Embratel completa anel óptico com solução da Marconi

Author Photo
11:25 pm - 23 de maio de 2011

“A Embratel utiliza uma rota noroeste que liga Salvador, BA, a Fortaleza, CE. Para completar esta rede, faltava cobrir um trecho entre as cidades pernambucanas de Recife e Bom Nome. A Marconi forneceu à operadora as soluções e equipamentos necessários para fechar este anel óptico”, explica Lierson Brígido, diretor de engenharia e marketing da Marconi. A empresa também ofereceu a tecnologia para que a Embratel completasse sua rede em três cidades do Rio de Janeiro.

Para expandir o backbone óptico da Embratel, baseado em interface elétrica com transmissão por meio de fibra óptica, a Marconi implantou um multiplexador SDH de alto desempenho MSH64, que dispõe de 10 Gbps (STM 64) de largura de banda. O backbone significa a conexão ou rota de longa distância que interliga geradores de alto volume de tráfego entre diferentes localidades.

Segundo Brígido, o processo de implantação do sistema levou 30 dias, incluindo a entrega dos produtos, a instalação e o início das operações. “Com isso, a Embratel cumpriu as metas da Anatel antecipadamente”, informa o executivo. A operadora investiu cerca de 2 milhões de libras na solução, que também incluiu um programa de capacitação, realizado pela Marconi, para que os funcionários da operadora possam trabalhar com sistema adequadamente.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.