Caixa anuncia linha de crédito para transformação digital de estados e municípios
FINISA Transformação Digital é voltada para estados e municípios e está atrelada a compromissos ESG
A Caixa anunciou, nessa segunda-feira (1º), o lançamento de uma linha de crédito – chamada FINISA Transformação Digital – voltada para aquisição de equipamentos de informática, instalação de redes e conexões de fibra ótica, aquisição de equipamentos de distribuição de sinal de internet e processamento de dados em estados e municípios. Por meio dela também será possível adquirir sistema para gerenciamento de bilhetagem e de administração da malha rodoviária, dentre outros.
Segundo o banco estatal, o lançamento está alinhado à Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A política inclui uma série de recomendações para ampliação e simplificação do acesso do cidadão aos serviços públicos. A Caixa é considerada parceira estratégica do MGI para estados e municípios.
Leia também: Cultura de exclusão impacta produtividade da comunidade LGBTQIAP+
A promessa é que o FINISA Transformação Digital ofereça condições especiais, incluindo benefícios para entes públicos que possuem o Selo CAIXA Gestão Sustentável, iniciativa que busca reconhecer municípios que apresentam boas práticas de ESG na gestão pública.
A avaliação é feita com base em 21 indicadores, classificados sob quatro aspectos: ambiental, social, governança e climático. Caso o município atenda aos critérios exigidos, o proponente recebe o certificado.
“O FINISA Transformação Digital chega para complementar o portfólio da CAIXA com o setor público, proporcionando apoio financeiro a estados e municípios para modernização e desburocratização da prestação de serviços”, diz em comunicado Tiago Cordeiro, vice-presidente interino de governo da Caixa.
Em 2024, o banco pretende investir R$ 8 bilhões no FINISA. Os recursos serão destinados a transformação digital, iniciativas sustentáveis, saneamento e infraestrutura.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!