Huawei e Senai anunciam laboratórios para certificação de jovens em TICs
Colaboração prevê certificações internacionais em TIC e três laboratórios de fibra óptica no Distrito Federal, na Bahia e em Tocantins
A Huawei e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai, anunciaram uma parceria para oferecer cursos com certificação para o setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e a instalação de laboratórios de capacitação de profissionais para o mercado. O objetivo da parceria é solucionar o déficit de mão de obra qualificada.
Serão entregues três laboratórios para instalação e manutenção de tecnologia FTTH (Fiber to the Home ou fibra óptica) no Distrito Federal, Bahia e Tocantins. Os laboratórios visam atender jovens adultos que nem trabalham e nem estudam.
Leia também: Ex-Amazon, Matt Swann é o novo diretor de tecnologia do Nubank
As regiões Norte e Nordeste são as regiões com maior deficiência. De acordo com o pesquisa de mercado realizada pela Teleco, 81% das ISPs possuem equipes próprias, ou seja, necessitam investir na qualificação dos profissionais por não encontrarem no mercado.
Também está prevista a criação do programa ICT Academy SENAI/Huawei, que inicialmente oferecerá cursos à distância e presenciais com certificações internacionais nas áreas de Cloud, Inteligência Artificial, fibra óptica e 5G.
Até o final do ano, espera-se formar 2 mil alunos. As primeiras turmas dos laboratórios FTTH na Bahia, Tocantins e Distrito Federal, com 20 alunos cada. O curso 5G – Indústria de Aplicações tem inscrições gratuitas abertas, é só acessar o link.