Computerworld Brasil

8 maneiras de ser mais produtivo no Windows 11

Provavelmente, você já dedicou muito tempo ao longo dos anos buscando dicas de produtividade para seus aplicativos favoritos, afinal, é neles que a maior parte do seu trabalho é realizada. No entanto, se você é como a maioria das pessoas, pode até se virar no Windows 11, mas acredita que não há muito que possa fazer para melhorar sua produtividade no próprio sistema operacional.

Nós discordamos disso. Há muito que você pode fazer para tornar seu trabalho mais produtivo com o Windows 11 – é que a maior parte desses recursos está escondida. Nós mergulhamos fundo no sistema operacional e reunimos essas úteis dicas de produtividade.

1. Concentre-se com sessões de foco

Um dos maiores ladrões de produtividade para trabalhadores de escritório é algo que foi drasticamente piorado pela tecnologia: muitos de nós somos incapazes de nos concentrar em uma tarefa de cada vez, constantemente atormentados pelas distrações que estão sempre à mão quando trabalhamos em um computador. Se você se encontra incapaz de se concentrar em uma única tarefa no seu PC, saiba que não está sozinho. Todos nós somos propensos a isso.

O recurso “Sessões de foco ou “concentração” do Windows 11 pode ajudar. Ele ativa o modo “não perturbe” do Windows 11, desativando todas as notificações do Windows. Além disso, os aplicativos na barra de tarefas não vão piscar para chamar sua atenção caso precisem de uma resposta. As notificações com ícones dos aplicativos da barra de tarefas também são desativadas.

Leia também: Para usuários de tecnologia, mudanças são positivas

Uma sessão de foco usa o Relógio do Windows para que você possa definir um limite de tempo para a sessão. Dessa forma, você não será distraído pensando por quanto tempo deseja que a sessão “não perturbe” dure. E se música de fundo ajuda no seu trabalho, você também pode fazer o Spotify tocar a música que especificar pelo tempo da sessão.

Para usar a sessão de foco:

  • Para executar o aplicativo Relógio do Windows 11, a maneira mais simples é digitar “relógio” na caixa de pesquisa e, em seguida, clicar no aplicativo Relógio que aparece.
  • Em seguida, clique em “Sessões de foco”. Se for a primeira vez que você está usando esse recurso, clique em “Começar”.
  • A página de Sessões de foco aparecerá. Na área “Prepara-se para se concentrar”, selecione por quanto tempo deseja que a sessão dure. Se você escolher menos de 30 minutos, a sessão não terá pausas. Se escolher 30 minutos ou mais, você terá pausas curtas. Se não quiser pausas, marque a caixa “Pular pausas”.
  • Se você deseja usar o Microsoft To Do e escolher tarefas do seu To Do List, certifique-se de estar conectado à sua conta da Microsoft. Em seguida, clique com o botão direito no menu de três pontos na área do To Do e clique em “Abrir no To Do”. Você será conectado à sua lista do To Do.
  • Se você deseja ouvir música, clique em “Vincular ao Spotify” e siga as instruções para conectar sua conta do Spotify e reproduzir música.

Quando estiver pronto, clique em “Iniciar sessão de foco” e comece a trabalhar. Se quiser definir uma meta diária para a duração das sessões de foco, clique com o botão direito no menu de três pontos na área de “Andamento diário”. A partir de agora, sempre que você iniciar uma sessão de foco, verá com que frequência atingiu sua meta diária.

2. Digite com sua voz

Quão rápido você é digitando? Não importa quão rápido você seja, é improvável que consiga digitar na velocidade do pensamento – ou na velocidade em que fala. E quanto mais rápido você digita, mais erros provavelmente vai cometer.

Uma ótima maneira de aumentar sua produtividade no teclado é fazer com que o computador digite por você usando o recurso de digitação por voz do Windows 11. Pressione e segure a tecla do Windows + H para chamar o digitador de voz integrado do Windows. Clique no ícone do microfone que aparece e comece a falar. Observe que, na primeira vez que você usar esse recurso, o Windows instalará o software de reconhecimento de fala para melhorar o desempenho.

Você ficará surpreso com o quão rápido e preciso ele é se falar de forma clara. No entanto, há algumas coisas a serem observadas ao usá-lo. Uma delas é que, às vezes, pode haver um atraso entre sua fala e a digitação das palavras na tela. Portanto, se você não vir as palavras instantaneamente na tela, não repita o que disse – se o fizer, suas palavras serão digitadas duas vezes.

Veja mais: Mercado de PCs mostra sinais de recuperação após queda histórica

Além disso, se você tentar fazer edições no texto durante a sessão, como apagar texto ou inserir parágrafos, a sessão será encerrada automaticamente. Você terá que ativar novamente a digitação por voz.

Além disso, o recurso não usará automaticamente pontuação. Ele não colocará um ponto no final de uma frase ou vírgulas no meio das frases. No entanto, há uma maneira de fazer com que ele digite pontuação. Clique no ícone de configurações à esquerda do microfone e mova o controle deslizante para ligado na seção “Pontuação automática”. Em seguida, você pode dizer “ponto” para digitar um ponto, “vírgula” para digitar uma vírgula e assim por diante.

Se você quiser usar a digitação por voz em caixas de texto dentro do Windows (como dentro de uma caixa de diálogo), ative o controle deslizante ao lado de “Iniciar digitação por voz”.

3. Use o Teams através da barra de tarefas

A Microsoft afirma que, em março de 2023, seu software de colaboração Teams tinha mais de 300 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo. Se você é uma dessas pessoas, o Windows 11 possui uma maneira rápida e fácil de aumentar sua produtividade: clique no ícone do Teams na barra de tarefas (parece uma câmera de vídeo) para iniciá-lo. Você também pode usar o atalho do teclado Windows + C.

Quando você inicia o Teams dessa maneira, verá uma janela mostrando sua atividade mais recente no Teams. Clique em “Reunião” para iniciar uma chamada de vídeo ou clique em “Chat” para começar uma conversa por texto. Para abrir a versão completa do aplicativo Teams em vez dessa versão simplificada, clique em “Abrir Microsoft Teams”.

4. Copie e cole como um profissional

Por décadas, a Área de Transferência do Windows foi limitada. Você copiava algo nela, colava esse conteúdo em um aplicativo e pronto. Na vez seguinte que você copiava algo, o conteúdo anterior desaparecia.

Mas hoje em dia isso mudou. A Microsoft aprimorou essa funcionalidade. Agora, ela armazena vários itens na Área de Transferência e permite que você visualize esses itens e escolha qual deseja colar em um documento. Você também pode armazenar itens permanentemente, uma ótima maneira de manter textos padrão disponíveis para colar em documentos ou e-mails, ou guardar uma imagem da sua assinatura para ajudar a assinar documentos digitalmente.

Você pode até sincronizar o histórico da Área de Transferência em vários dispositivos com Windows: vá para Configurações > Sistema > Área de Transferência. Na seção “Histórico da Área de Transferência“, certifique-se de que o controle deslizante esteja ativado. Na seção “Sincronizar entre dispositivos“, mude o controle deslizante de desativado para ativado.

Copie os itens para a Área de Transferência da maneira que você está acostumado, como pressionando Ctrl + C, clique com o botão direito em uma imagem na web e selecione “Copiar imagem” no menu que aparece, entre outros. Você pode continuar copiando itens, e a Área de Transferência irá salvá-los como clipes individuais. Não há um limite rígido para o número de clipes que você pode salvar – isso depende da quantidade de memória disponível e do tamanho total de todos os clipes salvos. No entanto, cada clipe individual tem um tamanho máximo de 4 MB.

Depois de copiar clipes para a Área de Transferência, você pode percorrê-los, visualizá-los e escolher qual deseja colar em um documento. Para vê-los, pressione a tecla do Windows + V. Uma pequena janela aparecerá com os clipes que você copiou para a Área de Transferência. Navegue por eles e, quando encontrar o clip que deseja colar, clique nele. Se você deseja colar apenas o clip mais recente em um documento, basta pressionar Ctrl + V.

Leia mais: IA acabará com esses empregos – mas criará outros também

Se você optou por sincronizar os clipes, eles estarão disponíveis na Área de Transferência de todos os outros dispositivos Windows 11 ou 10 que você escolher sincronizar.

A Área de Transferência tem alguns outros recursos interessantes, com ícones na parte superior para colar emojis, kaomojis, GIFs populares da internet e símbolos.

Seus clipes são excluídos quando você desliga o PC. Mas você pode salvar alguns permanentemente. Pressione a tecla do Windows + V para abrir a Área de Transferência, clique no ícone de três pontos no canto superior direito de qualquer clipe e selecione “Fixar”. Isso irá fixar o clipe na Área de Transferência permanentemente até que você mude esta opção.

Você também pode limpar manualmente a Área de Transferência, excluindo clipes individuais ou excluindo todos de uma vez. Para excluir um clipe individual, clique no ícone de três pontos no canto superior direito dele e selecione “Excluir”. Para excluir todos os clipes na Área de Transferência, clique no ícone de três pontos no canto superior direito de qualquer clipe e selecione “Limpar tudo”. Clipes fixados não serão excluídos, a menos que você os exclua individualmente.

5. Potencialize o Windows 11 com PowerToys

Aqueles que já são familiarizados com o Windows e buscam aumentar a produtividade provavelmente se lembram dos PowerToys do Windows, lançados pela primeira vez para o Windows 95 vários anos antes do início do século. PowerToys eram pequenos utilitários gratuitos da Microsoft que permitiam personalizar e potencializar o Windows de inúmeras maneiras. Utilizados incorretamente, eles podiam consumir muitas horas agradáveis, mas não produtivas, em ajustes e experimentações. Porém, se usados corretamente, poderiam ser um ótimo impulsionador de produtividade no Windows, especialmente para tarefas pequenas que podem consumir muito do seu tempo.

Após atualizar os PowerToys para o Windows XP, a Microsoft inexplicavelmente os abandonou no Windows Vista, Windows 7 e Windows 8/8.1. Somente em setembro de 2019, quatro anos após o lançamento do Windows 10, eles foram atualizados para o Windows 10 e, em seguida, para o Windows 11 quando foi lançado.

Hoje em dia, é difícil saber se devemos nos referir aos PowerToys no singular ou plural; em sua encarnação atual, PowerToys é um único aplicativo que contém muitas mini ferramentas úteis. O aplicativo PowerToys não vem instalado no Windows 11; no entanto, você pode baixá-lo gratuitamente. No momento em que escrevo, o PowerToys inclui quase duas dezenas de ferramentas e a Microsoft regularmente adiciona novas.

Neste artigo, não há espaço suficiente para explorar todas as ferramentas, mas vale a pena experimentar várias delas para ver se são úteis para você. Aqui estão as minhas cinco favoritas:

  • Image Resizer: Precisa redimensionar várias fotos ou imagens da mesma forma de uma só vez? Com esta ferramenta, basta selecionar as imagens, escolher como deseja redimensioná-las e clicar.
  • Always on Top: Fica frustrado quando está usando um aplicativo de produtividade como Word ou Excel, muda temporariamente o foco para outra janela e o aplicativo fica escondido? Não mais. Always on Top mantém seu aplicativo de produtividade à frente, mesmo quando você muda o foco.
  • Keyboard Manager: Atalhos de teclado estão entre os maiores impulsionadores de produtividade para fazer as coisas rapidamente. Se você acha que não há o suficiente deles no Windows 11, esta ferramenta permite que você remapeie o seu teclado e crie atalhos personalizados.
  • Paste as Plain Text: Não gosta quando copia texto da internet, de um aplicativo ou de outro lugar e ele traz toda a formatação junto? Esta ferramenta permite remover instantaneamente a formatação para colar o texto como texto simples.
  • Mouse Utilities: Domine o seu mouse com estas utilidades – você poderá fazer coisas como agitar o mouse para focar o ponteiro, desenhar miras centradas ao redor do ponteiro, fazer o ponteiro saltar para qualquer lugar na tela e muito mais.

6. Crie desktops virtuais

Normalmente, você usa o seu PC para muitos propósitos diferentes. Por exemplo, pode usar um conjunto de aplicativos para criar apresentações, outro para fazer vídeos e outro para pesquisar e escrever. Ou pode ter um conjunto de aplicativos que usa normalmente no escritório e outro conjunto um pouco diferente quando trabalha remotamente. E, vamos encarar, ocasionalmente você pode querer fazer algo não relacionado ao trabalho no seu PC. Portanto, você pode perder tempo procurando pelos aplicativos certos para cada situação.

Os desktops virtuais tornam mais fácil usar o seu PC para diferentes propósitos. Você pode criar vários desktops com diferentes aplicativos em execução em cada um deles para diferentes atividades, como um para trabalhar em casa, outro para trabalhar no escritório, outro para jogos, etc.

Veja também: Transformação digital, IA e o problema da produtividade

É simples de fazer. Clique no ícone de janelas sobrepostas à direita da caixa de pesquisa na barra de tarefas. Se você ainda não criou nenhum desktop virtual, a parte superior da tela mostrará todas as janelas abertas em seu desktop atual, e a parte inferior da tela exibirá “Desktop 1” (que é o seu desktop existente) e “Novo Desktop” com um sinal de adição abaixo. Para criar um novo desktop, clique no sinal de adição (+). Um novo desktop aparecerá, intitulado “Desktop 2”. Clique nele para torná-lo o seu desktop e configure-o da maneira que desejar.

Você pode continuar criando novos desktops dessa maneira. Para alternar entre eles, clique no ícone de janelas sobrepostas e selecione o que deseja usar. Você pode configurar cada desktop da maneira que quiser – por exemplo, colocando todos os ícones dos aplicativos relacionados ao escritório em um e todos os ícones dos aplicativos para trabalhar em casa em outro.

Para tornar mais fácil diferenciá-los, você pode renomear cada desktop. Basta clicar em seu nome (por exemplo, Desktop 1) e digitar o novo nome que deseja.

7. Organize seus aplicativos com os Snap Layouts

Existe outra maneira de manter todos os aplicativos relacionados a uma tarefa em um só lugar – usando o recurso Snap Layouts do Windows 11. Com ele, você pode agrupar suas janelas abertas em um dos seis layouts pré-construídos. Por exemplo, você pode ter dois aplicativos lado a lado, cada um ocupando metade da tela. Ou pode ter um aplicativo à esquerda e dois empilhados verticalmente à direita, ou ainda, quatro aplicativos em uma grade.

Para usar os Snap Layouts, primeiro abra os aplicativos que você deseja organizar em um layout. Em seguida, passe o mouse sobre o ícone de maximizar do aplicativo, localizado no canto superior direito da janela, entre os ícones de minimizar e fechar. Uma lista de opções de layout será exibida. Escolha o layout desejado e em qual posição você deseja que o aplicativo fique, e a janela do aplicativo será encaixada nessa posição.

Ao fazer isso, todos os seus outros aplicativos abertos serão exibidos dentro de uma nova janela. Clique em qualquer um desses aplicativos para preencher os espaços restantes no layout. O agrupamento é salvo como um Snap Group [Grupo de Encaixe], e você pode retornar a ele caso tenha aberto outros aplicativos ou minimizado alguma das janelas do grupo. Para retornar ao grupo, passe o mouse sobre o ícone da barra de tarefas de qualquer aplicativo no Snap Group. Você verá miniaturas de todos os aplicativos do grupo. Clique na miniatura para retornar ao grupo.

8. Use o menu secreto Iniciar

Escondidas nas profundezas do Windows 11, existem muitas ferramentas poderosas que podem torná-lo mais produtivo, como “Conexões de Rede” para visualizar e gerenciar suas conexões de internet; “Gerenciador de Dispositivos” para administrar seus dispositivos; “Terminal” (também chamado de Windows PowerShell), com ferramentas extremamente poderosas de linha de comando, especialmente para profissionais de TI; “Gerenciador de Tarefas” para ajudar a tornar seu PC mais eficiente; e muitas outras.

Isso é ótimo, mas a menos que você as use o tempo todo, é fácil esquecer que elas existem. E mesmo que você lembre que elas existem, muitas vezes não é fácil encontrá-las. Algumas estão enterradas profundamente no aplicativo Configurações. Outras requerem que você as inicie a partir de uma linha de comando. E ainda outras podem estar escondidas em um lugar onde você nunca as encontrará.

Existe um truque para acessá-las – use o que algumas pessoas chamam de menu Iniciar secreto. Para abri-lo, clique com o botão direito no ícone do Windows à esquerda da caixa de pesquisa ou pressione a tecla do Windows + X. Um menu será exibido com uma lista completa dessas ferramentas. Clique na ferramenta que deseja usar e comece a usá-la.

Dica bônus: Fique de olho no lançamento do Windows Copilot

A Microsoft tem desenvolvido capacidades de inteligência artificial generativa em toda a sua linha de produtos, incluindo o próprio Windows, com um recurso chamado Windows Copilot. Até o momento desta escrita, ele ainda não foi lançado para o público em geral, mas aqui está como a Microsoft descreveu o Windows Copilot em um post de blog anunciando o assistente:

“Ele torna cada usuário um usuário avançado, ajudando você a tomar ações, personalizar suas configurações e se conectar perfeitamente em seus aplicativos favoritos… Por exemplo, você pode não apenas copiar e colar, mas também pedir ao Windows Copilot para reescrever, resumir ou explicar seu conteúdo”.

Recentemente, a Microsoft disponibilizou uma versão de visualização antecipada do Windows Copilot para alguns membros do programa Windows Insider. No entanto, a empresa deixou claro que essa prévia se concentra apenas na interface do usuário do Copilot, disponível em um painel à direita da tela, e não nas funcionalidades que o Copilot terá eventualmente.

Ele pode se tornar um ótimo impulsionador de produtividade… ou talvez não. Fique atento aqui para mais detalhes quando ele for lançado.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

1 dia ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

1 dia ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

1 dia ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

1 dia ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

2 dias ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago