iFood dobra valor de fundo e destina R$ 100 milhões para restaurantes
Plataforma também ampliou período de afastamento de entregadores que apresentem sintomas de COVID-19
Com a evolução da pandemia do Brasil e a necessidade de manter o isolamento social, o iFood decidiu ampliar todas as iniciativas de proteção e suporte às pessoas que fazem parte de seu ecossistema. Inicialmente, a empresa de delivery havia anunciado que destinaria R$50 milhões a um fundo de assistência a restaurantes. Agora, são R$100 milhões.
Para os restaurantes parceiros, a empresa estendeu o prazo das medidas que seriam inicialmente realizadas até o final de maio para o dia 30 de junho. A iniciativa beneficia restaurantes de todo o Brasil, em especial pequenos e médios empreendimentos. O iFood também reduziu sua comissão por pedido realizado pela plataforma, permitindo que os restaurantes ganhem mais a cada encomenda.
Para que os parceiros mantenham seu fluxo de caixa equilibrado neste momento, o iFood continuará antecipando pagamentos sem custo financeiro para os restaurantes e injetando até R$2,5 bilhões de recebíveis no mercado, em parceria com a Rede do Itaú, sem custo adicional. As taxas do serviço do ‘Pra Retirar’ (no qual os usuários fazem o pedido via app e retiram diretamente no restaurante) também permanecem zeradas.
Entregadores
Para os milhares de entregadores pelo Brasil, o iFood criou em março um fundo de R$2 milhões para apoio a quem apresentar sintomas ou estiver infectado por COVID-19. Ao todo, agora são cerca de R$14 milhões destinados a iniciativas que beneficiem estes profissionais.
Inicialmente, o iFood havia anunciado o benefício de auxílio por 14 dias para os entregadores que apresentassem sintomas da doença. Agora, a empresa anuncia que estes podem permanecer afastados por 28 dias. Com a iniciativa, o entregador recebe do fundo solidário um valor baseado na média dos seus repasses nos últimos 30 dias, proporcional aos 28 dias de quarentena.
“Nos últimos meses estivemos em contato próximo com nossos parceiros e o retorno que tivemos em relação às nossas medidas adotadas foram extremamente positivas, inclusive, essas ações foram fundamentais para ajudar os restaurantes a se reinventar e seguir neste momento de pandemia. Entendemos que o país como um todo ainda precisa de mais tempo para poder atravessar este período e, por isso, estamos estendendo nossas iniciativas de apoio. Nosso principal objetivo é manter o ecossistema funcionando, permitindo que milhões de pessoas impactadas diretamente pelas atividades dos restaurantes sigam em seus empregos e mantenham a roda da economia girando para que, ao final de tudo isso, o setor todo consiga sair da pandemia com suas operações atuando de forma sustentável”, assegura Diego Barreto Vice Presidente de Estratégia do iFood.