Em campanha da Copa do Mundo Feminina, Pague Menos destaca viés machista da IA
Em vídeo, empresa questiona ChatGPT, Bard e Bing para entender se tecnologias são inclusivas quanto ao reconhecimento das mulheres no esporte
Em campanha de marketing para promover a Copa do Mundo Feminina de 2023, a Pague Menos decidiu testar o conhecimento das Inteligências Artificiais Generativas sobre o futebol, ao mesmo tempo que buscava ver se a tecnologia apresentava viés machista da IA. A rede de farmácias é patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Futebol.
O filme da campanha destaca a conversa entre três dos chatbots de inteligência artificial mais conhecidos no Brasil, o ChatGPT, o Bard e o Bing. No vídeo é possível ver a Pague Menos questionando aos programas quem fez mais gols pela Seleção Brasileira de Futebol. A tentativa da pergunta era entender se essas tecnologias modernas são inclusivas quanto ao reconhecimento das conquistas das mulheres no esporte.
Os três chatbots responderam de maneira unânime que o maior artilheiro da Seleção Brasileira era Pelé com 95 gols, quando, na realidade, a resposta correta seria Marta com 119 gols. Diante dessa constatação, a empresa também questionou os chatbots sobre o motivo pelo qual as jogadoras não foram mencionadas inicialmente. O equívoco gera uma reflexão importante sobre a ausência das mulheres na narrativa histórica do futebol.
“O vídeo faz parte de uma campanha que visa não apenas patrocinar, mas também ampliar a visibilidade das histórias das mulheres no esporte, reforçando a relevância de valorizar e apoiar as atletas brasileiras, para assegurar que o brilho de suas conquistas jamais seja ofuscado. Além disso, a empresa assume um papel destacado ao fomentar a igualdade de oportunidades e promover uma sociedade mais inclusiva”, ressalta Flávia Drummond, diretora de Marketing, Growth e CX da Pague Menos e Extrafarma.
O vídeo em questão é parte da campanha #BoraComElas da Pague Menos, realizada em parceria com a agência Advance e pode ser visto no YouTube.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!