NASA contrata SpaceX para desorbitar a ISS em 2030
Contrato de US$ 843 milhões prevê desenvolvimento de nova espaçonave para o fim da vida útil da estação espacial
A NASA anunciou um contrato de US$ 843 milhões com a SpaceX para desenvolver uma espaçonave que desorbitará a Estação Espacial Internacional (ISS) em 2030. A ISS está chegando ao fim de sua vida útil e, com novas estações espaciais comerciais em desenvolvimento, a estação precisa ser descartada com segurança até o final da década.
O novo veículo, denominado Veículo de Desorbitação dos EUA, será diferente das atuais cápsulas Dragon da SpaceX, utilizadas para transportar carga e tripulação. A NASA planeja assumir a propriedade e a operação do novo veículo após seu desenvolvimento, garantindo um controle rigoroso durante a missão de desorbitação. No entanto, poucas informações sobre o novo veículo foram divulgadas ainda.
Leia mais: SpaceX está construindo satélites espiões para governo dos EUA
Um dos principais desafios para a SpaceX será assegurar que a reentrada da ISS na atmosfera ocorra de forma segura, evitando qualquer risco para áreas povoadas. Tanto a ISS quanto o novo veículo irão se desintegrar ao reentrarem na atmosfera, em um processo que deve ser cuidadosamente gerenciado.
Inicialmente, a NASA e seus parceiros consideraram utilizar uma espaçonave Progress da Roscosmos para a missão, mas estudos indicaram a necessidade de uma nova nave para realizar a manobra de desorbitação. O contrato de lançamento para a nova espaçonave será anunciado em breve.
A responsabilidade pela desorbitação segura da ISS é compartilhada entre as agências espaciais dos Estados Unidos, Canadá, Europa, Japão e Rússia. Detalhes sobre a divisão dos custos do contrato ainda não foram esclarecidos.
*Com informações do TechCrunch
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!