Notícias

Em campanha da Copa do Mundo Feminina, Pague Menos destaca viés machista da IA

Em campanha de marketing para promover a Copa do Mundo Feminina de 2023, a Pague Menos decidiu testar o conhecimento das Inteligências Artificiais Generativas sobre o futebol, ao mesmo tempo que buscava ver se a tecnologia apresentava viés machista da IA. A rede de farmácias é patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Futebol.

O filme da campanha destaca a conversa entre três dos chatbots de inteligência artificial mais conhecidos no Brasil, o ChatGPT, o Bard e o Bing. No vídeo é possível ver a Pague Menos questionando aos programas quem fez mais gols pela Seleção Brasileira de Futebol. A tentativa da pergunta era entender se essas tecnologias modernas são inclusivas quanto ao reconhecimento das conquistas das mulheres no esporte.

Os três chatbots responderam de maneira unânime que o maior artilheiro da Seleção Brasileira era Pelé com 95 gols, quando, na realidade, a resposta correta seria Marta com 119 gols. Diante dessa constatação, a empresa também questionou os chatbots sobre o motivo pelo qual as jogadoras não foram mencionadas inicialmente. O equívoco gera uma reflexão importante sobre a ausência das mulheres na narrativa histórica do futebol.

“O vídeo faz parte de uma campanha que visa não apenas patrocinar, mas também ampliar a visibilidade das histórias das mulheres no esporte, reforçando a relevância de valorizar e apoiar as atletas brasileiras, para assegurar que o brilho de suas conquistas jamais seja ofuscado. Além disso, a empresa assume um papel destacado ao fomentar a igualdade de oportunidades e promover uma sociedade mais inclusiva”, ressalta Flávia Drummond, diretora de Marketing, Growth e CX da Pague Menos e Extrafarma.

O vídeo em questão é parte da campanha #BoraComElas da Pague Menos, realizada em parceria com a agência Advance e pode ser visto no YouTube.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

9 horas ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

9 horas ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

10 horas ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

11 horas ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

11 horas ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

12 horas ago