Intel prepara defesa contra ação antitruste

Na semana que vem, fabricante prestará esclarecimentos à União Européia sobre acordos questionáveis feitos com fabricantes de PCs.

Author Photo
11:28 am - 07 de março de 2008

A Intel está preparando sua defesa contra uma ação antitruste movida por órgãos reguladores europeus e concorrentes. Em audiência que acontece na semana que vem a fabricante de chips vai prestar esclarecimentos sobre acordos de negócios fechados com fabricantes de PCs. A ação questiona também acordos fechados com revendas, mas estes serão analisados em outra ocasião.

A audiência, que acontece nas próximas terça e quarta-feira, terá foco nas denúncias feitas em julho pela Comissão Européia, que acusa a Intel de conceder “descontos substanciais” aos fabricantes que comprarem os processadores x86. A comissão também acusa a fabricante de pagar os fabricantes de PCs por atrasar ou cancelar seus lançamentos baseados em chips da AMD e de vender chips para servidores abaixo do custo para grandes usuários, como governos e universidades.

A Intel tem argumentado que está competindo duramente, mas de forma limpa, em um setor muito competitivo. Apesar disso, as denúncias podem ser a base sobre a qual a comissão pretende construir outro grande caso.

Em fevereiro, membros da comissão fizeram visitas surpresa a escritórios da Intel em Munique, na Alemanha, e aos escritórios de revendas como Media Markt – na Alemanha, Itália e Hungria –, da DSG (Inglaterra) e da PPR (França). A comissão disse estar conduzindo a investigação porque suspeita que a Intel e as revendas estariam violando leis que banem práticas de negócio restritivas e que a fabricante estaria abusando de sua posição dominante no mercado.

Outros destaques do COMPUTERWORLD:
> Chegou a hora de descartar o Windows?
> Java é cada vez mais ameaçada por novas linguagens
> Cargos em TI que você nunca imaginou existirem
> Linux para o mercado SMB: lento, sólido ou ambos?
> Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar TI&Telecom abre inscrições

Dúvidas sobre o relacionamento da Intel com revendas existem há alguns anos, mas a comissão só abriu uma investigação em 2006, depois de receber uma denúncia da AMD, único rival significante da primeira. Na época, a comissão suspeitou que a Intel estaria pressionando a Media Markt a não estocar computadores equipados com chips da concorrente.

De todo modo, a audiência da próxima semana terá foco apenas nas práticas de negócios da Intel relacionadas aos fabricantes de PCs. Se a comissão decidir que a companhia é culpada, a Intel poderá ser multada em 10% de suas vendas globais – algo em torno de 3,2 bilhões de dólares. Mas, assim como ocorreu com a Microsoft, a Intel estaria mais preocupada com as mudanças que terá que fazer em seu modelo de negócios.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.