capacitar jovens talentos e profissionais que já estão no mercado de trabalho, aumentando suas oportunidades de empregabilidade e de transição de carreira. Chamada de Soul Code Academy, a edtech é liderada por Fabrício Cardoso, executivo sênior de tecnologia, com passagens em cargos de liderança na IBM, Microsoft, Oracle, EY e Kenshoo e Juana Pinkalsky, que liderou o Oracle Academy, área de educação da Oracle. Cardoso responde como diretor geral e Juana como diretora acadêmica e líder de Inclusão e diversidade. A edtech ainda conta com Carmela Borst, cofundadora e conselheira executiva da área de marketing de tecnologia, reconhecida por trabalhos de impacto social e conselheira em ONGs, como Gerando Falcões, Casa do Zezinho e Instituto Ser+.
Segundo Juana, a Soul Code Academy, conta com metodologia proprietária com cursos em Web Full Stack Junior. “Somos uma escola inclusiva, que através de metodologia proprietária, capacita e educa em tecnologia e gera oportunidades de emprego, para todas as gerações, no início ou na ressignificação da carreira”, ressalta. “Acreditamos que programação seja uma profissão que fomenta o bem-estar físico e mental, e permite o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, por meio do trabalho remoto, com flexibilidade de horários. Além disso, é um negócio sustentável e responsável socialmente”, conclui ela.
Além dos cursos gratuitos, a Soul Code Academy oferece opção de turmas fechadas para empresas, com participação apenas de seus colaboradores, modelo on demand, conforme a necessidade digital e de transformação tecnológica que a empresa necessitar.
“Hoje, vários estudos indicam que existem mais de 500 mil vagas abertas no mercado brasileiro, e 15 milhões de pessoas em busca de trabalho, subempregadas ou descontentes com seus empregos”, lembra Cardoso. “Nossa metodologia é ágil, diferenciada e exclusiva, com aulas online, em português e ao vivo. O curso tem duração de 16 semanas, com aproximadamente 700 horas de aulas teóricas e práticas, e apresentação de um projeto final em quatro semanas”, acrescenta o executivo.
Silvio Genesini, Investidor e Conselheiro da Soul Code Academy, destaca que além da capacitação e empregabilidade, a edtech tem foco em inclusão e diversidade. “A Soul Code Academy nasce para contribuir com a diminuição do gap de programadores especializados em aplicações de mobile, web e em nuvem, que são extremamente escassos no mercado de trabalho atual e, ao mesmo tempo, colabora em suas metas ESG”.
Outros executivos compõem o conselho consultivo da nova startup. Alessandra Bomura, CIO da Logicalis Latam; Fernando Lemos, CIO e CTO, alto executivo em empresas como Oracle, Natura e atual executivo da Microsoft, Gil Giardelli, professor e futurista digital, Valéria Soska, VP de Vendas da SAP Concur para América Latina e Vitor Cavalcanti, CEO do Movimento Brasil Digital e diretor-geral do Instituto IT Mídia.
Inscrições para a primeira turma estão abertas
Interessados em participar do curso de Web Full Stack Junior deverão passar por um processo seletivo, por meio de uma prova de lógica. Os finalistas serão selecionados após entrevistas e workshops com especialistas em RH e tecnologia.
As inscrições para a turma de 26 janeiro de 2021 já estão abertas. Para saber mais, acesse.