Facebook realiza primeira contribuição em API do Chrome
Empresa quer tornar experiência do usuário mais leve e rápida no navegador do Google
O Facebook anunciou sua primeira colaboração com a API do navegador Google Chrome com objetivo de tornar experiência do usuário mais leve e rápida. Na prática, a empresa de Mark Zuckerberg quer otimizar o tempo que o navegador leva para responder a um clique ou tecla.
Em comunicado, o Facebook explicou que procura resolver a forma como o mecanismo JavaScript de um navegador determina como o código é executado e quando ele interrompe o processo para identificar eventos de entrada pendentes dividindo o JavaScript em blocos menores. O grande problema é que isso pode levar um tempo, deixando a navegação mais lenta, já que o navegador demora para responder.
“Como muitos outros sites, lidamos com esse problema dividindo o JavaScript em blocos menores. Enquanto a página está sendo carregada, nós executamos um pouco de JavaScript, e então cedemos e passamos o controle de volta para o navegador”, esclareceu a equipe do Facebook. “O navegador pode, então, verificar sua fila de eventos de entrada e ver se há algo de que precisa para informar a página. Em seguida, o navegador pode voltar a executar os blocos de JavaScript conforme são adicionados.”
A contribuição do Facebook permitirá que o código simplesmente verifique se há algo a que necessita reagir, sem ter que retornar totalmente o controle ao navegador e, em seguida, passá-lo de volta ao mecanismo JavaScript.
Os testes com o novo mecanismo serão feitos com a versão 74 do Chrome. “Esperamos continuar impulsionando novas APIs e aumentar nossas contribuições para navegadores de código aberto”, complementou a equipe do Facebook.