Google iniciará testes com carros totalmente autônomos
Será a primeira vez que a Califórnia libera testes com carros totalmente autônomos, sem um motorista de segurança, nas suas ruas
A Waymo, unidade de carros autônomos do Google, recebeu permissão do governo norte-americano para iniciar testes com veículos sem motoristas em vias públicas no Estado da Califórnia, nos EUA.
Como a companhia destaca em seu blog, essa é a primeira vez que o estado americano libera testes com carros totalmente autônomos, sem um motorista de segurança, nas suas ruas. No mesmo texto, a empresa também afirma que a segurança é uma prioridade e aponta que os seus veículos passam por testes rigorosos antes de seguirem para as ruas.
Esses testes da Waymo acontecerão em diferentes regiões da Califórnia, que incluem partes de Mountain View, Sunnyvale, Los Altos, Los Altos Hills e Palo Alto. “Nós conhecemos bem essa área: ela inclui as sedes da Waymo e da nossa empresa mãe, a Alphabet. Mountain View é lar de mais de uma dezena de companhias de veículos autônomos, e vem apoiando testes seguros há anos”, afirma a empresa.
A permissão recebida pela Waymo é válida para testes diurnos e noturnos em ruas de cidades, vias rurais e rodovias com limites de velocidade de até 100km/h (65 milhas/h). Conforme a companhia, os seus veículos podem lidar de forma segura com condições climáticas como chuva leve e névoa, que estão inclusive previstas na permissão recebida.
Acidente fatal
Em março deste ano, vale lembrar, uma mulher morreu nos EUA após ser atropelada por um carro autônomo do Uber. Conforme investigação, a motorista de segurança estava assistindo TV no momento da colisão.