Em campanha de marketing para promover a Copa do Mundo Feminina de 2023, a Pague Menos decidiu testar o conhecimento das Inteligências Artificiais Generativas sobre o futebol, ao mesmo tempo que buscava ver se a tecnologia apresentava viés machista da IA. A rede de farmácias é patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Futebol.
O filme da campanha destaca a conversa entre três dos chatbots de inteligência artificial mais conhecidos no Brasil, o ChatGPT, o Bard e o Bing. No vídeo é possível ver a Pague Menos questionando aos programas quem fez mais gols pela Seleção Brasileira de Futebol. A tentativa da pergunta era entender se essas tecnologias modernas são inclusivas quanto ao reconhecimento das conquistas das mulheres no esporte.
Os três chatbots responderam de maneira unânime que o maior artilheiro da Seleção Brasileira era Pelé com 95 gols, quando, na realidade, a resposta correta seria Marta com 119 gols. Diante dessa constatação, a empresa também questionou os chatbots sobre o motivo pelo qual as jogadoras não foram mencionadas inicialmente. O equívoco gera uma reflexão importante sobre a ausência das mulheres na narrativa histórica do futebol.
“O vídeo faz parte de uma campanha que visa não apenas patrocinar, mas também ampliar a visibilidade das histórias das mulheres no esporte, reforçando a relevância de valorizar e apoiar as atletas brasileiras, para assegurar que o brilho de suas conquistas jamais seja ofuscado. Além disso, a empresa assume um papel destacado ao fomentar a igualdade de oportunidades e promover uma sociedade mais inclusiva”, ressalta Flávia Drummond, diretora de Marketing, Growth e CX da Pague Menos e Extrafarma.
O vídeo em questão é parte da campanha #BoraComElas da Pague Menos, realizada em parceria com a agência Advance e pode ser visto no YouTube.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…
O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…
A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…
As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…
Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…
A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…