Inovação apoia jornada de energia sustentável na Eletrobras Furnas

Projeto é único no mundo em emissão dos títulos de ponta a ponta com uso do blockchain e fatura As 100+ Inovadoras de 2022

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7:55 am - 17 de agosto de 2022
Ana Claudia Rodrigues, gerente de transformação digital da Eletrobras Furnas. Foto: Divulgação

No centro da transição energética de Furnas, rumo à sustentabilidade com emissão de zero carbono, está a estratégia de inovação. Sem dúvida, o caminho ideal para superar o chamado desafio 3D (Descarbonização, Descentralização e Digitalização) das companhias do setor elétrico no mundo moderno.

Essa movimentação é essencial para uma empresa brasileira de economia mista, subsidiária da Eletrobras, que atua no segmento de geração e transmissão de energia nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil. Este comprometimento levou à conquista da sexta posição entre As 100+ Inovadoras no Uso de TI 2022, promovido pela IT Mídia.

“Nossa estratégia de inovação visa iniciativas capazes de posicionar Furnas com destaque no cenário competitivo futuro. Estamos pautados na transformação de uma sociedade, cujo modelo atual de desenvolvimento está alicerçado em uma economia fóssil para um novo ambiente, baseado em uma economia de baixo carbono ou mesmo neutra em carbono”, aponta Ana Claudia Rodrigues, gerente de transformação digital da Eletrobras Furnas.

No topo da pirâmide da política de inovação, ela diz, está um Conselho e áreas específicas, bem como um programa de intraempreendedorismo, que conta com a participação voluntária de todos os colaboradores da companhia.

CONFIRA: O ranking completo d’As 100+ Inovadoras no Uso de TI de 2022

O programa inclui o incentivo aos colaboradores a práticas de autogestão, colaboração, compartilhamento e foco em resultados. “Queremos desenvolver mindset inovador, com impacto na cultura organizacional. Investindo no conceito de “citizen developer”, o objetivo é capacitar os colaboradores das áreas de negócio da empresa a inovar e construir suas próprias soluções tecnológicas, sob a governança da área de TI”, explica Ana Claudia.

Não por acaso, a companhia nomeou a inovação como parte da sua estratégia corporativa e a situou no rol de suas diretrizes, em linha com os valores da holding Eletrobras: “estimular a cultura da inovação para criar novas ideias e soluções capazes de gerar impacto no futuro da energia e suas aplicações na organização”.

Da ideia ao mundo prático

Esse estímulo aos colaboradores alavancou o projeto RecFY (Plataforma de Comercialização de Certificados de Energia Renovável), inscrito no prêmio. Fruto, portanto, de uma experimentação tecnológica da área de TI, setor responsável por um dos pilares da estratégia de inovação da empresa.

A inovação também contou com um time multidisciplinar, que envolveu colaboradores das áreas de negócios, com o propósito de resolver o desafio da emissão de certificados de energia renovável. O esforço resultou no desenvolvimento de um novo negócio com geração de receitas para a empresa, a partir da comercialização dos próprios certificados.

Na prática, a empresa criou uma plataforma que utiliza blockchain em todas as etapas do processo de comercialização dos certificados, desde a geração e emissão, gerando códigos imutáveis e intransferíveis, e com toda a rastreabilidade necessária. E mês a mês são oferecidos tokens de acordo com o estoque de geração de energia.

Pioneiro no mercado nacional do segmento, o projeto é único também no mundo em relação à emissão dos títulos de ponta a ponta com uso do blockchain. “O nosso time aprendeu tudo do zero sobre a tecnologia e desenvolveu a solução em paralelo”, destaca a executiva.

O projeto consumiu perto de um ano, finalizado em janeiro de 2022. “É nosso primeiro produto digital que gerou um novo negócio para a Eletrobras Furnas. E ainda na validação do MVP. Com oito meses de projeto, fizemos a primeira venda”, comemora Ana Claudia.

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