Internet móvel chega à Baixada Santista

Author Photo
11:18 pm - 23 de maio de 2011

As cidades onde o teste está sendo realizado são Santos, Cubatão, Guarujá, São Vicente e Bertioga. O conteúdo a ser acessado via protocolo WAP é adaptado para poder ser lido no visor do telefone celular. A partir de um menu, os usuários podem escolher a informação que desejam. Durante o teste, o portal Zip.Net está fornecendo notícias e serviços variados.

Nessa primeira experiência com a tecnologia WAP no Estado de São Paulo serão utilizados aparelhos Motorola já fabricados aqui e que correspondem aos modelos que brevemente estarão disponíveis para osusuários do serviço celular CDMA.

Durante os últimos meses, a Telesp Celular está instalando e testando sua rede de transmissão de dados, que constitui a infra-estrutura necessária para ligar os celulares WAP aos provedores de serviços de informação na Internet. A Lucent, NEC e Motorola têm colaborado no desenvolvimento dessa infra-estrutura.

A empresa contratou também a Phone.com para o fornecimento do Gateway WAP, que irá compatibilizar as informações originadas na Internet para os celulares. A Phone.com foi responsável pelo fornecimento desse tipo de equipamento para as principais operadoras de telefonia celular CDMA da América do Norte, como a Sprint.

A meta da Telesp Celular é oferecer ao mercado, já nas próximas semanas, uma grande variedade de celulares com preços acessíveis e tecnologia WAP de diversos fabricantes. Entre eles, estão previstos a Samsung, LG, Motorola, Gradiente, Qualcomm/Kyocera, Nokia e Ericson. A Telesp Celular prevê que até o final do ano cerca de 500 mil clientes já estarão em condições de navegar na Internet com os aparelhos WAP.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.